Hรก 2024 anos nasceu Jesus.
Assim reza a histรณria e tradiรงรฃo cristรฃ.
E hoje ainda vale celebrar o natal?
Hoje, temos uma conversa que promete iluminar muitos aspetos da nossa existรชncia e nos levar a refletir sobre questรตes essenciais da vida, da fรฉ e do mundo em que vivemos. Da fรฉ, mas nรฃo sรณ.
O convidado รฉ o Padre Miguel Vasconcelos, capelรฃo da Universidade Catรณlica de Lisboa,
Alguรฉm que se sonhou engenheiro e acabou a ser ordenado sacerdote,
O Padre Miguel consegue explicar coisas tรฃo complexas e misteriosas como a fรฉ em trรชs frases.
Nesta conversa, exploramos o significado do Natal, mas tambรฉm muito mais do que isso. Falamos de como, em tempos de escuridรฃo โ sejam eles conflitos no mundo, crises pessoais ou simples dรบvidas existenciais โ, o Natal pode ser uma luz.
Nรฃo uma soluรงรฃo mรกgica para os problemas, mas um convite a acreditar na possibilidade de recomeรงar.
Discutimos o simbolismo do presรฉpio como uma mensagem de vulnerabilidade e esperanรงa, que nos desafia a sermos mais humildes e disponรญveis para o outro.
Mas nรฃo paramos por aรญ.
Entramos tambรฉm numa questรฃo central: Deus. A ideia de Deus.
Deus existe?
Quem รฉ Deus?
E como lidamos com a dรบvida, o silรชncio ou atรฉ mesmo a sensaรงรฃo de abandono em momentos difรญceis?
Miguel Vasconcelos reflete sobre a complexidade desta relaรงรฃo, reconhecendo que a experiรชncia de Deus รฉ tanto transcendente quanto profundamente รญntima. ร um diรกlogo constante entre o que รฉ infinitamente grande e aquilo que รฉ infinitamente pequeno em nรณs.
Hรก tambรฉm espaรงo para uma reflexรฃo sobre o papel da religiรฃo no mundo contemporรขneo.
Falamos de como, muitas vezes, a fรฉ รฉ vista como algo distante ou solene, quando na realidade estรก profundamente ligada ร celebraรงรฃo da vida e atรฉ ao riso e ร festa. Questionamos se a religiรฃo รฉ um caminho de respostas, ou antes, um espaรงo para levantar as grandes perguntas da existรชncia. Para o Padre Miguel, a fรฉ nรฃo elimina a dรบvida; pelo contrรกrio, vive ao lado dela como um motor de busca e de encontro com o eterno.
E claro, sendo o Padre Miguel um orador experiente, quis ouvi-lo sobre a arte de comunicar em pรบblico. O que significa falar de Deus para uma audiรชncia, ou mesmo escutar as dores e os dilemas de alguรฉm no confessionรกrio?
Para ele, a chave estรก na honestidade โ seja na palavra ou na escuta โ e em nunca transformar a mensagem num espetรกculo, mas antes num ato genuรญno de serviรงo.
Este รฉ um episรณdio sobre humanidade, espiritualidade e a busca por sentido, que promete trazer nรฃo sรณ respostas, mas tambรฉm muitas perguntas para refletirmos juntos.
Feliz natal para todos.Atรฉ para a semana.
LER A TRANSCRIรรO DO EPISรDIO00:00:00:11 – 00:00:30:24
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Viva Miguel Vasconcelos, padre de vocaรงรฃo, capelรฃo da Universidade Catรณlica de Lisboa. Estamos em tempos de Natal. Como รฉ que ainda faz sentido celebrar o Natal? Como nรณs celebramos? Entรฃo, antes de mais, olรก! Vรฃo estar aqui sim, e acho que faz sentido. Serรก o Natal. E acho que nos tempos em que passamos, nos tempos que atravessamos, estava ainda seja mais evidente por que รฉ importante celebrar agora o Natal.
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O mundo parece escuro ร nossa volta. A gente vรช as guerras. Estamos crรญticos, por assim dizer, ร s vezes sem grande promessa de melhoria. Vemos as flores e sonhos polรญticas e por aรญ fora. Vemos, enfim, tantos problemas que tive aqui elencar os que os que estรฃo na moda, por assim dizer. Mas tambรฉm sabemos que hรก muitos problemas mais discretos que que foi que preocupam a vida das pessoas e que afrontam a vida de qualidade de muitas pessoas.
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E acho que isso รฉ um. Estes tempos sรฃo tempos em que a gente passa algum tempo a pensar o mundo parece escuro, mas tambรฉm acho que รฉ verdade que precisamente num contexto de alguma escuridรฃo, a luz interessa nos. E eu penso que o Natal tem esse poder, tem essa capacidade de devolver alguma luz aos dias, os dias em que estamos, nรฃo que magicamente Deus vai resolver os problemas das pessoas, mas porque hรก uma alma expressa e sobretudo em quem tem fรฉ.
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Mas eu acho que extravasa uma questรฃo de. Extravasa meramente as questรตes da fรฉ e รฉ uma possibilidade de acreditar que as coisas podem recomeรงar e que sermos todos postos diante da cena do presรฉpio, com o recรฉm nascido indefeso que se pรตe ร mercรช do que lhe quiserem fazer, รฉ um motivo de esperanรงa, รฉ uma ideia de humildade que ali estรก desenhada, de humildade e de indispensabilidade.
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Estou no meio de agressividades que vemos ร nossa volta. Estรก ali alguรฉm indefeso. E eu penso que esse contraste, confrontarmos com esse contraste, como acaba por acontecer sempre no Natal, faz nos bem num mundo talvez difรญcil, agressivo, pesado. De repente, pormos os olhos numa crianรงa recรฉm nascida, indefesa, como dizia hรก pouco, ร mercรช do que lhe quiserem fazer oferecida, disponรญvel.
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Acho que esse contraste tem forรงa. O que que o que que รฉ esse presรฉpio? O presรฉpio nos pode ensinar sobre a lideranรงa e sobre a empatia do mundo e da cidade moderna? Eu nรฃo sei dizer o que รฉ que o presรฉpio pode ensinar de lideranรงa, porque acho que o presรฉpio o ensine sozinho. Mas porque estรก Papa, Parece que estamos.
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Estamos ao contrรกrio, porque essa mensagem de vulnerabilidade, de humildade, de possibilidade, de optimismo, parece quase que o contraste parece agrilhoada com o mundo dos tanques, com o mundo do discurso agressivo, com o com o o mundo, com o mundo em que รฉ o outro pelo prรณximo para para ganhar um melhor lugar. Eu lembro me esse propรณsito dos primeiros tempos do Papa Francisco, quando ele foi eleito Papa.
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Aqueles primeiros meses, primeiros primeiros dias, primeiras semanas, primeiros meses. De alguma maneira isso foi continuando. Mas nรณs, naquele tempo tivemos um de repente, uma quantidade de sinais e de gestos, de simplicidade, de humildade tambรฉm de uma pessoa sem medo de expor as suas prรณprias vulnerabilidades. E isso foi absolutamente atrativo e um modelo de lideranรงa absolutamente extraordinรกrio. E por isso acho que o presรฉpio, acho que o Papa se inspirou no presรฉpio, por assim dizer, no quis tambรฉm este Papa.
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Ele esteve cรก agora nas Jornadas Mundiais da Juventude, esteve na organizaรงรฃo tambรฉm teve algum contacto mais prรณximo com o Papa aqui na jornada? Nรฃo. Especialmente. Quer dizer, tive um contacto muito evidente porque eu sou cristรฃo de Universidade catรณlica e o Papa visitou a Universidade Catรณlica. Jรก fez uma carga de trabalhos, mas ainda nรฃo conhecia esse trabalho e por causa รฉ sempre bom trabalhar.
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Mas. Mas o Papa foi lรก encontrar se com os universitรกrios, nรฃo apenas com os da Universidade Catรณlica, mas com todos. E รฉ esse. ร por isso de sรญntese, esse momento de alguma proximidade. Mas quer dizer nรฃo, nรฃo, nรฃo foi. Nรฃo conversei com o Papa, Nรฃo, nรฃo tive. Se nรฃo tivesse bastante. Isso aconteceu em 2017, que nos teve cรก em Fรกtima, mas desta vez nรฃo.
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Ainda assim, acho que a simplicidade que nรณs lhe reconhecemos eu lembro, evoco e acho que รฉ bom. Trazemos ร memรณria sobretudo aqueles primeiros meses do pontificado do Papa Francisco, porque foram cheios, preenchidos de sinais. E eu penso que o tipo de sinal que ele estรก รฉ prรณprio do tempo do Natal, da simplicidade diante da complexidade e, curiosamente, uma simplicidade que nรฃo รฉ superficial.
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O Natal รฉ uma coisa simples, mas profunda. รs vezes nรณs temos uma certa tendรชncia em ser simples e superficiais ou profundos, mas nรฃo tenho complexos. O que รฉ que รฉ o Natal? ร ali essas duas coisas. ร que o Natal รฉ, sem grandes dรบvidas. Em primeiro lugar, o Natal รฉ para de uma maneira mais evidente possรญvel, um nascimento de Jesus Cristo.
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E eu sou padre e acho que รฉ a partir daqui que sou chamado a falar que a partir desta festa, desta consciรชncia clara, que sou chamado a falar e isto tem impacto, รฉ o rasto que aquela pessoa nascida hรก 2000 anos dรก. 2024 anos deixou na histรณria de impacto e por isso, hoje o Natal de alguma maneira capta tambรฉm e agarra tambรฉm o impacto que aquela pessoa teve a longo da histรณria.
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E eu penso que hoje ser cristรฃo รฉ, obviamente, reconhecer nesta pessoa de Jesus uma visita de Deus, uma visita do infinito e do Eterno, uma visita do que extravasa o nosso mundo meramente material. E, portanto, obviamente, o Natal passa por isso, por um encontro com o definitivo, com o Eterno, que รฉ uma coisa que ร s vezes nos faz estremecer, mas que me parece que faz de nรณs mais pessoas e de alguma maneira, parece me que a experiรชncia da simplicidade do Menino Jesus, que vai indefeso e รฉ uma experiรชncia que nos pode ajudar a refazer a confianรงa em Deus nos nossos tempos, nรฃo muito popular, pelo menos aqui nas nossas bandas, por assim dizer.
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Mas, mas refazer a confianรงa em Deus รฉ poder poder saber que se pode confiar no Eterno, que se pode confiar no definitivo. ร porque o definitivo tem um rosto. Isso parece me significativo. Nรณs celebramos o Natal provavelmente em dois planos um muito interessante e recompensador, que รฉ essa ideia da famรญlia ou da familia e de estar com pessoas de quem gostamos muito.
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Mas, por outro lado, aliamos isto a um espรญrito de Natal, a um desenfreado consumir, de comprar todos os presentes do mundo, como se isso fosse absolutamente fundamental para aquele momento. Sim, o que รฉ que se passa? Entรฃo eu reconheรงo que o consumismo รฉ uma coisa excessiva, mas eu devo dizer que nรฃo embarco muito na onda de quem acha que presente รฉ uma coisa que extravasa o espรญrito do Natal.
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Porque nรฃo acho isso. E posso dar um exemplo Tenho dois sobrinhos agora nascidos hรก um ano e pouco e a maneira de expressar do amor que se tem por uma pessoa รฉ tambรฉm dar lhe alguma coisa. E eu penso que se esse for se for para isso, que o consumo, entรฃo esse consumismo nรฃo chega a ser consumismo e รฉ bom e justo e verdadeiro e traz bem e รฉ uma espรฉcie de materializaรงรฃo dum emoรงรฃo.
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Nรณs, nรณs temos corpo e portanto nรณs tambรฉm nos relacionamos atravรฉs da matรฉria e dos acontecimentos da carne e acho que sim, acho que tem essa lรณgica, acho que tem essa lรณgica. Claro que o consumo em excesso e em excesso, mas o problema รฉ o excesso. Nรฃo parece que seja nรณs fazermos festa. E aรญ essa coisa estรก boa, que รฉ quando vamos comprar essa prenda, esse e esse presente.
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Estamos a pensar naquela pessoa e naquilo que pode ser interessante. O que รฉ que ela vai sentir quando? Quando pode receber uma dรกdiva? Nossa, Pensei. No fundo, acho que tem esse significado e tem o significado de querer valorizar a amizade que tem, o amor que estรก em pessoas, seja por quem for. Valorize se isso. Nรฃo se pense que nรฃo estamos a reduzir a amizade, aquela coisa material que se dรก, mas estamos a valorizรก la, Estamos a levรก la a sรฉrio e eu gosto disso.
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Eu acho que a simplicidade de falar do Natal coabita bem com a ideia de fazer festa. E eu acho que isso รฉ uma coisa que nos faz falta nos dias que passam, que fazer festa, de sermos capazes de nos alegrarmos verdadeiramente. E penso que na medida em que os presentes do Natal contribuem para isso, sรฃo uma coisa boa.
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O excesso รฉ sempre mau em qualquer coisa isso nรฃo funciona. A figura do Pai Natal vem atrapalhar ou complementar o Menino Jesus? Eu acho que nรฃo atrapalha. Quer dizer, posto no seu lugar, nรฃo atrapalha o Pai Natal รฉ inspirado na figura do Sรฃo Nicolau, que dava ร s pessoas que tinham falta no tempo dele, que eu honestamente nรฃo conheรงo, especialmente na histรณria.
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Era um velho generoso, portanto. Exatamente. Era um homem bom, que cuidava, que dava o que podia a quem precisava e para os que depois da coca cola, Jesus fez das suas, por assim dizer, e tornou o Pai Natal mais figura mediรกtica, vestido de encarnado e branco. Mas, de qualquer maneira, eu penso que pรดs no seu lugar na outra para ouvir hรก uns anos o Ricardo Araรบjo Pereira fazer uma reflexรฃo sobre ele, sobre a Igreja e sobre e sobre a seriedade da Igreja com com uma declaraรงรฃo que รฉ Deus nรฃo ri e que ri, que castiga quem ri, quem riu, quem der mais.
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E agora estou a ouvi lo. Estou vindo falar de Estou ouvido falar de festa e de e de celebraรงรฃo. Hรก aqui um contraste. Devo dizer que estive ร conversa com o Ricardo na apresentaรงรฃo de um livro esta semana. Por isso tenho essa frase fresca porque falรกmos precisamente sobre isso e digo que lhe disse aquilo que รฉ a experiรชncia da Bรญblia.
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Quando a gente lรช os Evangelhos, vรช a pessoa de Jesus, vรช a histรณria do povo de Israel. ร uma experiรชncia preenchida de festa. Aquele povo รฉ o que? O que os Evangelhos nos relatam da vida pรบblica de Jesus รฉ uma vida cheia de festas. Jesus estรก permanentemente em banquetes, a comer e a beber, quer dizer, O1A1 passo dos textos do Evangelho em que dizem que Jesus tinha massa e que o prรณprio Jesus diz Hรก quem considere alguma coisa deixar alguรฉm.
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Considere que eu tenho mรก fama por a vinha. Joรฃo Batista. Ao contrรกrio, hรก quem considere que eu sou um glutรฃo e um รฉbrio, porque comigo vinha Joรฃo Batista, que nรฃo comia nem bebia e de repente isso era um problema. E agora vem, venho eu que come, bebe. Dizem que eu sou um glutรฃo e um รฉbrio a lamentar se um bocadinho por causa disso, convencido que.
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Associada a essa ideia de fazer festa, estรก o riso. E por isso eu nรฃo tenho grandes dรบvidas que Jesus riu. Mesmo que os evangelhos nรฃo explicitem que isso tinha acontecido. Percebo. Ainda assim, percebo o que diz o Ricardo Araรบjo Pereira, porque, de facto, nรณs associamos a religiรฃo a uma experiรชncia de solenidade e solenidade, uma maneira talvez nรฃo muito, nรฃo muito habitual nos nossos dias, mas a solenidade รฉ uma maneira de fazer festa, uma festa diferente.
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Nรฃo รฉ besteira, mas tem uma dimensรฃo de grandeza. Claro que uma coisa รฉ outra de ser. Parece me que รฉ preciso equilibrar uma coisa e outra e talvez isso tenha sido uma. Talvez nรณs, cristรฃos, tenhamos tido uma certa dificuldade para fazer essa, essa contribuiรงรฃo, mas voltar ร s origens, e foram os evangelhos. Eu nรฃo tenho grandes dรบvidas que a experiรชncia da festa estรก presente e aquela que nรฃo sรณ se sai e sai incompleto do Deus que รฉ castigador, do Deus que diz nรฃo pecarรก este Se pecados vais para, vais para o inferno, vais para o purgatรณrio.
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Entรฃo deixe me responder E essa pergunta de duas maneiras. A primeira, de maneira a minha experiรชncia pessoal de relaรงรฃo com a fรฉ e com Deus nunca teve isso e eu nunca experimentei isso. Nunca tive uma catequista que me tivesse posto as coisas nesses termos. ร medida que me fui envolvendo demais na vida da igreja, nunca encontrei esse ambiente, por assim dizer.
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Mas eu sei que ele existe. Queria dizer a minha vida pessoal nรฃo passou por um contexto na igreja, onde houvesse nesse ambiente um certo temor de um Deus castigador. Mas sei que isso existe na igreja. Tambรฉm sei que se existe na Bรญblia, a gente lรช os textos bรญblicos, sobretudo do Antigo Testamento, e Deus aparece muitas vezes, para nรฃo dizer castigar, a mostrar as consequรชncias de quem estรก a mostrar o que acontece de negativo a quem se afasta de Deus.
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Atรฉ se fala do รบltimo julgamento. Nรฃo รฉ um julgamento. Sim, apesar de tudo, acho que o julgamento รฉ uma coisa bem diferente disto. Mas podemos ler daquilo que era ainda assim, porque nรฃo รฉ isto. Por que nรฃo parece que esse รบltimo julgamento tem como objetivo castigar? Mas รฉ verdade. O povo de Israel no Antigo Testamento, aquele povo que Deus escolhe, experimenta muitas vezes a ideia de um Deus castigador.
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Mas eu, eu dou lhe a perspetiva que aquele que tem o cristianismo sobre o seu passado ou sobre o passado judaico, onde quando entronca com o passado do Antigo Testamento, รฉ que a experiรชncia de um povo que estรก a conhecer Deus e que nรฃo o conhece com perfeiรงรฃo, logo ร partida vai conhecendo, vai se habituando, vai captando cada vez mais acerca dos traรงos da personalidade, vai ouvindo aquilo, Deus vai ouvindo melhor e de alguma maneira na figura de Jesus.
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E por isso o tempo cura tudo vem ter um propรณsito e um tempo para falarmos sobre isto รฉ, na figura de Jesus, esclarece se de uma maneira definitiva Afinal, quem รฉ que vemos? ร, รฉ. E o que nรณs vemos em Jesus nรฃo รฉ um castigo nem uma atitude castigadora, antes pelo contrรกrio, รฉ uma atitude sรฉria, justa. Mas nรฃo รฉ sรณ flores e borboletas, por assim dizer, apesar de tudo.
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Mas nรฃo รฉ um castigo. Jesus na cruz pergunta ao Pai O que รฉ que me estรกs a fazer? Porque รฉ que estรก tรฃo radical? Sim, porque abandonaste um exemplo com castigos. Parece me que Jesus se objetivo, por assim dizer, se a finalidade do Natal, da visita de Deus ร nossa natureza, era experimentar por dentro tudo o que experimentou O ser humano, isso implicaria experimentar tambรฉm o abandono do prรณprio Deus.
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Eu nรฃo acredito que Deus Pai tivesse abandonado Jesus, mas acredito que Jesus experimentou atรฉ ร s รบltimas consequรชncias o que significa esse abandono? Porque era porque era esse o objetivo, isto รฉ, os diversos fermentar e abraรงar tudo o que sรฃo as feridas humanas. E isso implica implicava, implicou, abraรงar tambรฉm o abandono. Isto รฉ, a pergunta รณbvia que alguรฉm como eu, nรฃo crente, ou aquele que nega a crenรงa.
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E essa ideia de Deus รฉ mais formidรกvel criaรงรฃo da imaginaรงรฃo humana. No fundo, รฉ o Deus. Deus existe. Eu acho que essa รฉ a pergunta que que que que eu nรฃo consigo responder a essa pergunta sem me lembrar da resposta que deu exactamente a mesma pergunta. O antigo Patriarca de Lisboa Vamos aplicar o que diz ele? Perguntas. Porque a melhor resposta para ser รฉ.
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Mas. Mas respondendo agora, talvez como รฉ que se pergunta a Deus? Isso รฉ virar se para ele e perguntar com simplicidade Quer dizer, eu louvo de qualquer maneira. Mas a experiรชncia de fรฉ expressa de uma relaรงรฃo com Deus. Eu estou convencido de que hรก, obviamente, um caminho da humanidade ร procura de mais a procura de respostas para a sua morte, ร procura de respostas para fora, para esta sensaรงรฃo de provisoriedade, provisoriedade que que nos habita e que รฉ que รฉ que todos atravessamos, por assim dizer?
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Mas eu estou convencido que รฉ essa, esse caminho humano de procurar o infinito, dar lhe um nome, um rosto. Acho que Deus dar uma resposta a isso. Ou seja, estou convencido de que nos que Deus se encontrou connosco a meio caminho. Por isso, sim, hรก na experiรชncia religiosa criaรงรฃo humana. Nรณs criamos alguma coisa da experiรชncia religiosa, mas eu estou convencido de que essa nossa criaรงรฃo foi respondida pelo tipo, pelo definitivo e pelo Eterno a que chamamos Deus.
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Como รฉ que se. Como รฉ que se lida com a dรบvida nos momentos em que em que alguรฉm olha e hรก esse diรกlogo com Deus e ele nรฃo รฉ dentro do lidar com o silรชncio de Deus, รฉ uma coisa sรฉria e nรฃo รฉ fรกcil. Mas tambรฉm a vida adulta nรฃo รฉ, nรฃo รฉ para quem quer coisas fรกceis. Acho que sรฃo duas coisas diferentes a dรบvida e o silรชncio.
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รs vezes eles interceptam se, por assim dizer, mas eu penso que a dรบvida รฉ a posiรงรฃo mais honesta. ร partir da dรบvida, porque hรก o limite ao limite, ao limite. Crentes e nรฃo crentes, temos todos uma. Partimos todos numa mesma pergunta que eu. Acho que se pode formular desta maneira como o Cardeal Ratzinger, ainda antes de ser Papa, antes de ser o Papa Bento 16, escrevia que serรก que este mundo, que existe, este mundo de que os nossos, as nossas mรฃos tocam os nossos olhos, vรชem que a ciรชncia estuda?
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Serรก que este mundo que existe รฉ tudo o que existe ou hรก mais alguma coisa? E dentro desta pergunta, crentes e nรฃo crentes tem uma sustรฉm a sua posiรงรฃo filosรณfica, por assim dizer, filosรณfica ou teolรณgica. Eu posso dizer nรฃo, eu acho que nรฃo hรก mais nada para alรฉm deste mundo que existe e por isso sou ateu. Ou posso dizer acho que este mundo que existe nรฃo รฉ tudo o que existe e pode haver mais รฉ o Esqueรงa essa pergunta que no fundo รฉ a pergunta da dรบvida.
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ร o nosso ponto comum e eu estou convencido de que levar a sรฉrio essa pergunta, independentemente daquilo que lhe respondo, se responde por um lado ou se responde para o outro, levar a sรฉrio essa pergunta รฉ a existรชncia humana em ato, em acontecimento tambรฉm Isso que a vida serve para nos dedicarmos a responder essa pergunta. Nesse diรกlogo hรก um Deus transcendente, um Deus รญntimo.
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Parece me que รฉ isso. Como รฉ que se consegue equilibrar precisamente esse infinitamente pequeno daquilo que estรก dentro de nรณs, com esse infinitamente grande e total de uma vida? E aquilo que รฉ uma ideia de um Deus que tudo responde Nรฃo se nรฃo se concilia, vive se estas coisas. Nรฃo sรณ se estรก em uma constituiรงรฃo filosรณfica muito evidente.
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Quer dizer, os filรณsofos e os teรณlogos dรฃo ao trabalho de trabalhar esse assunto e tรชm respostas e propostas de caminho. Isso nรฃo รฉ absurdo, รฉ que รฉ. Vale a pena pensar nisso e vale a pena falar sobre isso. Nรฃo tenho grandes dรบvidas acerca disso, mas. Mas na experiรชncia de todos os dias, que รฉ hรก milhรตes de pessoas com fรฉ pelo mundo fora.
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E nรฃo sรฃo todos nรณs somos todos filรณsofos, por assim dizer. Nรณs, os que temos fรฉ e, portanto, parece me que no dia a dia, a experiรชncia pessoal e a experiรชncia de uma relaรงรฃo e por isso sim, pessoal e รญntima um Tu, a tua verdadeira, รฉ que te รฉ tรฃo verdadeiro e tรฃo honesto quando formos quanto formos capazes, sendo que isto obviamente implica o nosso interior.
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E ร s vezes nรณs temos dificuldade em ser honestos com o nosso prรณprio interior, porque vamos cรก encontrar coisas que preferรญamos que nรฃo estivessem cรก. Faz parte tambรฉm do nosso prรณprio crescimento e da maturidade humana. Por isso acho que hรก essa experiรชncia. E depois hรก um certo estarrecimento diante do Eterno, diante do Absoluto. E eu penso que mesmo as pessoas menos filosรณficas, por assim dizer, pessoas para quem as ideias intelectuais nรฃo sรฃo o seu espaรงo de manobra preferido.
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E mais nรฃo รฉ para o momento. A รกgua onde sรฃo, onde mergulham. Mesmo essas pessoas, acho que acho que รฉ inerente ร condiรงรฃo humana alguns desses estarrecimento. E eu penso que essas coisas, mais do que querer resolver, explicar, elas vivem com a inteireza da pessoa, nรฃo num nรฃo numa lรณgica de nรฃo penso, nรฃo explico, nรฃo quero saber, mas numa lรณgica de que quem sabe que as palavras e o pensamento que deve ir o mais longe possรญvel da investigaรงรฃo filosรณfica teolรณgica, deve fazer o seu caminho.
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E ainda bem que hรก teรณlogos e filรณsofos a fazer isso, mas mas que tragam na consciรชncia de que tambรฉm nรฃo รฉ a explicaรงรฃo lรณgica de tudo que explica a minha vivรชncia. Quer dizer, nรณs vemos o santo. Nรณs somos herdeiros de uma certa atitude iluminista cientรญfica e bem, porque dรก muito jeito ter um telefone que dรก para ver o outro lado do mundo mesmo.
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Segundo, mas รฉ essa lรณgica meramente racional tambรฉm nรฃo nos explica o valor de uma amizade, Tambรฉm nรฃo nos explica a beleza na arte e por isso esta sensaรงรฃo de que hรก aqui mais qualquer coisa nรฃo รฉ apenas uma sensaรงรฃo, รฉ uma experiรชncia existencial. Se um cientista provasse agora a existรชncia de Deus, isso tornaria a fรฉ mais forte ou mais fraca.
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Muita dificuldade com isso. Se porque o cientista nรฃo vai provar a existรชncia de Deus? Eu nรฃo posso. Nรฃo posso dizer, porque acho que รฉ por aรญ que vai perguntar. Eu, na minha experiรชncia, nunca vi uma oposiรงรฃo entre fรฉ e razรฃo. Nunca atravessei isso. Aliรกs, eu estudei engenharia no Tรฉcnico durante cinco anos. Tive uma humana desde o secundรกrio que a minha cabeรงa, por assim dizer, estava mais orientada para as ciรชncias exatas e para a fรญsica e para a matemรกtica.
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ร que o engenheiro depois se descobre padre e diz Aqui estรก a minha vocaรงรฃo. O que que รฉ isso de vocaรงรฃo? Como รฉ que se descobre isso? A vocaรงรฃo tem a ver com a certeza, com a consciรชncia, que, dentro da relaรงรฃo com Deus, รฉ o que eu sou, tambรฉm se esclarecem, ou seja, aquilo que eu sofro duramente nรฃo รฉ apenas o que me acontece ser, mas o que eu sou verdadeiramente, esclarece.
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Na relaรงรฃo com Deus, eu acho que descobrir a vocaรงรฃo รฉ esse processo de esclarecimento. Nรฃo รฉ que Deus mude o que eu sou, nรฃo รฉ que Deus tenha para mim umas ideias diferentes daquilo que eu sou e que รฉ a relaรงรฃo com Deus que vai esclarecendo a verdade acerca de mim. E por isso penso que vocaรงรฃo, isso รฉ verdade.
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E eu tenho uma pergunta que รฉ muito prรกtica, que รฉ como รฉ que alguรฉm que um dia de manhรฃ ou ร tarde ou ร noite nรฃo interessa, tem essa primeira ideia que รฉ eu vou dedicar me ร missรฃo de Deus e da Igreja Catรณlica. Depois discute isto com quem conversar? Com quem? Que? Como รฉ que isto aconteceu? Nรฃo hรก uma fรณrmula que seja igual para todos nรณs.
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Quis contar a minha experiรชncia e para mim o que fez diferenรงa foi que eu me fui envolvendo na vida da igreja, com campos de fรฉrias, com a vida na parรณquia. Eu sou do Estoril e por isso fui crescendo ali perto da parรณquia e isso foi tambรฉm nesse lugar e nesse contexto que os meus amigos e as suas amizades que que as principais amizades que duram atรฉ hoje desses tempos sรฃo desse contexto, Nรฃo todas, mas, mas muitas delas.
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E de repente, a vida da Igreja tornou se casa para mim. E isso รฉ um muito significativo. Claro que isso nรฃo significa ser padre, significa simplesmente querer levar a sรฉrio a vida, a vida cristรฃ. Agora, com o passar do tempo, eu fui percebendo e fui experimentando que o meu รฉ a minha vida, รฉ envolvido na vida da igreja.
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Me fazia muito mais sentido do que outra coisa qualquer. Mas depois hรก um momento zero, hรก um momento em que passa a ser a sรฉrio, deixa de ser uma ideia, uma projeรงรฃo, uma casa. E รฉ bom. A partir deste momento vai ser ordenado padre e, portanto, aรญ muda tudo. Ou nรฃo. As coisas vรฃo mudando porque nรฃo foi ordenado padre um dia para o outro.
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Claro que o dia da ordenaรงรฃo รฉ um dia decisivo e antes da ordenaรงรฃo eu nรฃo era padre. Depois da revoluรงรฃo, passei a ser o que se pensa nesse mesmo dia a minha vida. ร preciso muita coisa, pois um dia eu passei por uma experiรชncia bonita. Eu nรฃo sou muito dada a grandes grandes emoรงรตes nem lamechices meus, mas vou parar aรญ agora, porque eu fui ordenado na Igreja nos Jerรณnimos, a Igreja de Santa Maria de Belรฉm, que รฉ comprida como imagem.
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Conheรงa. E nรณs entramos na Igreja, vindos lรก do fundo e com o grande cortejo com os acรณlitos, outros padres, no fim, os bispos e. E ร medida que avanรงamos pelo corredor central da Igreja e vendo nas pessoas que lรก estavam nessa mesa uma quantidade de gente que tinha atravessado a minha vida noutras รฉpocas e de alguma maneira, foi um certo reconstruo reconstituir da minha vida toda.
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Porque? Porque vi a minha professora primรกria e depois vi que jรก nรฃo via nรฃo sei quantos anos perdi mais isto e mais aquilo. Os amigos do secundรกrio, os amigos daqui, os amigos dali e a famรญlia e estas e da jornada. Lembro me perfeitamente dessa experiรชncia ser claramente a minha vida desembocar aqui. Isso foi bonito, foi uma experiรชncia bonita que eu posso contar.
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Em termos prรกticos. Eu penso que a grande vantagem de ser padre รฉ que, se me permite lutar, lutar todos os dias contra uma coisa que รฉ muito tentadora, que รฉ muito tentadora e a gente vรช muito ร nossa volta que fazer da nossa vida uma coisa em que nรณs somos a personagem principal e hoje em dia popular. Essa ideia do self-made man que me construiu a mim prรณprio, que faรงo a minha vida acerca de mim prรณprio e corremos o risco de usar uma expressรฃo que nรฃo รฉ minha, mas que eu gosto de viver.
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Uma vida em que eu realizo o meu filme. Sou personagem principal, o realizador, o produtor, quem trata dos figurinos, quem faz a iluminaรงรฃo e tudo o resto. E devo dizer que uma vida meramente fechada no que eu sou e nos meus desejos, por muito grandes que sejam meus desejos, me parece uma vida muito, muito, muito aborrecida e muito fechada, muito curta, muito pequena e por isso a possibilidade de ser padre foi uma graรงa que Deus me deu tambรฉm por causa disso, porque eu sou obrigado, quer queira, quer nรฃo.
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Porque eu reconheรงo que รฉ atrativo fazer da nossa vida uma coisa sobre nรณs, mas eu sou obrigado, quer queira quer nรฃo, a lutar todos os dias contra isso e a fazer da minha vida uma coisa sobre eu e sobre os outros. E ter essa possibilidade para mim รฉ meio caminho andado para a minha vida ser feliz. Porque eu nรฃo acredito numa felicidade que fosse fechada a mim prรณprio.
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ร uma forma jura de serviรงo pรบblico permanente aos outros, ร comunidade, enfim, รฉ um apagamento do seu prรณprio desejo individual. Nรฃo acho que seja apagamento. E eu demorei algum tempo e tive algumas, algumas lutas comigo prรณprio e com Deus no tempo do seminรกrio, precisamente com isso, porque essas sรฃo ร primeira vista, parece que ou eu sou de Deus ou eu sou eu prรณprio e รฉ um caminho intermรฉdio, nรฃo รฉ um caminho intermรฉdio.
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ร que as duas coisas nรฃo sรฃo, nรฃo sรฃo opostas, nรฃo sรฃo mutuamente exclusivas. Elas nรฃo concorrem. E elas podem nรฃo ser sรณ isso. Nรฃo รฉ uma competiรงรฃo. E isso me foi. Foi importante perceber que a vida de serviรงo รฉ disponรญvel para os outros, que eu nรฃo posso dizer que tenho, porque, infelizmente, hรก muito egoรญsmo e muito autocentramento em mim mesmo, mas que pelo menos faรงo o possรญvel por tentar ter uma vida de serviรงo e de missรฃo.
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ร o lugar onde eu encontro o que eu sou de verdade. Isso รฉ que faz a diferenรงa. Mas a parte da pequena vaidade humana nรฃo faz de nรณs tambรฉm humanos. Lรก estรก, um bocadinho mais longe dos deuses. Faz de nรณs humanos e por isso eu percebo que seja atrativo. Mas a minha descoberta e de alguma maneira aquilo que eu vivo รฉ que รฉ a maneira como me faz sentido viver a vida.
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E devo dizer como eu reconheรงo que anda toda a gente. Se me perguntar, รฉ precisamente o contrรกrio, ร inverter essa lรณgica de achar que eu sei viver em funรงรฃo de mim prรณprio. Aรญ รฉ que eu vou ser feliz, vou realizar os meus desejos e eu percebo que isso รฉ atrativo e parece e รฉ instintivo. Nรณs temos um certo instinto de sobrevivรชncia que nos faz virar para dentro.
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Mas aquilo que que a tradiรงรฃo cristรฃ me ensinou รฉ que eu descobri existencialmente, รฉ que a nossa vida รฉ francamente mais aberta, mais feliz e mais inteira quando se faz da vida uma coisa sobre Deus e sobre os outros e isto รฉ difรญcil. Quer dizer, eu estou a dizer isto com a certeza absoluta de que eu nรฃo vivo isto com perfeiรงรฃo, nem pouco mais ou menos, mas passar a vida a lutar nesta direรงรฃo tem sido uma ocasiรฃo de uma possibilidade de viver muito feliz.
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Para alguรฉm que tem que falar de Deus. Muitas vezes รฉ exactamente nesse cruzamento entre o que รฉ o serviรงo, o que รฉ que รฉ vaidade. E estou a pensar em mim, muito em particular no discurso pรบblico, nas homilias lindas e nos sermรตes. Portanto, aquele momento em que eu fico sempre fascinado quando vejo alguรฉm falar bem, mesmo num num palco, num pรบlpito, รฉ uma coisa que me fascina, que รฉ quando nรณs vamos para cima, para um pรบlpito, quando nรณs estamos a falar a uma assembleia, estamos a falar dentro de uma igreja.
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Como รฉ que esse momento, o que รฉ, O que que se sente exactamente nessa bifurcaรงรฃo entre o que รฉ que รฉ serviรงo e o que รฉ a sua vaidade pessoal de fazer aquilo. Uma magnรญfica homilia. Um magnรญfico. Ironicamente, ironicamente, se eu for fazer uma homilia que jรก aconteceu, preocupada em sair me bem, isso vai me fazer estar de tal maneira consciente de mim prรณprio que isso me bloqueia e vai ser irmรฃo.
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ร preciso uma irresponsabilidade e eu estou convencido disso. Pelo -1 certa dose de inconsciรชncia, porque eu nรฃo falo como exemplo. O meu exemplo Tenho que ficar calado. Vou falar com minha consciรชncia porque faรงo o possรญvel por dizer coisas em que acredito e de propor maneiras de ver em que acredito. Mas. Mas eu tรด convencido de que, pelo menos.
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Enfim, cada padre e cada pessoa que fala em pรบblico terรก a sua experiรชncia. Mas a minha experiรชncia รฉ que eu preciso, Eu estou exposto e se estiver preocupado em sair me bem, isso vai tomar conta daquilo tudo e eu vou bloquear. Nรฃo vou ter liberdade de pensamento. As ideias nรฃo vรฃo fluir bem preparadas para ultrapassar as. Eu preparo me lendo os textos a partir dos quais vou falar os sons bรญblicos da missa desse dia.
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E eles estรฃo prรฉ definidos. Jรก os textos sรฃo definidos para o mundo inteiro. Nรฃo sรฃo todos, sรฃo sempre os mesmos mesmos dias. O calendรกrio para a Igreja de rito latino universal, portanto, รฉ sempre igual. Assim, nos dias de. Hรก alguns santos que nรณs celebramos que tรชm mais a ver com a nossa histรณria, com nossa tradiรงรฃo e que talvez nos Estados Unidos da Amรฉrica nรฃo sejam celebrar.
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E aรญ as leituras podem mudar, mas estรฃo onde estรก lรก o calendรกrio do Leste leres os textos e assim vais fazer uma interpretaรงรฃo do leia os textos e a partir do que leio, procuro duas ou trรชs ideias. O tempo que antigamente fazia pensava sempre em trรชs ideias. Hoje em dia tento pensar sรณ no modus, quer para nรฃo falar.
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Mas, mas รฉ bom e รฉ aqui um, trรชs, trรชs passos. O primeiro passo รฉ isso ler os textos e perceber que hรก ali trรชs ou quatro coisas que me dizem ร s vezes que tem a ver com a minha, como tambรฉm com a minha maneira, com a minha prรณpria histรณria e que se encontram com coisas que jรก foram importantes, com ideias e com e com passos bรญblicos que jรก foram.
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Portanto, para mim, alguma fase da vida. E obviamente, a minha histรณria tambรฉm estรก ali, mais ou menos inevitรกvel. Mas tem essa, essa primeira fase. Depois eu faรงo um esforรงo para olhar para o mundo, para perceber onde รฉ que vivemos, o que รฉ que se passa ร nossa volta. E รฉ muitas vezes reconheรงo nas ideias chave que o Evangelho que as leituras desse dia trazem รฉ uma confluรชncia muito, muito evidente, ร s vezes menos evidente, mas mas possรญvel de fazer.
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ร relevante em relaรงรฃo ao mundo em que vivemos. Usas aquela lente, aquele texto, aquela filosofia, o pensamento. Isso e pensas no tempo, Pensas no tempo. Nunca que estamos a viver as nossas contradiรงรตes. Faรงo um esforรงo por isso, ร s vezes nรฃo tenho imensa capacidade de fazer. Espero poder ser um leitor mais capaz da realidade. Enfim, cada um tem suas prรณprias limitaรงรตes, Mas.
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Mas faรงo o possรญvel por fazer muito para olhar para o mundo, nรฃo apenas na cronologia, mas no significado e no sentido do que andamos a viver. E penso que nรฃo รฉ sรณ pensar. Os textos bรญblicos sรฃo o resultado de uma experiรชncia de milhares de anos, de um povo e de uma e de uma igreja e por isso as nossas experiรชncias nรฃo sรฃo assim tรฃo originais.
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Vรฃo se repetindo, a natureza humana รฉ a mesma e depois o fermento das coisas, que รฉ a retรณrica, A maneira como tu organizas esse pensamento para cativar as pessoas que estรฃo ali, naquela para dizer eu nรฃo penso muito nisso, ou seja, a forma. Nรฃo penso muito nisso, mas nรฃo vais vendo como รฉ que as pessoas estรฃo a olhar, de como รฉ que estรฃo a ser dito.
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Era isso que eu ia dizer. Ficam mais felizes, ficam mais zangadas contigo. Faz muita diferenรงa o retorno das pessoas. Toma de frente porque as pessoas estรฃo caladas e estรฃo a ouvir mas, mas, mas, vรฃo, mas tem expressรฃo, eu faรงo, Eu nรฃo estou a falar para uma plateia anรณnima falar para pessoas concretas. E รฉ por isso reconheรงo na Ana, nesse retorno, no olhar, na Ana, percebo que as pessoas estรฃo atentas ou nรฃo estรฃo atentas.
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Percebe que os Clara jรก comeรงam a ver que jรก estรก a pensar noutra coisa, que estรก na altura de eu me calar.
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Mas isso faz diferenรงa ร s vezes. Houve uma altura da minha vida em que em que eu estava, em que eu, alรฉm de de ser capelรฃo do Universal, de catรณlica, tambรฉm estava a ajudar nas parรณquias aรญ em Algรฉs, em Miraflores e na Cruz Quebrada. E ร s vezes tinha duas ou trรชs missas no mesmo dia e por isso duas ou trรชs homilias em sรญtios diferentes e eu reconhecia que o impacto da reaรงรฃo das pessoas que me estavam a ouvir mudava a maneira como eu estava a falar.
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Mas sim, isso รฉ importante. Mas eu nรฃo penso muito na forma por ignorรขncia e nรฃo รฉ por nada, porque nรฃo, nรฃo, nรฃo estudei o suficiente para conseguir teorizar muito acerca das formas, mas. Mas percebo, eu preciso e faz toda a diferenรงa perceber que estou a falar de uma pessoa que me estรก a ouvir. Lembro me de nos tempos da pandemia em que estรกvamos todos em casa, nรณs filmรกvamos e transmitimos em streaming as celebraรงรตes.
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E รฉ muito, muito difรญcil falar para um computador, falar com uma lente porque nรฃo estรก lรก ninguรฉm. Lรก ninguรฉm. ร muito difรญcil, nรฃo. Tinha que fazer um esforรงo diรกrio e permanente para estar atento para aquilo, para conseguir. Quer parar para desenvolver isso? Isso nรฃo era em geral. Olha o que รฉ que, o que รฉ que foi? O que quer fazer?
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Lรก estรก uma homilia ou um sermรฃo num momento de grande festa, um de casas, uns amigos onde fazes um batismo de manhรฃ, de uma crianรงa, de alguรฉm que esteja muito prรณximo. Esses dias sรฃo os dias mais fรกceis de dizer, porque Primeiro porque a festa ajuda e as pessoas estรฃo predispostas a estar ali, de boa disposiรงรฃo e com vontade de lรก estar.
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E isso sรฃo os dias mais fรกcil, porque sรฃo dias de beleza e de grandeza. E รฉ Deus tem tudo a ver com a beleza, com grandeza. Portanto, nรฃo รฉ nada difรญcil fazer essas pontes e, portanto, รฉ mais fรกcil ligar. Olha, o ato da fala รฉ obviamente importante, mas depois hรก o ato de escuta. Por maioria de razรฃo, o momento em que tu escuta as pessoas num confessionรกrio nem consegues.
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Como รฉ que se escutam pessoas? Entรฃo, o primeiro ponto รฉ nรฃo querer encaixar o que as pessoas estรฃo a dizer. Na minha prรณpria experiรชncia, porque รฉ tentador nรณs ouvirmos e รฉ verdade. Vamos ouvindo e vamos conseguindo nos relacionar com o que estamos a ouvir. Mas รฉ importante fazer um esforรงo para nรฃo reduzir o que a pessoa me estรก a dizer ao que eu jรก vivi, porque isso deixe de estar a ouvir e passe passar mais uma vez.
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Estaria tudo a passar pelo filtro do eu. Isso seria bastante destrutivo ali daquela experiรชncia. E eu penso que a linguagem verbal, mas vai sempre acompanhada pelo resto e por isso aquilo que eu me sinto chamado a fazer diante de uma pessoa que estรก a falar comigo รฉ sobretudo quando comeรงa a falar de coisas que lhe sรฃo รญntimas e รฉ nรณs e eu, como padre, as pessoas, porque confiam na Igreja, mesmo sem me conhecer especialmente, falam me de coisas que ร s vezes nรฃo falam sobre a sua mulher.
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E รฉ entรฃo parece me que o grande ponto รฉ sempre reconhecer a pessoa inteira e o que ela estรก a dizer. A sua expressรฃo รฉ tentar estar atento a isso, atento a inteireza daquela pessoa. Eu faรงo esse esforรงo, vocรช se corre sempre vai deixa fazer esse esforรงo sรณ para que me critiquem. Nรฃo, nรฃo รฉ sรณ para aqui uma coisa que estรก a fazer um ruรญdo.
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Hรก um ruรญdo aqui nesta mesa de mistura. Hรก um microfone que estรก para aqui a subir e a descer. Ok. Eu estava a ouvir aqui um barulho de.
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Alguรฉm? Entรฃo eu estava aqui na manutenรงรฃo que pode resolver isso. O.k. Voltamos. Nรฃo tem problema, nรฃo estamos. Estamos absolutamente tranquilos. Jรก nรฃo se deitava? Nรฃo se preocupe. Nรฃo, nรฃo. Eu repito. Nรฃo tenho. Nรฃo tenho problema nenhum. E quando as coisas que tu ouves sรฃo demasiado difรญceis para tu prรณprio conseguires absorver e ajudar aquela pessoa. E isso acontece muitas vezes.
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Ou seja, eu nรฃo tenho resposta para tudo, mas tambรฉm nรฃo acho que o meu papel como padre ao ouvir alguรฉm seja em acompanhamento espiritual, seja em confissรฃo, nรฃo me parece que seja em conversas naturais que vรฃo surgindo. Nรฃo parece que o meu papel nรฃo parece sequer que o que as pessoas esperam de mim รฉ que eu tenha resposta para tudo.
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Porque nรฃo tenho e nรฃo hรก. Nรฃo hรก resposta por tudo que a gente vรช. Eu vim jรก, jรก, Jรก me falaram de grandes sofrimentos de tal maneira injustos e me ร primeira vista sem sentido, que รฉ muito difรญcil ter resposta para aquilo sobre isso nรฃo tenho grandes dรบvidas, mas eu tambรฉm nรฃo sinto que seja de repente da resposta das coisas todas.
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Eu acho que quando o assunto รฉ especialmente difรญcil e doloroso, o que isso quer de mim รฉ que รฉ a companhia de alguรฉm que a acompanhe naquilo. ร compaixรฃo. Compaixรฃo e companhia sรฃo prรณximas. Companhia no sentido de pessoa nรฃo se sentir sozinha naquela que รฉ o sofrimento. Uma vez posso contar uma histรณria. Acho que nรฃo cometi nenhuma inconfidรชncia.
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Houve uma pessoa que foi falar comigo que era uma pessoa que estava doente, terminal e sabia que ia morrer em meses e devia ter talvez 50, 60 anos, portanto, relativamente nova, muito nova para morrer. Certamente com filhos e preocupada. Essa pessoa estava preocupada com o que aconteceu aos filhos, etc, etc. E eu nรฃo sei lidar com isto. Quer dizer, nรฃo sei, nรฃo sei, nรฃo sei como รฉ que se resolve isto.
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Nรฃo sei, nรฃo tenho que saber porque dizer nรฃo รฉ possรญvel ter resposta para tudo. Agora, o que fazer? Depois da nossa conversa? Essa pessoa ficou muito contente e agradeceu me muita conversa, embora eu tivesse dito muito pouca coisa e penso que esse รฉ o ponto e nรฃo รฉ preciso dizer nada. Eu preciso de explicar ร pessoa que percebi o que ela me estรก a dizer, que a pessoa nรฃo estรก sozinha naquilo.
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E ร s vezes basta devolver ร pessoa o que ela acabou de dizer. Nรฃo para fazer ricochete do gรฉnero nรฃo tenho nada a ver com isso, mas para dizer eu percebi isso eu consigo. Eu nรฃo faรงo ideia o que รฉ estar naquela circunstรขncia, nesse sentido, nรฃo percebo na primeira pessoa, mas. Mas captar รฉ tanto quanto podia captar o que a experiรชncia dura e sofrida daquela pessoa.
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Isso faz com que a pessoa nรฃo se sinta sozinha. Claro que isto nรฃo รฉ tudo. Hรก coisas para fazer. รs vezes รฉ preciso recomendar ร pessoa que procure ajudas profissionais na psicologia, na psiquiatria, porque eu tambรฉm nรฃo sou psicรณlogo. Onde รฉ que estรก a fronteira entre o acolhimento e ouvir aquela pessoa? E a fronteira da recomendaรงรฃo do Conselho?
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Ou o caso de uma intervenรงรฃo para aquela, para que aquela pessoa tenha consciรชncia de que, nesse caso รฉ um caso extremo, mas obviamente que que nรฃo estรก a fazer a coisa certa, o que pode ainda, de alguma maneira mudar as coisas. E eu nรฃo sei do que รฉ que as pessoas falam quando sรฃo professor. Nรฃo se salvam, sรฃo sรณ um conjunto de tรณpicos.
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Estรกs ร vontade. Seria um pรฉssimo cliente? Provavelmente. Mas embora รฉ a arte do diรกlogo, รฉ um trabalho seguramente muito, muito interessante. Mas hรก um conjunto de tรณpicos um Um cardรกpio que tu hoje consigas dizer quais sรฃo as coisas com que habitualmente te vรฃo bater ร porta. Ou seja, tรชm dificuldade em fazer esse cardรกpio jรก prรฉ estabelecido. Tenho isso na Universidade Catรณlica e por isso tambรฉm a maioria das pessoas que falam comigo sรฃo de uma faixa etรกria determinada, que sรฃo estudantes universitรกrios, de que eles falam o que os inquieta.
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ร isso que eu tenho uma visรฃo enviesada, em que eu tambรฉm por causa disso. Mas hรก muita ansiedade dos outros. Hรก coisas que sรฃo mais ou menos do conhecimento geral nos dias que correm. Muita ansiedade, muita pressรฃo que eles prรณprios sentem ร s vezes. รs vezes รฉ a famรญlia que pรตe alguma coisa dessa pressรฃo. Mas tambรฉm acho que ร s vezes รฉ mais a interpretaรงรฃo que eles fazem do que do que vรฃo ouvindo da famรญlia, do que porque acho que nรฃo sรฃo os pais nem os irmรฃos que estรฃo a querer objetivamente pรดr a pressรฃo para que ele seja o melhor aluno que ร s vezes acontece.
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Mas isso รฉ relativamente raro. Mas hรก ali uma certa, um certo desfasamento entre o que me parece ser as boas intenรงรตes das famรญlias. Tudo o que a pessoa estudar รฉ que tem que ter boas notas. E como รฉ normal os pais dizerem aos filhos e depois o peso com que muitos dos estudantes vivem isso. Isso acontece e รฉ um falar em ansiedade, mas talvez mais do que ansiedade, o que eu vejo?
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Esta pressรฃo รฉ muita pressรฃo, muita expectativa sobre eles. Eles tรชm muitas expectativas sobre os prรณprios ร sua volta, tem muita expectativa sobre eles prรณprios. Claro que as pessoas sรฃo todas diferentes e eu nรฃo posso dizer que isto acontece a toda a gente, nem quero ser redutor nesse aspeto, mas isso รฉ claramente um assunto que nรฃo estรฃo a usufruir e a viver a vida de uma forma mais serena.
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Mas estรฃo com essa, com essa dimensรฃo, com essa pessoa. Sim, eu estou convencido que o nosso mundo tem uma velocidade que nรฃo tinha hรก uns anos atrรกs. Eu fui estudante universitรกrio num tempo em que os telemรณveis mandava mensagens, fazรญamos chamadas e cresci na escola secundรกria, num tempo em que nรฃo havia telefones e por isso era um descanso. Sim, em certo sentido.
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Eu ร s vezes apetece me pegar, mandar para o lago com o microfone. Mas, mas a experiรชncia, a experiรชncia destas pessoas, destes meninos, destes universitรกrios, dos discursos nos dias de hoje, รฉ uma experiรชncia de alguma saturaรงรฃo. O sujeito estรก em agendas cheias de coisas, mesmo em รขmbito de fรฉ. A vida da Igreja, na sua diversidade, oferece lhes propostas a toda a hora.
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ร momento de hoje. ร uma noite de oraรงรฃo nรฃo sei onde e depois รฉ uma conferรชncia e depois, aรญ sim, depois aquilo. E todos os dias hรก propostas e coisas e hรก uma certa necessidade que vem de querer estar em todo o lado e de ter muita dificuldade em dizer que nรฃo รฉ o grande. Para mim, a grande consequรชncia รฉ negativa, que extravasa, que รฉ difรญcil para os universitรกrios hoje em dia estarem inteiros alguma coisa, porque estรฃo sempre sรฃo sempre a coleccionar muita experiรชncias, mas muitas experiรชncias parciais.
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Porque vou a uma conferรชncia mas saio mais cedo, porque a seguir a minha amiga faz anos e depois a seguir ainda vou beber e portanto vou jantar com ela e a seguir ainda vou beber um cafรฉ com outro amigo que vai preparar nos para a semana e portanto a despedida รฉ no intervalo. Estou com o telefone ligado e a mandar para o telefone.
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E รฉ essa, essa velocidade que satura as agendas. E se existe ร s vezes nos grupos que acompanho, รฉ preciso marcar uma reuniรฃo e nรฃo dรก para marcar a reuniรฃo no prรณximo mรชs. Nรฃo hรก agenda que nรฃo hรก um dia livre no prรณximo mรชs. Eu tento dizer isto na minha agenda tambรฉm. รs vezes รฉ assim. Mas quer dizer, nรณs vivemos assim nesta velocidade e hรก uma saturaรงรฃo.
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Eu estou convencido de que essa รฉ uma das caracterรญsticas principais de saturaรงรฃo que leva depois a acumular experiรชncias parciais e a ter dificuldade a estar inteiro nalguma coisa. Muita dificuldade em dizer que nรฃo, em renunciar, porque isto parece que estou a perder alguma coisa. Parece que parece que me vai ser tirado alguma coisa porque eu disse que nรฃo.
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Jรก nรฃo vou estar muita dificuldade em renunciar, em dizer isto, nรฃo em viver uma certa solidรฃo que รฉ renรบncia, sempre implica o como faรงo? Como faรงo para para uma coisa agora que estou a ouvir falar? Que รฉ que a experiรชncia, se calhar diametralmente oposta a essa que รฉ a experiรชncia da peregrinaรงรฃo atรฉ muitas vezes solitรกria, e da Fรกtima, a ida a Santiago de Compostela, que.
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O que se tira dali รฉ exactamente esse sair da agenda. E รฉ a agenda, รฉ simplesmente caminhar consigo prรณprio atรฉ um determinado objectivo. E sendo que o objectivo nรฃo รฉ chegar a um sรญtio, รฉ pensar sobre a proibiรงรฃo. ร uma imagem muito forte da vida. A nossa vida comeรงa e tem um fim e tem um destino, um objetivo.
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Para quem tem fรฉ, o fim nรฃo รฉ apenas um ponto final, รฉ um ponto de chegada. E por isso a peregrinaรงรฃo รฉ tรฃo forte. Parece me, รฉ muito. Hรก muitas proibiรงรตes e sรฃo muito procuradas, por assim dizer. Tambรฉm me parece que por causa disto, porque Porque hรก ali uma imagem da minha vida, dos passos no caminho que me deixa cansado, que depois ร s vezes eu me engano no caminho.
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Depois tem que voltar, que essa preocupaรงรฃo em que o sรญtio onde eu quero chegar impacta o passo. Que luz isso รฉ, isso รฉ a nossa vida, isso รฉ nรณs. O futuro, o futuro estรก ร nossa espera. O futuro, o que nรณs vamos ser no futuro comeรงa hoje a ser construรญdo e por isso gosto da imagem da peregrinaรงรฃo, porque me parece que se reconhece a vida e a uma certa viagem interior e a acontecer, isso sim, รฉ uma coisa que eu queria dizer que nisso tambรฉm nรณs estamos a ironia hoje em dia, porque uma profissรฃo รฉ isso.
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Sรณ que ainda hรก uma certa tendรชncia para pelo menos nรฃo comeรงa nesses termos. Eu sรณ posso ir lรก no sรกbado ร tarde, portanto sรณ faรงo metade. E isto รฉ uma coisa que me estรก dizer Nรฃo, nรฃo, fazes me, nรฃo รฉ vรกlido. Ou vais no princรญpio ou nรฃo vais, porque senรฃo nรฃo vai ser mais uma experiรชncia parcial. E o objetivo desta peregrinaรงรฃo era dar te exatamente o contrรกrio dar um tempo para estar inteiro, desligado.
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Comeรงa no princรญpio, vais no fim. Nรฃo tens de preocupar onde รฉ que para declararmos isto vai te ser dado nesse tempo concentrado no na possibilidade do encontro contigo, com Deus e tu com o definitivo. O que รฉ que te traz? O que รฉ que nรณs aprendemos numa peregrinaรงรฃo? Muita coisa. E eu penso que numa profissรฃo principal hรก professores de profissรตes.
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Nรฃo hรก gente para fazer sรณ caminhadas ou para fazer uma preleรงรฃo. Mesmo como peregrinos, que รฉ como quem diz eu sei que vou chegar a um santuรกrio, sei que vou chegar, que sei que tenho um ponto de chegada e sei que sou esperado. E eu penso que isso de ser esperado รฉ uma das coisas que uma peregrinaรงรฃo a sรฉrio traz.
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Eu sei que sou esperado. Nรฃo รฉ que quando se vai para a Fรกtima, nรฃo รฉ que esteja lรก uma pessoa concreta no Santuรกrio de Fรกtima ร minha espera. ร, apesar de tudo, com pessoas que, mesmo que nรฃo tenham crenรงa religiosa, a peregrinaรงรฃo tambรฉm pode ser vivida com essa espiritualidade ou nรฃo? Sim e nรฃo. Ou seja, eu nรฃo, eu nรฃo acho.
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Nรฃo acho que premoniรงรฃo seja um exclusivo de quem tem fรฉ. A peregrinaรงรฃo, que รฉ como quem diz reconhecer que a minha vida tem um ponto de chegada onde eu sou esperado extravasa os limites visรญveis da religiรฃo e, portanto, nesse aspeto, sim. Mas acho que รฉ uma experiรชncia espiritual. E agora รฉ verdade que cada pessoa viverรก a espiritualidade da maneira que quiser.
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ร verdade tambรฉm que nos dias que correm, muita gente procura a vivรชncia espirituais fora da dimensรฃo institucional, como me acontecia no passado. Mas eu estou convencido que a dimensรฃo institucional nรฃo รฉ apenas uma dimensรฃo institucional. A Igreja Catรณlica nรฃo รฉ apenas uma instituiรงรฃo. A Igreja Catรณlica รฉ nรฃo รฉ o lugar do acesso a uma tradiรงรฃo de 2000 anos.
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ร mais porque entronca tambรฉm numa tradiรงรฃo ainda anterior a essa que me parece pertinente para sobreviver a vida. E eu penso que รฉ o encontro com uma sabedoria de vida. Tambรฉm รฉ um encontro com Deus, mas um Deus que se foi manifestando ao longo da histรณria, que foi ensinando a viver ao longo da histรณria, que foi ajudando a levantar as questรตes fundamentais da existรชncia.
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E por isso, a premiaรงรฃo. Uma peregrinaรงรฃo pode ser um lugar de encontrar tudo isso e de reviver isso tudo numa viagem seguramente com liberdade. A Bรญblia seguramente, sendo que a Bรญblia sรฃo muitos livros. Quem nunca leu a Bรญblia comeรงa por onde? O que รฉ que tu? Qual dos livros da Bรญblia Aquele que tu aconselharia a quem nunca entrou nessa porta e tu รฉ que podes ler qualquer coisa da Bรญblia?
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Tenho muita dificuldade em escolher um, mas eu acho que, na minha perspetiva, a Bรญblia converge para a pessoa de Jesus mesmo os tais textos antigos convergem para ali e para isso eu diria que ler, ler, ler um evangelho, ler o Evangelho de Sรฃo Joรฃo, talvez que รฉ o mais refletido, mas, mas, mas teolรณgico talvez pode ser uma boa ideia.
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Mas talvez todos os homens ler o Evangelho de Marcos, que รฉ mais curto, mas mais conciso, menos elaborado, mas ao mesmo tempo tambรฉm, mas talvez atรฉ por ser literariamente mais rudimentar e mais espontรขneo, mas mais terra a terra. Nesse aspeto acho que isso รฉ sempre uma coisa boa. Agora eu tenho imensa dificuldade em preferir um livro da Bรญblia em relaรงรฃo a outros, porque a Bรญblia tem literatura, uma beleza absolutamente extraordinรกria em tantas pรกginas.
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E sรฃo textos onde se trabalham todos os temas da existรชncia. Isso รฉ o que me fascina na Bรญblia. Nรฃo รฉ apenas isso, mas รฉ uma das coisas que me fascina a Bรญblia. Todos os temas fundamentais do que significa ser pessoa tรฃo trabalhados. E รฉ curioso porque estรฃo todos trabalhados de propรณsito. Eles nรฃo estรฃo lรก respondidos. A Bรญblia nรฃo รฉ um livro de respostas, รฉ um livro de perguntas.
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ร um livro de perguntas e de caminhos. E isso acho absolutamente fascinante. O livro das respostas tambรฉm os temos, mas sรฃo os catecismos, sรฃo as doutrinas. E ainda bem que eles existem, em certo sentido, porque sistematizou um caminho de sistematizaรงรฃo para viver. Mas. Mas a beleza extravasa tudo isso. A Bรญblia tem tem um, uma profundidade, precisamente porque ali estรฃo todos os temas da existรชncia.
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Jรก que falamos em perguntas e para fechar, que pergunta farรกs a Deus quando agora o encontrares dali, dali a bocadinho e ele aparecer? Entรฃo, Miguel, qual รฉ a tua pergunta? Eu nรฃo sei. Tenho menos coisas para perguntar e mais para contemplar. Mas sim, se tivesse que escolher uma pergunta, talvez eu lhe perguntasse porque tanto? Porque entรฃo, porque tanto?
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Porque? Porque uma das coisas que me fascina em Deus รฉ a abundรขncia e a grandeza. E isso, isso รฉ uma das coisas que marca e marca decisivamente a minha histรณria nos museus, que marca a histรณria da fรฉ cristรฃ, que รฉ um encontro com uma grandeza e por isso, de facto, รฉ muito e de coisas grandes que se trata de uma vida elevada, de uma vida que aponta para o alto, que nรฃo se contenta com pouco e por isso essa grandeza e aquilo que me fascinei era aรญ que eu queria, era nisso que eu queria que Deus me respondesse, acho eu.
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Obrigado, Miguel Vasconcelos. E eu de gosto.