comunicaรงรฃo, podcast, psicologia
O meu fascรญnio pelas boas histรณrias รฉ lendรกrio,
E a minha curiosa de sobre a maneira como os escritores trabalham รฉ sempre grande.
Por isso vamos lรก mergulhar de cabeรงa na arte de criar estรณrias, escritas no papel.
Nessa fabulosa invenรงรฃo chamada livro.
Sempre quis saber como escrevem os autores os seus livros.
De onde nascem as ideias, como se criam personagens e se escorem as histรณrias.
Por isso convidei Patrรญcia Reis, jornalista e escritora, para nos levar numa viagem ao coraรงรฃo do seu universo criativo.
Ela partilha como constrรณi as suas histรณrias, como lรช os livros que a inspiram e aborda temas que vรฃo alรฉm da literatura, tocando questรตes sociais e culturais atuais.
Para Patrรญcia Reis, a escrita comeรงa sempre com as personagens. Elas nรฃo surgem apenas como ideias abstratas, mas como figuras completas โ com histรณrias, personalidades e uma necessidade urgente de serem contadas. ร a partir delas que os seus livros ganham forma. Num processo quase intuitivo, ela rejeita esquemas rรญgidos de narrativa, preferindo deixar as histรณrias fluรญrem naturalmente, numa descoberta constante. Por vezes, as personagens assumem tal autonomia que alteram completamente o rumo que ela inicialmente imaginava.
A leitura, por outro lado, รฉ descrita como um refรบgio, uma fonte de inspiraรงรฃo e, acima de tudo, uma experiรชncia transformadora. Patrรญcia acredita que cada livro tem um momento certo na vida do leitor que a sua interpretaรงรฃo muda com a idade e a experiรชncia. Alguns livros resgatam-nos em tempos difรญceis, outros desafiam-nos a ver o mundo de uma nova perspetiva. E hรก ainda os que nos deixam รณrfรฃos ao terminarem, tamanha รฉ a sua profundidade e impacto.
Para alรฉm da escrita e da leitura, falรกmos de temas sociais e culturais que atravessam os dias de hoje.
Patrรญcia Reis รฉ uma voz ativa na defesa do papel da mulher no mundo.
O feminismo, por exemplo, surge como uma luta por igualdade e justiรงa, longe de qualquer polarizaรงรฃo. Ela reflete sobre como as mulheres em posiรงรตes de poder enfrentam ataques especรญficos, como as crรญticas diretas e maldosas ao corpo das mulheres na espera pรบblica, e sobre a persistรชncia de desigualdades salariais e sociais.
As redes sociais tambรฉm entram na conversa como um espelho das dinรขmicas sociais atuais. Patrรญcia questiona o impacto que a polarizaรงรฃo e o discurso de รณdio tรชm sobre o diรกlogo e a construรงรฃo de pontes entre pessoas com opiniรตes diferentes. Para ela, a falta de espaรงo para conversas abertas e para a troca de ideias รฉ um dos maiores desafios da era digital.
Claro que falamos tambรฉm de jornalismo,
Sobre a importรขncia do jornalismo. Patrรญcia Reis defende que uma democracia saudรกvel depende de um jornalismo que aprofunde contextos, promova pensamento crรญtico e mantenha a sociedade informada. Aponta, no entanto, os desafios do setor, como a precariedade das redaรงรตes e a superficialidade de muitos conteรบdos na atualidade.
Este episรณdio รฉ uma oportunidade para explorar o poder transformador das palavras โ escritas e lidas.
A biografia dos escritores estรก sempre expressa nos livros que escrevem. Ao escolher os temas, ao imaginar uma histรณria os autores escolhem as armas com que nos vรฃo ora encantar, ora desassossegar.
Na pรกgina do Pergunta Simples estรก lรก a informaรงรฃo dos livros que Patrรญcia Reis escreveu atรฉ agora. Vale sempre a pena ler.
LER A TRANSCRIรรO DO EPISรDIO
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Estรกs confortรกvel com o jornalista escritor? O perfeito escritor รฉ absolutamente igual e igual. Absolutamente. Olha, tu estรก desligado. Estรก tranquilo assim. Provavelmente porque รฉ sรณ porque os momentos chatos dos telefones tรชm. Tem essa coisa tremenda de zurrar, quando nรฃo, quando nรฃo devem fazer aquela palminha para vos irritar, aquietar a malta, para irritar a malta, para evitar a malta do do som, que รฉ o que acontece habitualmente aqui รฉ que รฉ que a malta viva.
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Patrรญcia Reis, Jornalista, escritora. Hoje chega aรญ uma carga de trabalho. Antes de mais nada, isto รฉ uma escritora. Boa pergunta. Nรฃo sei se tem dias, tem dias. Eu sinto me sempre uma aprendiz de feiticeiro. Na verdade, para ser sincera, รฉ como eu gosto de muitas coisas. Eu gosto de fazer muitas coisas e gosto de coisas muito diferentes. Portanto, na verdade, eu nรฃo sou sรณ jornalista escritora, porque eu faรงo ediรงรฃo, porque eu faรงo produรงรฃo de exposiรงรตes, que eu faรงo curadoria, porque eu faรงo, eu faรงo coisas, eu gosto, fazer coisas.
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Pronto, vamos pรดr assim. E nรฃo รฉ uma coisa que seja predominante. Nรฃo estรกs no tribunal e dizes. Patrรญcia Reis declara se desde jรก como รฉ que no tribunal pergunta nos Nรฃo รฉ? Quem รฉ que รฉ? Qual รฉ sua profissรฃo? Eu tenho muita dificuldade em responder a isso, mas claro que sim. Eu digo sempre que sou jornalista. Tenho carteira profissional de jornalista, sou jornalista, uma maneira de olhar para o mundo.
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E claro que tambรฉm sou escritora e outra maneira de olhar para o mundo. Vamos falar do olhar para o mundo. Vamos falar tambรฉm das tuas escritas, daquilo que tu, daquilo que tu escreves. Como รฉ que se escreve um livro quando? Isso nรฃo รฉ charme de escritor, Nรฃo รฉ que estรก tรฃo difรญcil expressar o seu charme. Isto รฉ muito doloroso.
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Hรก livros mais dolorosos do que do que outros. Eu acabei de escrever um romance que diverti me imenso, divertiu. Pela primeira vez posso dizer aquela coisa de diverti me a Ufa! Como รฉ que se chama? Nรฃo sei.
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Mas o tรญtulo no fim e os tรญtulos รฉ sempre um drama para mim. Entรฃo mas porquรช? Porque tens muitos. Porque รฉ difรญcil, Porque รฉ difรญcil encontrar um bandido. ร muito difรญcil encontrar onde รฉ o autor que tem que fazer o tรญtulo. O editor pode dar a imagem, o editor pode dar uma ajuda, mas neste momento o livro estรก sรณ comigo.
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Portanto รฉ sรณ meu. Neste momento, conta me como รฉ que รฉ a mecรขnica. Tu tens as ideias sem das รกrvores ou das ideias nascendo. Josรฉ Eduardo Agualusa diz que sonhou os livros, que รฉ uma coisa que eu acho muito bonita. Sortudo? Sortudo mesmo. Sonha. Acorda de manhรฃ. Onde รฉ que estava o papel? Onde รฉ que estรก a minha caneta?
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Vamos lรก. Imagino que nรฃo seja bem assim, mas acho bonito. Lรก estรก o charme. Foi um livro bom, ร um homem charmoso, รฉ um facto, mas eu percebo que tambรฉm assume uma dimensรฃo quase transcendental na forma como os livros chegam. E รฉ lendo os livros dele, eu atรฉ tendo a acreditar que ele de facto, de alguma maneira sonhou os livros.
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Mas lรก estรก, eu nรฃo sonho. Geralmente รฉ uma personagem que me surge. Ele surge com corpo e roupa e tudo. Se for esta personagem, esta personagem tem uma histรณria para contar e geralmente nunca saiu. O fim daquilo que estou a escrever รฉ dificรญlimo para mim fazer aquelas estruturas ร americana. Vamos fazer uma narrativa, estruturas, narrativa, introduรงรตes e agora o herรณi รฉ o anti-herรณi.
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E agora o conflito รฉ agora. Essas coisas para mim sรฃo todas uma grande treta. Funcionaram, mas nรฃo dรก jeito ter de ter mais cuidado. Mas a mim nรฃo me dรก jeito nenhum buscar essas pessoas que certamente senรฃo as pessoas nรฃo fariam. E tu tem um personagem e aparece ali uma pessoa e depois faรงo o que faรงo, depois sento me, escrevo, ponto, ponto, interrogaรงรฃo.
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O personagem geralmente รฉ porque tem uma histรณria para contar. Os livros mandam muito em nรณs, mais do que nรณs mandamos nos livros e nas personagens. As personagens tรชm vida prรณpria. Eu sei que isto pode parecer uma coisa um bocadinho estranha, mas รฉ verdade que hรก ali um momento em que a personagem, a histรณria, vai para onde quer, Nรฃo รฉ para onde eu quero.
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Experimento quando eu dou um exemplo, eu escrevi um livro hรก uns anos, de que gosto particularmente chamado No Silรชncio de Deus. E hรก uma personagem que รฉ o Manuel Guerra, que รฉ um velhote escritor que traz ganho, traga. Ganhava um prรฉmio muito, muito grande, um Nobel da vida e que tem um cancro e vai morrer. Mais tarde. Instala se no bairro das prostitutas e eu ia matรก lo.
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Eu tinha. Sabia exatamente o que queria, contar isso e ia matar aula. Ele ia morrer. Mas depois apaixonei me por ele. Acho que ainda hoje estou um bocadinho apaixonada por ele. E ele conseguiu matar. Subverteu de alguma forma e exigiu de mim outra coisa. E tu? Quando foi tรฃo difรญcil matar um personagem? Entรฃo nรฃo รฉ isso que os escritores fazem habitualmente?
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Quer dizer, matar personagens que se alguns atรฉ aquilo que eu tenho a certeza de que cada vez que aparece nunca pintou um personagem, porque eu gosto mesmo, mesmo, mesmo muito, รฉ para morrer de escritor. A escrita estรก a fazer isso deliberadamente. Nรฃo sair nรฃo quer dizer nรฃo matar muitos personagens ao longo da minha, da minha escrita e dos meus livros, confesso.
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E como รฉ que se ouvem os personagens? Porque se interessam? Como รฉ que se ouvem? Como รฉ que se ouve entรฃo tu ouvires as crianรงas que estรฃo a pedir para ir comprar gelados ou rebuรงados ou bombons puxando pela manga na tua cabeรงa? Para mim รฉ um processo muito mental de coleรงรฃo de ideias e sรณ depois รฉ que me sento a escrever.
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E sem correr o risco de repetir, nรฃo acreditando, eu em estruturas, acredito muito que a forma como eu vou organizando as coisas na minha cabeรงa depois terรก uma estrutura por si. Mas lรก estรก, mas tu beneficia de um treino. Primeiro, o primeiro romance que tu escreveste obedeceu tambรฉm a essa mesma mรฉtrica. Tu teres uma ideia, uma epifania e depois comeรงar a escrever o primeiro livro que eu escrevi chama se Cruz das Almas e eu vai 12 anos para publicar e escrevi numa mรกquina de escrever no Brasil, quando havia um surto de cรณlera e nรฃo se podia sair do hotel.
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E depois perdi as pรกginas, depois recuperei as pรกginas, depois passei para dentro de uma disquete. Havia disquetes, na altura em resina e depois a disquete. ร todo um processo e toda, toda uma histรณria. E o que me apareceu foi uma personagem. E tu pensas sempre a mesma coisa, รฉ sempre aquela e รฉ sempre esse o mote. ร aparecer aquela, aquela pessoa, homem ou mulher pouco importa.
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Geralmente รฉ muito curioso, mas geralmente os meus personagens sรฃo homens. Nรฃo sei o que รฉ que se diz de mim enquanto feminista, mas sรฃo. Nรฃo รฉ que nรฃo tenha mulheres nos meus livros, mas personagens, enfim. Pois รฉ isso ร mais fรกcil escrever pensando como um homem do que uma mulher nesse dia. E essa รฉ grande. Essa รฉ a grande maravilha de um mundo escritor.
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ร que podes pensar como tu quiseres. Podes pensar como um homem velho que estรก de cancro, podes pensar como uma mulher. Que se pรตe em causa a sua sexualidade e pensa em fazer um processo de transiรงรฃo. Gรฉnero podes pensar como uma crianรงa que estรก em vias de ser adoptada e nรฃo quer ser adoptada. Podes pensar como tu quiseres.
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Essa รฉ a grande coisa da ficรงรฃo. A imaginaรงรฃo รฉ a possibilidade de tu seres muitos nรฃo e nรฃo seres apenas tu, Mas seja muito e vem tudo da imaginaรงรฃo. Ou tu vais buscar coisas que eu acho que nรณs somos todos uns larรกpios da realidade. Atenรงรฃo, andamos sempre a roubar ali o pedacinho da cena de outro lado, sempre a roubar um bocadinho daqui, um bocadinho dali.
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Os meus filhos ร s vezes dizem e pronto. E abri o livro da minha mรฃe. Lรก estava o nรฃo sei o quรช que eu reconheci imediatamente. E tudo รฉ uma salada russa entre a imaginaรงรฃo, aquilo que vamos observando, as histรณrias que nos vรฃo, que nos vรฃo, nรฃo รฉ um decalque da realidade. Isso nunca funcionarรก. Na minha opiniรฃo, a grande literatura nรฃo รฉ um total de sete Na biografia isso รฉ diferente.
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Nรฃo รฉ literatura, รฉ um gรฉnero ainda. Eu atรฉ diria que รฉ um gรฉnero jornalรญstico, mais do que literatura, mais do que tradutora. Mas tu fazes assim uma mistura de vรกrias coisas e tu e tu contas uma histรณria que, por exemplo, eu tenho uma personagem que hรก sempre uma personagem nos meus livros, tem um sorriso torto. Ela pergunta porquรช?
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Sei lรก tu quando eu escrevo e o que รฉ que a pessoa tem um sorriso torto e depois tu interroga te porque รฉ que eu nรฃo me interrogo nada? Eu pergunto. Sรณ estou a dizer que se for ler, sei lรก, o Arturo Perez Reverte, por exemplo, encontrarรกs sempre o xadrez e encontrarรกs sempre humanos, porque hรก pequenas coisas que sรฃo nossas que estรฃo ali.
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O Vergรญlio Ferreira tem uma frase que eu gosto particularmente, que รฉ um romance. ร um biombo atrรกs do qual a gente se despe. E isto, essa de uma coisa, essa maravilhosa, รฉ o Vergรญlio Ferreira. O que estรก aqui nรฃo รฉ esse seu ponto. Quer dizer, porque estรกvamos juntos antes de comeรงamos a gravar, falar da psicanรกlise, de ir para o divรฃ de alguma maneira, รฉ uma forma de expiaรงรฃo dos nossos pecados e desejos mais inconfessรกveis.
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Eu acho que sรฃo, enfim, essa luz que รฉ este monstro da literatura. E digo no presente porque continua a ser um grande monstro da literatura. Dizia que que se escrevia, que se deveria escrever para incomodar e eu concordo com ela. Eu acho que nรณs devemos escrever para incomodar, para nos incomodarmos a nรณs prรณprios enquanto surdos e para incomodar o outro.
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Nรฃo รฉ sรณ pela histรณria e nรฃo sรณ pela histรณria, porque o tรณpico รฉ para aquilo que tu proporcionas e promove este pensamento sobre qualquer assunto. A E isso รฉ uma coisa na qual eu acredito, entรฃo nรฃo faz muito bem o que tu queres dizer. Eu vou escrever um livro. Hรก pessoas que acham que รฉ assim eu vou escrever um livro.
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Hoje em dia esse gato cรฃo, o rato piriquito, escreve livros e eu vou รฉ dar estatuto. As pessoas ainda acham que รฉ verdade, estatuto que รฉ uma tanga, que ninguรฉm vive dos livros, que os livros nรฃo dรฃo dinheiro, nรฃo ganha dinheiro, mas dรก estatuto. Depende. ร uma coisa de intelectual que รฉ um Nรฃo sei se รฉ um intelectual.
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Sei que hoje em dia nรฃo, nรฃo saiu. Acho que para mim, escrever รฉ uma necessidade. Ponto. Desde pequenina, em vez rebentas. Se nรฃo escrever, nรฃo entendo e nรฃo entendo. O mundo รฉ muito mais bรกsico do que isso. Nรฃo rebenta coisa nenhuma. Continuo a viver como as outras pessoas sรฃo. Os รณculos sรฃo uma lente para uma lente? Sรฃo. Sรฃo uma forma de observar o mundo.
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Claro, isso รฉ uma forma de me incomodar e de incomodar os outros com as questรตes. Quando tu sentes e dizes vou escrever um livro, nรฃo รฉ assim. O que eu tenho para dizer comeรงa por aรญ. Claro que eu tenho que dizer o que รฉ que me perturba. ร isso o que รฉ que. Qual รฉ a reflexรฃo que eu quero fazer neste momento?
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Essa รฉ uma relaรงรฃo com a verdade. Lรก estรก o que me incomoda. Se eu vou falar sobre a verdade, tenho que me implicar, Tenho que dizer ali eu nรฃo gosto daquilo. Ou gosto tudo ou nรฃo, ou nรฃo. Uma neutralidade nรฃo depende dos assuntos. Tu รฉs uma ativista social? Claro que sim. ร uma feminista. Fazes fazer barulho, faz muito barulho.
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Nรฃo faรงo muito barulho, sou bastante contida e pior que eu, pior. E isso รฉ bom para a causa. Jรก agora, o que รฉ ser humano? Ser o que? Uma ativista barulhenta, barulhenta? Eu acho que tu nรฃo tens outro remรฉdio ou afasta militantes, ou afasta ou afasta os neutros. Nรฃo sei se eu faรงo. Eu acho que as pessoas. Hรก muita gente que acha que as feministas sรฃo umas chatas porque.
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Mas depois tu tens uma conversa razoรกvel. Vamos explorar isso porque por que serรก que hรก essa perceรงรฃo? Porque a maioria das pessoas tem uma conceรงรฃo errada sobre aquilo que รฉ o feminismo. E o feminismo nรฃo รฉ uma coisa para diminuir os homens, nรฃo รฉ uma coisa para que nรณs, cรฃes, รฉ apenas e exclusivamente isto รฉ uma causa que advoga a igualdade e a paridade entre os sexos e ponto.
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E onde nada รฉ sรณ isto รฉ onde รฉ que estรก o incรชndio da polaridade nesta conversa. Mas isto รฉ por que este tema รฉ o tema. Nรฃo em si. ร uma questรฃo de poder. Os homens nรฃo querem largar o seu poder e os seus privilรฉgios. As mulheres hoje em dia em continuam sem poder confiar nos homens. ร simples porque os homens continuam a matar as mulheres, porque os homens continuam a rebaixar as mulheres?
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Porque a candidata do Partido Socialista ร Cรขmara de Lisboa aparece e a primeira coisa que fazem รฉ body shaming. A Alexandra Leitรฃo nรฃo faria um homem. Ninguรฉm discute a ideia, ninguรฉm discute quem รฉ, quem discute o percurso, ninguรฉm discute, nรฃo. O que interessa mesmo รฉ a facilidade da agressรฃo e a facilidade da agressรฃo ร s mulheres. ร mais fรกcil.
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Sempre foi mais fรกcil, embora nรณs estamos a falar da polรญtica e eu conheรงo alguns casos. Nรฃo vou citar nenhum em particular de polรญticos homens que sรฃo tambรฉm gozados pela pelo seu aspeto fรญsico, mas รฉ mais raro pelo seu tamanho, mas รฉ mais raro, mas sim certa dizer que o Carlos Moedas รฉ baixinho porque รฉ disso que tu estรกs a falar, ou que tem uma voz, ou que tem uma voz colocada e nรฃo รฉ uma voz colocada.
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Ricardo Araรบjo Pereira passa a vida a gozar com o cu com o Hรฉlio dos Balรตes. Portanto, รฉ vรก lรก que o Carlos Moedas tem estrutura para aguentar isso com sentido de humor, nรฃo รฉ? Mas nรฃo deixa de ser o mesmo, o mesmo sintoma. Nรฃo รฉ? Quer dizer, รฉ um ataque direto, certo? Mas acontece muito menos do que acontece aos miรบdos.
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Estatisticamente, se quiseres, acontece muito menos do que acontece. Aliรกs, como estatisticamente estรก mais que provado que nรณs vamos precisar de 136 anos para chegar ร paridade salarial a fazer as mesmas funรงรตes Estatรญstica รฉ chato, incomoda, mas รฉ um facto. E para. A grande figura de 2024 para mim รฉ a Giselle.
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A mulher que foi, a mulher que foi violentada, violada, enganada, manipulada durante tanto tempo por tantos homens. O que รฉ que aconteceu para as pessoas que porventura distraรญdas e nรฃo o que aconteceu foi ter um marido, Foi ter um A senhora tinha um marido de longa data que a drogava e depois convidava outros homens para virem violar a mulher.
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Isto basicamente foi o que aconteceu a Tu nรฃo ouves uma histรณria destas com um homem? E mais te digo que esta senhora tem todo o meu orgulho e compaixรฃo pela forma como lidou com isto, porque ela nรฃo, nรฃo se enfiou na vergonha, nรฃo se enfiou na culpa, nรฃo duvidou dela prรณpria e assumiu se uma mulher completamente destruรญda por esta situaรงรฃo.
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Mas dizendo A vergonha tem que mudar de sรญtio. Nรฃo sou eu que tenho que ficar envergonhada. E deu a cara e deu a cara. Porventura se uma situaรงรฃo destas acontecesse com uma mรฃe, nรฃo sรณ nรฃo daria a cara como nรฃo faria as pรกginas de jornais que fez. Neste caso, porque os homens iriam esconder que รฉ uma questรฃo de poder.
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Hรก coisas que os homens nรฃo acontecem e acontecem. Claro que acontecem. ร evidente que tu tens estudos que te provam que as agressรตes sexuais aos meninos e aos rapazes e aos homens existem. Elas existem estatisticamente. No nรบmero menos, enfim, menos, menos nรบmero menor. Mas elas existem, estรฃo lรก, mas lรก estรก. Mas isso tem a ver com poder, tem a ver com tabu, tem a ver com tudo.
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Tem nรฃo querer discutir. Tu nรฃo falas sobre as agressรตes sexuais aos rapazes e aos homens com tanta facilidade como falas das mulheres, Porque? Porque hรก muito preconceito ainda e hรก muita vergonha e hรก muito silencio ร volta das coisas. O que acontece com o movimento feminista รฉ precisamente encontrar um lugar em que se possa dizer as coisas como elas sรฃo, porque nem estamos a falar da questรฃo dos salรกrios.
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Que รฉ que รฉ curioso? Porque quando? Quando nรณs lemos, aรญ quando nomeadamente do Estado, supostamente somos todos iguais, trabalho igual, salรกrio igual, pois tambรฉm. Nรฃo, nรฃo acontece, nรฃo acontece. E nรณs sabemos que nรฃo acontece, nรฃo acontece. As minhas portuguesas sรฃo das minhas que mais trabalham na Europa. Sabias disto porque sรฃo aquelas que tรชm, na sua maioria, as minhas portuguesas.
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Tรชm a seu cargo os filhos, os mais velhos, a casa, alรฉm do trabalho, estรฃo a pagar a factura de serem as cuidadoras, a pagar a factura, de serem as cuidadoras e estรฃo a pagar a fatura, de nรฃo existir um registo de paridade e a razรฃo pela qual o feminismo faz sentido enquanto causa quer dizer atenรงรฃo, o ser feminista nรฃo รฉ uma coisa das mulheres.
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Eu conheรงo muitos homens feministas e ainda bem. Ainda bem que eles existem, porque esta luta e esse caminho nรฃo se faz sem os homens. Ninguรฉm quer excluir os homens desta equaรงรฃo e, portanto, voltamos a tal polarizaรงรฃo. A polarizaรงรฃo pode estar, enfim, a nรฃo ser tรฃo favorรกvel ร causa. Ou devo perguntar de outra maneira a polarizaรงรฃo รฉ boa ou mรก para a causa?
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ร necessรกria ou estรก? Se nรฃo percebo esta tua pergunta, o que รฉ que tu entendes por polarizaรงรฃo? Isto รฉ quase uma discussรฃo Benfica-Sporting, nรฃo รฉ? Quer dizer, tu estรกs a colocar a coisa numa รณtica que รฉ a รณtica dos direitos humanos e da mais elementar justiรงa, que faz todo o sentido, que รฉ o que รฉ o feminismo. Todavia, a discussรฃo pรบblica nem sempre tem esse padrรฃo.
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Quer dizer, quando o tema aparece รฉ tu estavas a dizer Bom, isso รฉ uma questรฃo de poder. Quem? Quem tem o poder, eu diria. Mas no entendimento de ser homem ou mulher, quem tenha o poder nรฃo quer, nรฃo quer perder o todo, nรฃo รฉ. Portanto รฉ isso รฉ que se chama poder. Hรก mulheres de poder, certo? Hรก poucas, mas hรก.
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E ainda bem. E como รฉ que se comportam essas mulheres? Essas mulheres comportam se o melhor possรญvel, como รฉ รณbvio. E depois, quando estรฃo no poder e querem fazer o seu caminho, sรฃo sujeitas a shaming. Tal e qual como eu referi hรก pouco em relaรงรฃo ร Sandra Leitรฃo, do Partido Socialista, e a sua candidatura ร eventual candidatura ร Cรขmara Municipal de Lisboa.
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Ou o vestido da Assunรงรฃo Cristas que levantou tanta polรฉmica porque tinha que vir e por acaso atรฉ era de uma estilista do Porto que eu gosto bastante de chamar e portanto tambรฉm era uma maneira de louvar o design portuguรชs cรก para fora. Mas sobre isso ninguรฉm, ninguรฉm quis saber ou interesse. Isabel Moreira, tambรฉm do Partido Socialista, Assunรงรฃo Cristas, do CDS, porque apareceu em biquรญni ou caramba, nรณs vimos os mamilos do Marcelo Rebelo de Sousa todas as semanas, quase na praia.
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Claro, Ou onde? Onde ele quiser. Mas vimos entรฃo e agora vimos uma mulher em biquรญni. ร um problema apresentar um duplo padrรฃo. Pelo menos se tivรฉssemos uma mulher presidenciรกvel, tรญnhamos essa grande alegria. Nรฃo tรญnhamos que gramar com olha para o que tinha esta menina. Numa outra conversa anterior com um amigo, estรกvamos a falar da. Agora nรณs devemos ser o paรญs do mundo com mais canais de notรญcias do planeta.
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Mas hรก uma coisa boa que estรก a acontecer, que รฉ o nรบmero de votos. Infelizmente cresce na รกrea da polรญtica. Provavelmente o desejo de nรฃo aparecer. Jรก nos esquecemos da pandemia de aparecerem muitas mulheres comentadoras, felizmente jovens e do e do ร do que estรก a acontecer nas redes sociais, nos facebooks desta vida, das pessoas ficarem a comentar nรฃo as ideias, o que estรฃo a defender, o que estรฃo a reflectir em termos polรญticas.
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Mas nรฃo estรก a falar sobre o sobre o corpo, sobre o Instagram delas, sobre a maneira como elas vivem na sua vida real. E nรฃo, nรฃo, nรฃo no universo da polรญtica. Lรก estรก, mais uma vez o duplo padrรฃo. Nรฃo sei se รฉ um duplo padrรฃo. Eu acho que hoje as pessoas utilizam as redes sociais para dar a ideia de que a vida delas รฉ assim, assado, cozido, frito, ao refogado.
00:20:11:19 – 00:20:36:08
ร um markting, รฉ uma selfie, รฉ uma propaganda, ร sรณ fumar quem nรฃo tem mal nenhum. Hรก pessoas que usam sรณ as redes sociais para promover o seu trabalho e tambรฉm estรก lรก. E hรก pessoas que usam as redes sociais para mostrar as praias onde andam. E tambรฉm estรก bem. Estรก tudo bem, eu precisa, estรก tudo bem. O problema das redes sociais รฉ que vieram permitir comentรกrios atrozes de uma violรชncia extrema.
00:20:36:10 – 00:21:00:04
E isto nรฃo tem consequรชncias. Hรก uma impunidade e hoje fala se muito liberdade de expressรฃo. Mas eu acho que a liberdade de expressรฃo tem que ter o mรญnimo da dignidade. Tem que pelo menos obedecer ร dignidade. Essa linha, essa linha, tu pode nรฃo gostar da pessoa porque ela ideologicamente, por exemplo, รฉ contrรกria ร s tuas ideias, mas nรฃo quer dizer que nรฃo consigas conversar com ela.
00:21:00:06 – 00:21:20:11
O problema รฉ que hoje estamos num mundo que รฉ assim ou estรกs comigo ou estรกs contra mim, tal e qual. E eu nรฃo estou disposta a debater contigo. Ora, com tu nรฃo debates, nรฃo hรก promoรงรฃo de pensamento, nรฃo hรก promoรงรฃo de pensamento. As ideias nรฃo evoluem. Eu posso discordar de tu podes ser do Benfica por hipรณtese. Nรฃo sei se no topo do mundo, Por Cristo, tu รฉs do Porto, sou do universo.
00:21:20:13 – 00:21:46:10
Nรฃo temos conversa. O Belenenses tambรฉm รฉ uma casa. ร uma escolha muito segura, claro. ร uma escolha de quem nรฃo gosta de futebol, porque assim nรฃo tem conversas com ninguรฉm. ร uma estratรฉgia minha, Eu gosto pelo menos pronto. E eu gosto muito da cidade do Porto, mas nรฃo gosto de futebol. Portanto, jรก temos aqui uma equipa pronta. A verdade nรฃo quer dizer que nรฃo possamos conversar e hoje as pessoas nรฃo estรฃo dispostas a conversar, estรฃo dispostas a atacar pontos dispostas a crรญtica.
00:21:46:10 – 00:22:18:04
ร tudo muito fรกcil e muito portuguรชs e isto porventura serรก muito da condiรงรฃo humana. E acabou. E nรฃo hรก nada a fazer que nรณs alcanรงamos ou criticamos e julgamos com uma facilidade medonha. Nรณs nรฃo sabemos da missa a metade e jรก estamos a julgar qualquer pessoa e a pandemia veio agudizar este este sentimento de ah, olha, vou te dizer, eu acho que para mim รฉ uma coisa muito terrรญvel, que รฉ o outro, o outro com possibilidade de agente de morte.
00:22:18:06 – 00:22:40:05
Eu nรฃo vou buscar aquela pessoa porque ela pode trazer um vรญrus. Tu รฉs uma ameaรงa para mim, No fundo, uma ameaรงa com asma, hipocondria. Sei como รฉ essa hipocondria social manteve se ao longo destes anos pรณs pรณs pandemia, salvo seja, porque eu acho que a pandemia veio para ficar de alguma forma, que as pessoas estรฃo mais individualista, estรฃo mais egoรญstas.
00:22:40:05 – 00:23:04:24
Lembras te no inรญcio, quando fazรญamos isto? Agora vamos todos ficar. Nรณs vamos todos valorizar o humanismo, Vamos todos estar sem solidariedade e compaixรฃo pelo outro. Estรก em guerra. Nรณs somos uma tanga. Nรฃo foi assim que aconteceu. Nรฃo รฉ assim que acontece. As redes sociais sรฃo um espelho disso mesmo. Portanto, tu estรกs comigo, estรกs contra mim. ร simples. ร esta รฉ a realidade.
00:23:05:01 – 00:23:32:11
ร muito limitativa e ao mesmo tempo รฉ muito. ร muito simpรกtica, digamos assim. Para certos movimentos que te querem na carneirada. Claro que quanto menos tu pensares, melhor. Eu notei que dois ou trรชs lamirรฉ trabalha aqui para os pontos excelentes dos jornais, das televisรตes e das rรกdios. Diga aqui com uma frase e tal e que eu fique. Estรก bom e vou ao encontro dos receios das pessoas.
00:23:32:13 – 00:24:00:11
Crise econรณmica implica receio. As pessoas tรชm receio, sustรชm o medo. O medo limita se. O medo nรฃo รฉ criativo. Se tu tiveres medo, nรฃo รฉs uma pessoa criativa. Hรก uma espรฉcie de uma espรฉcie de cultura narrativa do medo, claro. Fala do medo de fala subrepticiamente. O medo nรฃo fala, evidentemente, do medo, mas fala Quando nรณs atacamos os imigrantes e o e o .
00:24:00:13 – 00:24:18:01
Mas depois dou te um exemplo prรกtico Ai, eu nรฃo gostava nada do meu vizinho porque รฉ indiano, mas tive um incรชndio cรก em casa. Eu fui a primeira pessoa que me veio ajudar e agora somos grandes amigos, mas deixou de ser o . Mas e aquilo? Eventualmente mas deixou de ser o para ser aquela pessoa que foi ajudar?
00:24:18:03 – 00:24:45:01
Isso รฉ uma perspetiva francamente utilitรกria? Com certeza. Com certeza esse รฉ o problema tambรฉm nรฃo รฉ sรณ que os imigrantes neste paรญs estรฃo cรก e ainda bem que estรฃo. E venham mais, se for caso disso. Estรฃo cรก para ter uma vida melhor. Estรฃo cรก e pagam impostos, estรฃo cรก e contribuem para a sociedade e fazem trabalhos que a maioria da malta que se diz portuguesa, seja lรก isso o que for, nรฃo faz, nรฃo quer fazer, nรฃo faz e nรฃo quer fazer.
00:24:45:03 – 00:25:14:24
Portanto, esta discussรฃo de o outro como agente possรญvel de Dufour de violรชncia de Dufour, nรฃo รฉ. ร pelo medo e pelo desconhecimento. ร o medo e o desconhecimento. Alimentam se porque tu nรฃo vรชs nas televisรตes e nรฃo vรชs nas rรกdios. Estamos a falar de imigraรงรฃo. Tu nรฃo vรชs nas televisรตes e nas rรกdios ou raramente vรชs. Vamos lรก incorporar entรฃo as nossas comunidades de imigrantes e trazer esta malta para a conversa.
00:25:15:01 – 00:25:41:03
Tu fazes discursos sobre racismo na televisรฃo com cinco brancos, Percebes o que eu quero dizer e ninguรฉm pensou nisto. De repente estou no ar. Sรฃo cinco, sรฃo todos caucasianos e tal. Foi o racismo e o racismo. Epa, francamente, Tenham lรก paciรชncia. Ninguรฉm quer que haja diรกlogo, ninguรฉm quer construir pontes, quer tudo. Estar no seu condomรญnio fechado, viver com arame farpado.
00:25:41:05 – 00:26:01:17
E isto รฉ o pior que pode acontecer ao mundo. Olha, mas em princรญpio nรณs somos uma civilizaรงรฃo gregรกria. Nรณs vivemos uns com os outros, Nรณs precisamos de estar uns com os outros. Nรณs queremos estar quando quer dizer que somos uns animais sociais? Em princรญpio, sim, nรฃo รฉ em princรญpio. Por isso รฉ que vamos, pois neste momento, o que tu tens sรฃo sรฃo os guetos vizinhos, nรฃo รฉ a tua.
00:26:01:17 – 00:26:13:21
Agora eu pertenรงo a esta bolha. Tu pertenรงa aquela bolha. Tu รฉs daquela tribo ou outra da outra tribo. ร isto que eu te estou a dizer. Tu estรกs num condomรญnio fechado, nรฃo estejas no condomรญnio fechado.
00:26:13:23 – 00:26:35:03
Nรฃo te traz nada de bom fecharmos aqui. Como รฉ que a gente parte esse, esse muro, esse arame farpado? Eu sรณ posso dizer te aquilo que eu faรงo, que eu faรงo รฉ falar sobre isto. As pessoas querem falar sobre coisas que nรฃo tem importรขncia nenhuma e eu quero falar sobre isto. Quero falar sobre como รฉ que nรณs estamos a viver a nossa democracia.
00:26:35:03 – 00:26:57:06
Quero falar sobre o futuro dos nossos polรญticos, como รฉ que nรณs encaramos, porque รฉ que nรณs encaramos os nossos polรญticos sempre com sentido de mediocridade e com uma de descrรฉdito que sim, eles sรฃo todos eles juntos, eles, aquela entidade anรณnima, Eles ou eles somos nรณs e o eles somos nรณs, porque o Estado somos nรณs. Portanto, o que eu faรงo na minha bolha รฉ tentar abrir a bolha o mais possรญvel.
00:26:57:06 – 00:27:21:13
ร falar com o maior nรบmero de pessoas, tentar nรฃo ter preconceito, tentar estar disponรญvel para o diรกlogo. Se tens que estar disponรญvel. Se nรฃo estivesse disponรญvel. Olha, รฉ impressรฃo minha ou cada vez รฉ mais difรญcil e menos bem visto? A arte de fazer perguntas, claro, porque รฉ perigosรญssimo tambรฉm. Cada vez รฉ mais difรญcil fazer jornalismo digno desse nome.
00:27:21:15 – 00:27:57:17
Porque รฉ difรญcil. Ninguรฉm quer, ninguรฉm quer. As redacรงรตes estรฃo como sรฃo bรกsicas as redacรงรตes que tรชm pessoas com nรญvel salarial, uma precariedade inacreditรกvel, porque os tรชm e passam recibo e amanhรฃ nรฃo tรชm. Nรฃo tem contrato, nรฃo tem perspetiva de futuro. Interessante. Sรฃo 3500 criaturas de cursos de comunicaรงรฃo social e de jornalismo por ano das faculdades que, coitadas, precisam fazer estรกgio de aprender, de ter a sua tarimba, chamemos lhe assim, e que sรฃo tratadas como carne para canhรฃo e pronto.
00:27:57:21 – 00:28:20:09
E nรณs nรฃo estamos a falar sobre isto, sucinto. E nรฃo estamos. E o jornalismo, como polรญtica, รฉ essencial para a democracia, รฉ essencial. Tu nรฃo tens uma democracia sem jornalismo, nรฃo รฉ? Nรฃo tens porque รฉ preciso escrutinar. ร preciso perguntar o que รฉ, porque รฉ preciso sempre perguntar, porque รฉ preciso sempre ir atrรกs. Porque รฉ preciso sempre ver o outro lado, ter o contraditรณrio.
00:28:20:09 – 00:28:44:10
O jornalismo รฉ isto. Eu vou vos contar esta histรณria que se passou com a senhora A. Mas com a senhora B. Passou se outra coisa. Percebe se e se irrita. Ela estรก irritada. Isso nรฃo รฉ conveniente para quem nรฃo quer que tu pensas. Que chatice! Estรก aqui esta pessoa aqui a fazer estas perguntas. Quem รฉs tu quando? Quando eu consigo pensar, consigo decidir e consigo pensar.
00:28:44:10 – 00:29:10:17
As pessoas precisam de pensar e para pensarem, precisam de bom jornalismo. E vou dizer uma coisa que รฉ um crime lesa majestade รฉ esquisito. Enfim, crucificam, mas paciรชncia. Precisam de jornalismo escrito, porque as pessoas precisam de contexto. Nรฃo รฉ uma notรญcia de um minuto. As pessoas precisam de jornalismo escrito. As pessoas precisam de voltar a ler, porque ler tambรฉm promove os neurรณnios e as cรฉlulas cinzentas do cรฉrebro.
00:29:10:17 – 00:29:35:14
Nรณs deixamos de ler e nรณs deixamos de ler os jornais. E isso รฉ muito perigoso. Deixar de ler os jornais รฉ muito perigoso nรฃo acompanhar a actualidade. Tu nรฃo te podes enfiar a tua boca, dizer eu nรฃo quer saber, eu nem vou votar. Entรฃo eu vejo aqui, Eu fui lรก saber. Eu vejo aqui no meu, no meu, no meu digital, aqui no meu instagram e no meu facebook as gordas que tenho uma vaga ideia.
00:29:35:16 – 00:29:57:22
Apesar de tudo, รฉ curioso que nรฃo gostemos se temos filhos relativamente jovens ou mais crescidos, que apesar toda a atualidade, chega lhes de outra maneira, isto รฉ, chega lhes de uma forma diferente e volta e meia eles comentam coisas meus. Os meus filhos nรฃo sรฃo exemplo para os meus filhos, sรฃo sรฃo umas criaturas que foram treinadas para estar atentas ao mundo.
00:29:57:24 – 00:30:23:00
Sรฃo umas criaturas, foram treinadas para ser bons leitores, mas tu fizeste isso. Eu sou uma boa leitora e eu discuto a realidade todos os dias. E as nossas conversas ร mesa de jantar eram conversas. Nunca tive a televisรฃo ligada. Nunca. E conversava sobre tudo. E discordรกvamos e concordรกvamos que discordรกvamos e continuamos a concordar que discordamos nisto ou naquilo e que concordamos no outro e olhamos para as coisas e falamos sobre tudo.
00:30:23:00 – 00:30:40:03
Sempre foi assim. Olha, nรฃo era tรณpico desta entrevista, mas tu falaste sobre isso, que รฉ como รฉ que รฉ ser mรฃe de uma mรฃe do meu filho? A pergunta รฉ como รฉ que รฉ ser filho de uma mรฃe como esta? ร capaz de ser um bocadinho mais interessante que entretanto eu jรก cรก andava? Entรฃo deixa me lรก, deixa me lรก fazer a pergunta concreta que, como รฉ que รฉ?
00:30:40:05 – 00:31:00:07
Como รฉ que รฉ a tua relaรงรฃo com uma personalidade polรญtica? ร pรบblica, chamada Sebastiรฃo Bugalho. Eu sou a mรฃe dele. Sou sรณ a mรฃe dele. Percebe o que eu quero dizer? Eu sou somente eu nรฃo sou militante, nรฃo sou groupie, nรฃo sou chefe de redaรงรฃo, nรฃo sou mรฉdica, nรฃo sou juiz dele, nรฃo sou mรฃe dele, que รฉ a coisa mais importante do mundo.
00:31:00:07 – 00:31:24:05
E, portanto, quando pega no telefone e nรฃo, nรฃo, nรฃo, nรฃo. Entรฃo nรฃo, nรฃo, nรฃo pego no telefone. Acho que era coisa de puxar a orelha. Nรฃo, eu nรฃo faรงo, nรฃo faรงo isso, nรฃo faรงo isso. Tenho demasiado respeito jรก porque o meu filho nรฃo รฉ o meu filho mais velho, assim como o meu filho mais novo. Sรฃo dois homens, nรฃo sรฃo duas crianรงas.
00:31:24:07 – 00:31:47:20
ร porque eu tenho respeito pela forma como eles entendem a vida deles e fizeram as suas opรงรตes, mesmo que as suas opรงรตes nรฃo nรฃo sejam as mesmas que eu farei. E nรฃo tem problema nenhum. E sim, รฉ democrรกtico. Pensam que eu respeito o caminho que cada um deles segue? Acabou, mais nada. Eu nรฃo puxo orelhas e nรฃo puxo anรกlises a um homem com 29 anos, nenhum com 25.
00:31:47:20 – 00:32:09:14
Estamos malucos. Ok, entรฃo que รฉ isto? Entรฃo eu fiz o meu trabalho, daรญ. O pacote com as ferramentas, a caixinha das ferramentas, Dei tudo o que podia, fiz o melhor que consegui. Mas uma mรฃe a ser mรฃe nรฃo รฉ uma mรฃe, รฉ sempre uma mรฃe, mas uma mรฃe รฉ colo. Eu estou cรก, Popรณ. Portanto, quando alguma coisa nรฃo correr bem, eu cรก sรณ ao mimo.
00:32:09:14 – 00:32:39:19
Nรฃo, nรฃo perdi. Nรฃo estou cรก para puxar orelhas. Olha, voltamos ร s leituras. O que andas a ler? O que eu ando a ler? Olha, isso รฉ uma boa pergunta. Eu quero um livro incrรญveis, uma leitura anรกrquica e tens pilhas de coisas para ler que vais saltando de nenรบfar. Eu nรฃo farol tanto de nenรบfar no farol. Eu pego num livro, leio do princรญpio ao fim quando estou a ler uma coisa que se chama Our Evening, do Alan de Rolling Yours, que รฉ um escritor inacreditรกvel.
00:32:39:21 – 00:33:06:04
Tem alguns livros publicados em Portugal A Linha da Beleza รฉ um livro que eu recomendo A Linha da Beleza. Gostava muito voltar ร quele momento inaugural em que fiz aquela primeira leitura e ele รฉ incrรญvel. E eu pego e leio atรฉ ao fim o que eu vou saltitando nรฃo farei, nรฃo farei. Na poesia. A poesia alimenta muito, muito. Quando รฉ que voltas ร poesia?
00:33:06:06 – 00:33:42:19
Na angรบstia, Quando estรก mesmo assim, mais de neura. Nรฃo รฉ poesia. Depois recupera muito e vai e volta. ร tipo de medicamento. Vocรช volta sempre aos poemas de sempre. Nรฃo, nรฃo, nรฃo, nรฃo vou lendo vรกrias coisas. Hรก coisas ร s quais volto sempre. Mas eu acho, eu acho. A poesia e a literatura muito salvadoras. Recuperam nos. Olha o livro quando รฉ mesmo muito, muito bom que a gente estรก ali naquelas รบltimas 30 pรกginas a pensar e agora vai acabar E eu vou ficar aqui.
00:33:42:21 – 00:34:09:19
Entre o รณrfรฃo e o ressacado. Nรฃo haverรก mais nenhum livro tรฃo bonito como este. Como รฉ que รฉ? Como รฉ que fazes? Como eu chego ao fim, Fecho o livro, abro o livro outra vez e volta a ler de novo. Isso jรก nรฃo tem surpresa. ร outra maneira de encarar a leitura. Para lรก do deslumbramento um E tem o contrรกrio, que รฉ tu dizendo olha, estรก aqui este escritor รฉ que รฉ este que รฉ o รบltimo bolacha do pacote, mas nรฃo รฉ o รบltimo botรฃo pensar o rabo.
00:34:09:19 – 00:34:35:09
E Marรญas, por exemplo, no nรฃo hรก e mais nรฃo existe. Mas existem tantas bolachas no pacote, sรฃo todas tรฃo boas nesse sentido e jรก estรกs a ferver e a pensar Jรก nรฃo aguento este texto, Nรฃo aguento. Hoje em dia jรก nรฃo tenho nenhum problema em abandonar, mas hoje abandono, pois ao lado ponho, pรตe, pรตe de lado. Posso te dizer, aliรกs, que aos 18 anos pus os 100 anos de solidรฃo ao lado e disse Caramba, nรฃo tenho cabeรงa, nรฃo tenho cabeรงa para isto.
00:34:35:11 – 00:34:55:03
ร um livro brilhante que eu li depois jรก li duas vezes ou trรชs, mas naquela altura nรฃo dava. Aquilo era demais para mim. Os livros tรชm um tempo para ler, para serem livros. Sรฃo lidos de forma diferente consoante a tua idade e a tua experiรชncia. E se eu tenho a certeza absoluta, nรฃo รฉ a mesma coisa ler Os Maias aos 15 anos e ler Os Maias aos 52.
00:34:55:03 – 00:35:15:05
Se ainda por cima tentamos usar a palavra vรกrias pessoas zangadas comigo e impingir Os Maias, Mas eu acho รณtimo, sinto eu ajudar e eu nรฃo tenho nada contra isso e aquilo. Nรฃo parece uma leitura, parece uma autรณpsia. Eu nรฃo tenho nada contra isso. Tudo depende do professor que tu apanhas. Tu apanhares um professor inacreditรกvel que consiga dosear o seu programa.
00:35:15:09 – 00:35:39:04
Tem TV de uma pedra de uma calรงada. Ora lรก estรก, pronto รฉ o entusiasmo do prรณprio professor. ร aquilo que vai contagiar a turma. E tu podes ler Os Maias e podes ler o Rui Zink ou a Luรญsa Costa Gomes, a mesma turma e procurar. Quer dizer, repara como รฉ que, como รฉ que รฉ possรญvel dizerem que os adolescentes nรฃo aderem ao Camรตes.
00:35:39:05 – 00:36:01:21
Escritos de Camรตes sรฃo sonetos de um homem apaixonado, um adolescente e, por inerรชncia, uma pessoa apaixonada que todos os dias quero morrer e viver. E aqueles versos atรฉ dรก um jeitaรงo. Portanto, nรฃo, nรฃo estรก a ser ensinado. Bem, nรฃo sei se nรฃo estรก a ser livros, nรฃo posso dizer isso. Eu acho que a profissรฃo mais importante do mundo รฉ ser professor.
00:36:01:23 – 00:36:28:20
ร a pessoas que sรฃo professores porque nรฃo tรชm outro mรฉdico, sรฃo obrigados a isso e, portanto, hรก outras que sรฃo por vocaรงรฃo e รฉ, suponhamos, um bom professor. ร fundamental saber onde รฉ que a literatura vem. ร fundamental saber que existirรฃo outros mundos, outras maneiras de olhar para os mesmos assuntos. Quer dizer, os livros sรฃo a melhor. O bilhete de viagem que tu podes ter.
00:36:28:24 – 00:36:51:05
Olha o que vale a pena ler. Eu tenho sempre uma dificuldade que รฉ ora eu apanho as promoรงรตes das editoras que estรก a acontecer isto agora deste novo escritor. Hรก coisas que eu conheรงo e portanto รฉ muito fรกcil de de lรก entrar ou de ou de outro descobrir. Mas falta sempre uma curadoria, quer dizer, este aqui implรญcitas, preguiรงoso.
00:36:51:07 – 00:37:13:08
Se calhar nรฃo achas que รฉ isso. Eu vou ร livraria, leio meia dรบzia de pรกginas, mas hรก demasiadas coisas lรก, certo? Certo, estรก bem, mas eu pego num. Como paguei a semana passada num livro de uma escritora espanhola cujo nome infelizmente nรฃo me vai ocorrer e disseste este รฉ que รฉ. E o livro chama se Maus Hรกbitos. ร um livro maravilhoso, maravilhoso.
00:37:13:09 – 00:37:38:11
Eu li trรชs pรกginas, li a contracapa e disse olha, eu vou experimentar. Ou seja, sem preconceito e tambรฉm sem grande expetativa. Gosto? Acho que nรฃo acho. Nรฃo gosto muito. ร mau. Nรฃo vem daรญ mal nenhum ao mundo, mas pelo menos estou disponรญvel. Mas a quantidade de livros รฉ tรฃo gigantesca, a quantidade de autores รฉ tรฃo gigantesca. Que sorte, nรฃo รฉ incrรญvel?
00:37:38:13 – 00:37:59:07
ร mesmo! Mas a probabilidade da gente ir falhando muitos, nรฃo รฉ? ร tanta que tinha tanta angรบstia. Isso nรฃo me angustia nada, porque eu acho que falhar faz parte do processo, Nรฃo รฉ? Nรฃo vejo por que seja um problema. Nรฃo gosto deste livro. Ok, hรก outro que vรฃo ao outro dia. Nรฃo existe distinรงรฃo. Um livro sรณ existe um dez.
00:37:59:07 – 00:38:26:18
A Bรญblia nรฃo รฉ tambรฉm? Belรญssimo livro, incrรญvel. Lenda por ter E o nome da escritora? Obrigada. Tivemos a ajuda do Google, tivemos a ajuda do povo. Obrigada! E o livro do livro รฉ maravilhoso. Comprem! Chama se Maus Hรกbitos. ร maravilhoso. Sรณ pelo tรญtulo ainda nรฃo li um parรกgrafo. Pronto, estรกs a ver? รs vezes o tรญtulo faz diferenรงa. Voltamos ao princรญpio se que lรก estรก, como resolver a questรฃo dos tรญtulos?
00:38:26:18 – 00:38:49:02
Quer dizer que um bom tรญtulo pode, pode, Pode, obviamente, abrir e abrir. E que grandes grandes possibilidades podemos ler mais. Mais um livro na literatura portuguesa A literatura portuguesa. O estudo. Ponto. Tudo por princรญpio. Eu leio tudo, porque eu gosto muito dos escritores de nova geraรงรฃo. Eu tambรฉm, porque eu leio todos e posso gostar mais de um. Posso gostar mais de um livro, posso?
00:38:49:04 – 00:39:09:14
A esta coisa os escritores nรฃo sรฃo regulares. Percebo o que eu dizer. Tu pegas num tu pegas em todos os livros do Vergรญlio Ferreira, Vou dizer Virgรญlio, o da Agustina vai na Cristina. Nรฃo รฉ possรญvel. Sรฃo todos bons, mas pegas nos nos livros de um autor. E se nรฃo sรฃo todos bons, nรฃo vรฃo todos ser inacreditรกveis para ti enquanto leitor.
00:39:09:14 – 00:39:40:08
Mas podem ser para mim, aqueles que tu nรฃo gostas tanto. Se calhar para mim sรฃo incrรญveis. E รฉ esta riqueza que maravilhosa, nรฃo รฉ? Mas hรก alguns que te acertam. Nรฃo sei se no gosto geral ou no fado, caem no desassossego geral. O que tu pensar. Eu gosto muito, por exemplo, do Joรฃo Tordo. Eu tambรฉm gosto muito do Joรฃo Tordo e li primeiro algumas coisas mais profundas e afins e um dia tropecei num policial dele que supostamente eu gosto mais das coisas mais profundas e afins.
00:39:40:08 – 00:40:01:06
O Joรฃo fez filosofia e portanto eu achei esse lado mais interessante. Eu disse o ao alto espera aqui uma porta e depois voltei aos outros a seguir. Quando eu penso no Gonรงalo mesmo Tavares Jerusalรฉm, eu digo assim aqui umas coisas que sรฃo estrelas. Mas tu estรกs me a dizer รฉ preciso de cantar. Hรก aqui uns livros que vรฃo funcionar mais para ti do que outros contos.
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O Normandos para ti. Agora hรก escritores incrรญveis a Luรญsa Costa Gomes, a Inรชs Pedrosa, a Teolinda Gersรฃo, a Maria Teresa Horta, a Joana Berto, a Dulce Maria Cardoso. Somos muito a Tรขnia Ganho uma escritora incrรญvel e uma tradutora igualmente incrรญvel. Nada dela. Tรขnia Eu sou grande fรฃ da Tรขnia. Confesso. Grande, grande fรฃ da Tรขnia. Acho que a Apneia รฉ um livro extraordinรกrio.
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E รฉ. Acho que ela fez um trabalho incrรญvel. De facto, รฉ um tema muito difรญcil, porque รฉ um tema sobre o mito dentro da famรญlia, mas รฉ um livro e nรฃo รฉ quase sempre dentro da famรญlia. Sim, estatisticamente. Mas isso que รฉ quase sempre dentro da famรญlia ou prรณximo da famรญlia. Quais sรฃo os teus hรกbitos de escrita? Nรฃo tem, nรฃo tens.
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E quando รฉ quando calha, รฉ em qualquer sรญtio. Escreves ร mรฃo, escreve no computador, escreve de qualquer maneira, como tu queres introduzir o que escrever aberto, passando por caneta de tinta permanente outra vez e escrevendo. E eu nรฃo tenho. Nรฃo trago um caderninho como a Inรชs Pedrosa ministra. Hรก sempre um livro dentro da mala, um caderninho dentro da mala e รฉ o que ela dizem, porque pode surgir um romance e eu achei este lindo.
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Mas isto nunca diria a pessoa. Eu sou uma colecionadora mental e depois escrevo quando escrevo. Pronto. E as ideias nรฃo podem escapar se se tu nรฃo tomar de uma paciรชncia. Isso รฉ como aquela histรณria do Bob Dylan que vai no carro e de repente tem uma ideia para uma mรบsica e abre a janela e diz lรก para cima, supostamente para Deus.
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Agora, agora que eu nรฃo tenho papel e caneta, pronto, eu enfim, eu aceito que quando comeรงo a escrever, o que estรก lรก estรก lรก e o que eu perdi, perdi e estou numa fase de profunda aceitaรงรฃo de algumas coisas. Sรฃo olha como รฉ que รฉ o momento em que tu decides que o livro jรก estรก escrito e que tu tens definitivamente que lhe livrar dele e entregares para que ele possa ser impresso.
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ร o momento em que comeรงa a escrever outro, comeรงas antes de entregar aquilo. Sim, habitualmente sim. Isso nรฃo aconteceu. Quando terminei As Crianรงas Invisรญveis e eu sinceramente achei que tinha secado, que nรฃo havia mais nada para contar e fica se com a sensaรงรฃo de vazio. Tanto รฉ que eu andava, andava, andava e nรฃo aparecia nada e eu ia ficar รณrfรฃ de personagens e ficar sozinha.
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ร muito chato ficar sozinho naquela. Entรฃo percebi que nรฃo vi nada, nรฃo vi nada, nรฃo aparecia nada, nรฃo aparecia ninguรฉm, nรฃo via nada. Entรฃo entreguei o livro. Depois no mim surgiu me uma radialista, a Susana, e eu escrevi o da meia noite ร s seis, assim de uma assentada, com uma velocidade como nunca aconteceu. Quanto tempo demora a escrever um livro despindo as crianรงas invisรญveis?
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Eu demorei quatro anos, mas tambรฉm ร noite as saias levaram uns meses, trรชs meses. E รฉ escrever em confinamento e depois reescrever e reescrever e reescrever. E mais ou menos. E eu tenho uma coisa muito complicada na minha cabeรงa, que comeรงa na terceira pessoa, passa para a primeira, depois volta para sair amanhรฃ. Onde รฉ que estรก o ponto de vista?
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Sim, o que significa que estou sempre a reescrever. E dรก para mudar os pontos de vista ao longo dos capรญtulos? รs vezes sim e aquilo nรฃo fica incoerente se tu pensar que nรฃo saรญ transcorrer os livros. E para alรฉm disso, acho que รฉ incoerente, porque quer dizer tudo. Eu estou a ver. E voltamos ao inรญcio da conversa. Estavas a falar do homem que vai para Amesterdรฃo e por aรญ fora.
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E eu digo que se tu รฉs uma escritora intuitiva e vais fazendo essa e essa quase arqueologia mental, tu corre o risco de chegar ao fim do livro e teres um personagem que exige que escrevas o um e dois. Se tiver que reescrever, que pode um trabalho interno. Olha qual รฉ a melhor coisa que o leitor pode dizer.
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Gostei do seu livro porque qualquer coisa tem que haver um porque tem que haver um porquรช. Sim, porque eu gosto de perceber onde รฉ que as pessoas se encontraram dentro dos livros e onde รฉ que encontraram uma identificaรงรฃo. O que รฉ que lhes acrescentou? Gostei muito do seu livro. Qualquer pessoa pode dizer isso, Pode ser sรณ simpรกtico, pode ser sรณ simpรกtico e nem ter lido.
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Aqui entre nรณs acontece muito. De certeza que acontece que muita coisa tem que acontecer muito e tal. ร uma escritora muito serรก? Gostei muito seu livro e tu ficas a pensar assim. Bem, nรฃo lhe vou fazer duas perguntas porque obviamente.
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Corro o risco da pessoa ficar entre o que escrevo, mas o que quero saber รฉ que achas? E depois? De repente, quem? Ah, nรฃo, nรฃo, nรฃo, nรฃo, nรฃo, nรฃo foi outro livro que li hรก muito tempo. Jรก nรฃo me lembro do tรญtulo. Era uma era, nรฃo era? Portanto, eu agradeรงo. Mas isso faz parte da mentira social tambรฉm รฉ uma forma de escrita.
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Entรฃo nรณs somos uma hipocrisia constante, andante, com duas perninhas para o lado dos nossos pecados. ร verdade. Patrรญcia Reis. Muito obrigado por teres vindo. Obrigado. Quando รฉ que saiu o livro? Sei lรก. Ainda nรฃo acabei de escrever.
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Jรก agora, este era a รบltima pergunta. Mas eu tem mais uma muito boa relaรงรฃo com os editores, porque imagino que os editores na sua cabeรงa tenham tenha uns prazos, tenham uma relaรงรฃo. Eu nรฃo tenho nenhum problema com prazos, mas na ficรงรฃo, felizmente isso nรฃo existe e portanto, pode ser quando for, pode ser quando for Nรฃo, ficรงรฃo nรฃo รฉ assim, nรฃo รฉ o caso da biografia da Maria Teresa Horta.
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Havia um caso, mas รฉ diferente porque fazer uma biografia รฉ um trabalho menos romanesco. Lรก estรก, tu vais ร procura de fontes e de perspetivas e de ideias e juntas, aquilo tudo รฉ um trabalho mais jornalรญstico, se quiser. Como รฉ que se faz? Como รฉ que faz? Com dificuldade, com muita dificuldade. E no caso especรญfico da Maria Teresa, estando ela viva, felizmente com um sentido de responsabilidade tremendo, porque hรก uma linha que tu nรฃo podes cruzar e depois mandas lhe mandar te.
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Eu disse lhe que ela podia ler, ela nรฃo quis ler e ela nรฃo quis ler porque a jornalista Isso รฉ muito bonito. Foi a maior prova de confianรงa de todas as que Teresa, como eu, faz parte daquela daquele grupo de jornalistas que nรฃo dรก entrevistas a ler. As pessoas que entrevistou, claro, E edita e publica. E a responsabilidade e a responsabilidade dos dois, obviamente, neste caso a histรณria dela.
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Mas. Mas รฉs tu que รฉ que conta? Mas ela iria sempre, se calhar ter a necessidade de mudar isto ou aquilo, isto ou aquilo e nรฃo quis sujeitar se que isso nela prรณpria. Como รฉ que se escreve sobre? Sobre os lados mais negros ou mais difรญceis de admitir da vida de alguรฉm com dificuldade? Outra vez tudo รฉ com dificuldade.
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Caramba, nรฃo รฉ difรญcil, ร difรญcil. ร difรญcil perceber a fronteira entre aquilo que pode escrever e o que nรฃo pode escrever. E nรฃo deixei de dizer que a Teresa รฉ uma pessoa que se alimenta do conflito, que รฉ uma pessoa que violenta, nรฃo รฉ uma pessoa consensual. Eu escrevia essas coisas todas. Agora hรก maneiras. Tu podes dizer tudo juntos, sim, mas depois hรก uma dimensรฃo de intimidade.
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Claro que estando ela vivo, tens que ter esse respeito e sendo eu amiga dela hรก tantos anos, o respeito ainda รฉ maior. Portanto, aquilo foi uma missรฃo perigosa, muito perigosa, mas. Mas foi incrรญvel de fazer e eu estou muito contente E sobretudo, estou muito contente com a reaรงรฃo das pessoas. Se eu conseguir que as pessoas leiam a histรณria da Maria Teresa Horta e voltem a obra dela, para mim estรก feito.
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Patrรญcia obrigado, Obrigada.