Jรก ouviram falar de caรงa-talentos?
Nรฃo รฉ muito diferente de caรงa-tesouros. Mas na versรฃo: os melhores e mais dotados seres humanos para realizar uma tarefa ou feito.
O meu convidado de hoje, Tiago Forjaz, prefere ser visto mais como um descobridor e estimulador de talento do que propriamente um caรงador.
ร um libertador mais do que um perseguidor.
E partilha algumas das suas ferramentas.
A conversa toca as coisas que vivemos diariamente.
A ida ร entrevista de emprego. Ou o momento de entrevistar candidatos.
A maneira como lemos as pessoas. Ou como funciona o nosso instituto para descobrir o talento dos outros e tambรฉm os nossos.
De caminho falรกmos de lรญderes formais e informais.
E de como se dรก ou se bloqueia um processo de transformaรงรฃo.
Mas o principal รฉ mesmo o talento. Sim, aquela coisa que nos faz brilhar os olhos ou ver o brilho nos olhos do outros.
ร algo que se vรช, mas muito difรญcil de medir.
Se os nossos talentos tiverem espaรงo e tempo para fluir, seguramente a nossa vida serรก mais bem vivida.
E do que aprendi hoje deu para entender que o talento e a desempenho tem uma relaรงรฃo bastante contraditรณria.
O talento รฉ a magia. O desempenho รฉ medido com rรฉguas rรญgidas.
E tu, como exploras os teus talentos รบnicos?
TรPICOS & TEMPOS
(00:00:12) – A procura pelo talento
(00:02:51) – Libertar o talento
(00:04:06) – A entrevista de emprego
(00:06:36) – A importรขncia de perguntas e curiosidade numa entrevista de emprego
(00:06:52) – A ideia de caรงa talentos e a importรขncia de libertar o talento das pessoas
(00:09:49) – O potencial e o desempenho do talento
(00:12:53) – O que รฉ talento?
(00:14:56) – Observar e elogiar
(00:16:01) – Diversidade cognitiva
(00:19:27) – A importรขncia de libertar o talento das pessoas
(00:20:09) – A confusรฃo entre lรญderes e chefes
(00:23:15) – A responsabilidade dos lรญderes em desenvolver talentos
(00:24:23) – O papel dos lรญderes e o elogio
(00:26:00) – A mudanรงa nas estruturas organizacionais
(00:27:20) – A disponibilidade e permeabilidade dos lรญderes
(00:29:32) – A importรขncia da transformaรงรฃo
(00:30:23) – A falรกcia da transformaรงรฃo em cascata
(00:33:21) – Lideranรงa informal na transformaรงรฃo
(00:34:38) – A importรขncia de libertar o talento das pessoas
(00:37:03) – Identificar talentos nas pessoas
(00:39:14) – O que fazer com os talentos identificados
(00:39:54) – A importรขncia do talento nas organizaรงรตes
(00:40:21) – A confusรฃo entre talento e habilidade
(00:42:49) – A multiplicidade de talentos dentro de uma pessoa
(00:45:24) – Explorar o talento das pessoas
(00:45:53) – A importรขncia da atitude de confianรงa
(00:46:44) – Um dia bom para Tiago Forjaz
Mais informaรงรฃo sobre o tema:
Lista de fontes especรญficas sobre talento em Portugal:
- Instituto de Educaรงรฃo da Universidade de Lisboa: o Instituto de Educaรงรฃo da Universidade de Lisboa tem uma linha de investigaรงรฃo sobre talento e educaรงรฃo. O site do instituto possui informaรงรตes sobre essa linha de investigaรงรฃo, incluindo publicaรงรตes, eventos e projetos.
- Centro de Investigaรงรฃo em Educaรงรฃo e Desenvolvimento (CIED) da Universidade do Minho: o CIED da Universidade do Minho tem uma linha de investigaรงรฃo sobre talento e aprendizagem. O site do CIED possui informaรงรตes sobre essa linha de investigaรงรฃo, incluindo publicaรงรตes, eventos e projetos.
- Fundaรงรฃo Calouste Gulbenkian: a Fundaรงรฃo Calouste Gulbenkian apoia projetos de investigaรงรฃo e formaรงรฃo sobre talento. O site da fundaรงรฃo possui informaรงรตes sobre esses projetos, incluindo publicaรงรตes, eventos e programas.
Exemplos de fontes especรญficas sobre talento em Portugal:
- Artigo cientรญfico: “O desenvolvimento do talento em Portugal: desafios e oportunidades” (por Joรฃo Pedro Ferreira, Joรฃo Magalhรฃes e Maria do Cรฉu Roldรฃo, Revista Portuguesa de Educaรงรฃo, 2023)
- Livro: “O talento em Portugal” (por Joรฃo Pedro Ferreira, Joรฃo Magalhรฃes e Maria do Cรฉu Roldรฃo, Editora Escolar Editora, 2022)
- Site: “Talento Portugal” (site da Fundaรงรฃo Calouste Gulbenkian)
- TED Talk: “Como identificar e desenvolver talentos” (por Joรฃo Pedro Ferreira, TEDxLisboa, 2022)
Artigos cientรญficos:
- “O que รฉ talento?” (Revista Scientific American, 2019)
- “A natureza e a influรชncia do talento” (Revista Psychology Today, 2020)
- “Como desenvolver o talento” (Revista Harvard Business Review, 2021)
Livros:
- “O talento nรฃo รฉ suficiente” (por Daniel Coyle, Editora Best Seller, 2019)
- “A fรณrmula do talento” (por Geoff Colvin, Editora Alta Books, 2020)
- “O talento รฉ treino” (por Malcolm Gladwell, Editora Objetiva, 2021)
Organizaรงรตes:
- World Economic Forum
- OECD
- UNESCO
TRANSCRIรรO AUTOMรTICA
JORGE CORREIIA (00:00:12) – Ora viva! Bem vindos ao Pergunta Simples o vosso podcast sobre comunicaรงรฃo. Hoje mergulhamos na busca pelo Santo Graal do mundo moderno. Descobrir o รบltimo e mais talentoso dos talentosos. ร uma conversa onde se viaja entre a descoberta individual do nosso talento e da forma como as empresas e organizaรงรตes tentam caรงar o unicรณrnio, capaz de ser diferente e ao mesmo tempo, exactamente igual a qualquer um da organizaรงรฃo para vestir a camisola para nรฃo destoar. E para isso รฉ preciso talento, acreditem, muito talento para procurar um igual a sempre pintado de maneira diferente. Ou entรฃo nรฃo รฉ. Esta conversa รฉ, afinal, sobre o talento e sobre as vรกrias formas de como o talento se apresenta. Jรก ouviram falar de caรงa talentos? Nรฃo รฉ muito diferente de caรงa tesouros, mas na versรฃo, os melhores e mais dotados seres humanos para realizar uma tarefa ou feito. O meu convidado de hoje รฉ Tiago Forjaz. Prefere ser visto mais como um descobridor e um estimulador de talento do que propriamente um caรงador e um libertador, mais do que um perseguidor, e partilha algumas das suas ferramentas, que sรฃo ferramentas muito รบteis para todos nรณs.
JORGE CORREIIA (00:01:35) – A conversa toca as coisas que vivemos todos os dias a ida, a entrevista de emprego ou o momento em que entrevistamos candidatos, a maneira como lemos as pessoas ou como funciona o nosso instinto para descobrir o talento dos outros, mas tambรฉm para descobrir os nossos prรณprios talentos. De caminho, falamos de lรญderes formais e informais e aposto que nรฃo adivinham quais sรฃo os mais importantes numa organizaรงรฃo e de como se dรก ou se bloqueiam os processos de transformaรงรฃo. Mas o principal รฉ mesmo o talento. O principal desta conversa รฉ o principal no geral, sim. Aquela coisa que nos faz brilhar os olhos ou ver o brilho nos olhos dos outros รฉ algo que se vรช, mas que รฉ muito difรญcil de medir. Estรก aberto o episรณdio, Deixemos o talento fluir. A minha ideia รฉ falar sobre talento. E essa Bora รฉ esse, esse o Santo Graal que o Santo Graal, que estamos todos ร procura sempre do talento, nรฃo รฉ ver quem รฉ que. Para comeรงar a definir, definir talento. Mas a gente jรก lรก, gente, jรก lรก vai.
JORGE CORREIIA (00:02:42) – Viva Tiago Forjaz! Posso definir te como, Como? O quรช? Como? Como caรงa talentos? Pode ser? Achega o que eu acho.
TIAGO FORJAZ (00:02:51) – Que eu jรก nรฃo os caรงo. Eu gosto mais de libertรก los. Quer dizer, se calhar houve uma primeira fase da minha vida em que os caรงava. Agora gosto mais de soltรก los, de libertar.
JORGE CORREIIA (00:03:00) – Entรฃo, essa ideia de que a gente pode ir por aรญ em busca รฉ uma ideia quase mรญtica. Nรฃo รฉ? Em busca do Lรก estรก o prรณximo, Cristiano Ronaldo encontra meio Josรฉ Mourinho. Essa ideia nรฃo faz sentido para ti.
TIAGO FORJAZ (00:03:12) – Nรฃo faz? Podes. Podes ir num safari e descobrir pessoas. Acho que a ideia da descoberta e da exploraรงรฃo รฉ gira, mas a ideia da caรงa jรก nรฃo รฉ tรฃo positiva. Jรก hoje, com o pano e tudo, nรฃo podemos propriamente falar.
JORGE CORREIIA (00:03:25) – Parece uma coisa mais selvagem e.
TIAGO FORJAZ (00:03:28) – Antigamente a malta dizia que era escasso a cabeรงas. Eu costumava brincar e dizia para eu caรงa cabeรงa, mas entrei com o corpo senรฃo isto nรฃo funciona.
TIAGO FORJAZ (00:03:35) – Mas nรฃo acho que eu vejo mais como libertador, porque eu acho que todas as pessoas tรชm talento e รฉ o segredo em nรณs afiar nos os olhos para descobri lo. E como รฉ que isso se faz?
JORGE CORREIIA (00:03:48) – O que isso significa? Que pode haver talento que estรก de alguma maneira, ou escondido ou amarrado?
TIAGO FORJAZ (00:03:56) – Sim, claramente. Para mim isso faz todo o sentido todos os dias.
JORGE CORREIIA (00:04:01) – O que รฉ que tu? O que รฉ que tu usas? O que รฉ que? Qual o teu material de garimpa?
TIAGO FORJAZ (00:04:06) – Nรฃo hรก muito material a perguntas. Hรก tรฉcnicas que eu acho que eu acho que na realidade รฉ muito simples. A melhor forma รฉ observaรงรฃo, ร quando nรณs conseguimos ter tempo e amor fica muito fรกcil mesmo, Mas temos que estar treinados para isso. Temos que ser capazes de estar permanentemente a procurar e a ver o que รฉ que, o que รฉ que a pessoa faz que รฉ especial, quando รฉ que ela se transforma, Quando รฉ que lhe brilham os olhos? Quando รฉ que ela perde noรงรฃo do tempo, por exemplo.
TIAGO FORJAZ (00:04:35) – Hรก imensos, imensos sintomas que as pessoas experimentam quando usam o seu talento. รs vezes elas รฉ que nรฃo estรฃo conscientes.
JORGE CORREIIA (00:04:43) – ร curioso porque quando quando nรณs vamos a uma entrevista de emprego, aquilo que tu estรกs a descrever รฉ eu estou a pensar assim. Isso รฉ exactamente o contrรกrio do que acontece numa entrevista de emprego, em que hรก um processo, em que hรก um formalismo, em que hรก quase um implรญcito do fingimento. Nรฃo รฉ vรช las de portas bem para seres a que o candidato fit que รฉ certo mesmo aqui nestas 322 alรญneas que a gente pรดs na entrevista de emprego.
TIAGO FORJAZ (00:05:12) – ร infeliz que atรฉ atรฉ me custa ouvir te dizer isso, porque eu acho que, de alguma maneira o.
JORGE CORREIIA (00:05:17) – Preconceito.
TIAGO FORJAZ (00:05:17) – Nรฃo, nรฃo. De alguma maneira eu tenho a certeza que tu tens toda a razรฃo. Infelizmente รฉ atรฉ estatisticamente, mas eu nรฃo consigo ver isso assim porque fui sempre contra isso. Ou seja, eu acho que as pessoas nรฃo vรฃo a uma entrevista de emprego para arranjarem um emprego. As pessoas vรฃo a uma entrevista para descobrir qual รฉ que รฉ o seu talento e quem tem a responsabilidade de fazer uma boa entrevista.
TIAGO FORJAZ (00:05:40) – Na realidade, tem duas responsabilidades uma รฉ de conseguir extrair dessa pessoa aquilo que verdadeiramente a torna singular e de sรณ depois disso, combinar com a pessoa se aquilo que ela tem como desafio faz sentido para a pessoa que tem ร frente. E, portanto, como รฉ que isso faz e quer dizer? E para mim รฉ tรฃo natural que รฉ difรญcil explicar. Mas olha, se calhar tรฉcnicas muito simples. Uma boa entrevista รฉ como um bom jogo de futebol, 50% do tempo de posse de bola para os dois lados. Hรก coisas que nรณs preparamos e que queremos dizer sobre nรณs e portanto, convรฉm ter jรก uma tรกctica de jogo, ok? Eu vou tentar jogar com esta estratรฉgia e isto รฉ importante eu dizer, mesmo que nรฃo me perguntem. Hรก perguntas que eu tenho que preparar e que รฉ que sรฃo importantes para mim, porque eu tambรฉm estou comprador de oportunidade e, portanto, e muitas vezes รฉ aรญ que falha, porque quem contrata tipicamente contrata mais pela qualidade das perguntas que sรฃo colocadas do propriamente pelo que as pessoas dizem.
JORGE CORREIIA (00:06:36) – Espera, isso interessa me. Quer dizer que numa entrevista de emprego tu estรกs a ser julgado nรฃo sรณ pelo conteรบdo do teu pacote como tambรฉm. Pela tua forma de perguntar, pela tua curiosidade, claro, claro.
TIAGO FORJAZ (00:06:52) – Pela forma e pela e pelo alcance das perguntas. Porque, repara, as pessoas tรชm esta ideia de que o que elas estรฃo a fazer รฉ matching. Estรฃo a tentar encaixar a tua experiรชncia dentro daquilo que รฉ necessรกrio para uma determinada responsabilidade. Isso รฉ um absurdo, porque, se reparares bem, quer dizer, toda a gente diz que ninguรฉm gosta de contratar mercenรกrios. Nรณs nรฃo queremos mercenรกrios, mas toda a ideia de ir contratar alguรฉm baseado na experiรชncia รฉ um absurdo.
JORGE CORREIIA (00:07:19) – Parece uma compra de uma vaca leiteira. Exacto.
TIAGO FORJAZ (00:07:21) – Porque? Porque depois as entrevistas passam a ser narraรงรตes do currรญculo que atรฉ jรก estรก escrito. E eu percebo que a maior parte das pessoas que entrevistam, entrevistam em sรฉrie e, portanto, na realidade nunca leram o currรญculo, o que รฉ tambรฉm por si sรณ, jรก bastante triste. Mas uma entrevista nรฃo pode nem deve ser.
TIAGO FORJAZ (00:07:38) – A descriรงรฃo do currรญculo deve ser um conjunto de marcos na carreira, feitos coisas que foram interessantes e que รฉ que permitiram a pessoa ter um determinado contexto, um determinado resultado e algumas aprendizagens. Portanto, uma entrevista fica muito mais rica quando nรณs conseguimos olhar para a experiรชncia passada, dissecar cada capรญtulo com o que รฉ que era o contexto, qual รฉ que era o desafio, o que รฉ que foram os achievements, quais รฉ que foram os feitos que eu consegui alcanรงar comigo, com a minha equipa e o que รฉ que eu aprendi dessa experiรชncia? E, portanto, porque nรณs nรฃo contratamos sรณ com base na funรงรฃo, nรณs contratamos com base nos desafios que nรณs superamos. E eu acho que hoje em dia, cada vez mais faz mais sentido entrevistar e contratar pessoas que fizeram vรกrias vezes bem pela primeira vez, porque essas pessoas estรฃo sempre dispostas a aprender. Elas nรฃo se agarram a especialidade do que pessoas que fizeram vรกrias vezes a mesma coisa sรฃo plรกsticas. No fundo, eu acho รฉ que elas ficam rรญgidas, nรฃo รฉ?
JORGE CORREIIA (00:08:35) – ร lรก, mas, mas, mas, pelo contrรกrio, o implรญcito nestas conversas diz me se mais uma vez eu estou a ter um preconceito e vamos ali ao mercado comprar um valor feito.
JORGE CORREIIA (00:08:46) – Lรก estรก a ideia de vamos lรก comprar um Cristiano Ronaldo que jรก deu provas de fazer a mesma coisa. Muito bem, de preferรชncia na indรบstria que nรณs trabalhamos, que รฉ aquela coisa de ah, vocรช nรฃo trabalha na relojoaria, As que estรฃo se calhar nรฃo tรชm experiรชncia. Vamos ร procura de no fundo, de fotocรณpias, nรฃo รฉ? Se calhar vรฃo substituir a pessoa que jรก lรก estava, que รฉ exactamente uma fotocรณpia esperando resultados completamente diferentes.
TIAGO FORJAZ (00:09:11) – Sim, eu acho que รฉ uma. ร uma dicotomia. Evidente que as empresas nรฃo podem apostar sรณ em talento, porque o talento demora tempo a desenvolver se. E รฉ e รฉ a performar. Mas o talento, a origem da palavra talento รฉ uma moeda. Apesar de ser sรณ uma. Tem dois lados, tem o potencial e tem a performance. As empresas estรฃo viciadas em olhar para a performance e nรฃo querem investir o tempo necessรกrio para extrair do potencial novas performances. Portanto, entramos numa roda dentada, quer dizer, num jogo viciado de atender sรณ a experiรชncia e a performance รฉ a prova dos nove e, portanto, o potencial รฉ uma coisa tangรญvel.
TIAGO FORJAZ (00:09:49) – Quando nรณs olhamos para o Ronaldo, รฉ um clรกssico que interna conversa estรบpida de que o Messi รฉ que tem talento e o Ronaldo รฉ um gajo esforรงado. Isso รฉ das coisas que mais me irrita porque รฉ.
JORGE CORREIIA (00:10:00) – Ridรญculo em si mesmo.
TIAGO FORJAZ (00:10:02) – ร ridรญculo. Quer dizer, isto รฉ conversa de imbecis.
JORGE CORREIIA (00:10:04) – Se nรฃo tivesse talento, nunca poderia chegar ao nรญvel que chegou.
TIAGO FORJAZ (00:10:07) – Atรฉ porque as duas coisas sรฃo sinรณnimos de talento. Portanto, o Ronaldo quando estava lรก na Madeira alguรฉm reparou no rapaz e ligou pk estava a ver. Potencial, claro รฉ o potencial.
JORGE CORREIIA (00:10:16) – Quando vem para o Sporting. Claro que isso aconteceu e quando foi para o Manchester, como รฉ evidente. Portanto houve vรกrios nรญveis de pessoas que percebiam muito daquilo que disseram. Estas caracterรญsticas sรฃo, obviamente de.
TIAGO FORJAZ (00:10:27) – Talento, naturalmente, portanto. Mas essa รฉ a primeira fase do talento, que รฉ o potencial, que รฉ quando nรณs vemos que hรก qualquer coisa na pessoa e a pessoa num mecanismo de experimentaรงรฃo, de aprovaรงรฃo, Portanto, รฉ um estรญmulo, decide repetir uma determinada atividade.
TIAGO FORJAZ (00:10:44) – Isto, isto tem uma explicaรงรฃo neurolรณgica, que รฉ quando nรณs somos crianรงas e experimentamos uma coisa e o nosso Pai aplaude. O estรญmulo faz com que a crianรงa quer repetir e o nosso cรฉrebro comeรงa a reparar que nรณs estamos a usar um determinado circuito neuronal mais vezes do que outros e, portanto.
JORGE CORREIIA (00:11:01) – Ficamos mais felizes e logo, com mais vontade de voltar a experimentar coisas novas.
TIAGO FORJAZ (00:11:05) – Evidente, Mas tambรฉm quimicamente รฉ importante descodificar esta cena da felicidade. Isto hoje em dia tem uma abordagem diferente. Chama se mielina. ร uma droga, aumenta em 100 vezes a velocidade e a capacidade de percorrer esse percurso neuronal. Portanto, a exploraรงรฃo do potencial, sobretudo em idades muito novas, รฉ absolutamente exponencial e por isso รฉ que estamos cheios de prazer a experimentar aquilo que se chama flow fluir. Felicidade estรก dizendo. Perdemos a noรงรฃo do tempo, perdemos a noรงรฃo dos nossos problemas emocionais. A partir de certa altura nรณs ficamos competentes. Mas รฉ a partir desse momento que nรณs fazemos uma inversรฃo absoluta e completa que a partir daรญ o que interessa รฉ trabalhar os nossos defeitos.
TIAGO FORJAZ (00:11:46) – Portanto, รฉ a tal histรณria da prรกtica deliberada das 10.000 horas. ร por causa disso que o Ronaldo ficava a marcar livres, porque ele nรฃo era bom nisso. Portanto, sรฃo duas tรฉcnicas que, depois de nรณs sermos competentes, elevam o patamar para a excelรชncia. Portanto, se eu souber quais sรฃo os meus defeitos, se eu tiver um mentor que tenha uma relaรงรฃo emocional comigo, que saiba abordar me para eu superar me nas coisas que eu nรฃo faรงo bem, entรฃo consigo alcanรงar a excelรชncia. Se dentro dessa relaรงรฃo eu quiser construir histรณria, se eu tiver a minha biografia, como tem o Ronaldo, se eu quiser mesmo ser o melhor do mundo, tiver uma boa mentoria e tiver essa prรกtica, entรฃo jรก nรฃo รฉ nada prazeroso, ร esforรงo absoluto. Mas estas sรฃo sรฃo as duas facetas da mesma moeda. Mas as pessoas adoram esta ideia romรขntica de que ou se nasce com talento ou se desenvolve. E se eu nรฃo vejo o talento รฉ porque ele nรฃo existe. Quer dizer, essa quantidade de absurdos que existem sobre o descodificar, o que รฉ que รฉ o talento?
JORGE CORREIIA (00:12:46) – E entre o talento, podemos comeรงar por aqui.
JORGE CORREIIA (00:12:51) – O que รฉ que รฉ o talento?
TIAGO FORJAZ (00:12:53) – Talento รฉ uma coisa que nรณs fazemos e gostamos. Se tu perguntares uma crianรงa de sete anos o que รฉ talento? Eles sabem, Eles respondem exactamente, Isto รฉ uma coisa nรณs fazemos e gostamos e, portanto, por definiรงรฃo, toda a gente tem. ร uma coisa que que nos faz brilhar os olhos e รฉ uma coisa que faz com que os nossos pais se sintam orgulhosos e, portanto, se nรณs deixarmos que isso seja verdadeiramente a primeira definiรงรฃo de talento, entรฃo depois podemos eventualmente preocupar nos com performance. Notas A gente depois leva os nossos filhos ร escola, Depois parece que a รบnica coisa que conta sรฃo as notas e que se nรฃo houver nada tangรญvel que corrobore a capacidade de alguรฉm, entรฃo รฉ porque nรฃo a tem.
JORGE CORREIIA (00:13:33) – O puto nรฃo passou, nรฃo teve uma boa nota, logo รฉ estรบpido e pode nรฃo ser. Pode haver vรกrias coisas neste contexto que podem desafiar esse princรญpio, naturalmente. Estรฃo a gostar do Pergunta simples. Estรฃo a gostar deste episรณdio? Sabia que um gesto seu me pode ajudar a encontrar e convencer novos e bons comunicadores para gravar um programa que jรก Esta? Esse subscrever na pรกgina e pergunta sempre Pronto, como tem lรก toda a informaรงรฃo de como pode subscrever, pode ser por email, mas pode ser ainda mais fรกcil subscrevendo no seu telemรณvel atravรฉs de aplicaรงรตes gratuitas como o Spotify, o Aple ou o Google Podcasts.
JORGE CORREIIA (00:14:13) – Assim, cada vez que houver um novo episรณdio, ele aparece de forma mรกgica no seu telefone e รฉ a melhor forma de escutar a pergunta simples. Tu falaste agora aqui de de, por um lado, de potencial de coisas que nรณs conseguimos fazer e, por outro lado, de defeitos que รฉ preciso limar coisas. Como รฉ que as ideias de melhoria, nรฃo รฉ? ร mais interessante tu explorares o potencial e desenvolveres progressivamente essas capacidades que te fazem brilhar os olhos e que te tornam muito especial. Ou investires mais tempo a tentar resolver as tuas pernas de pau.
TIAGO FORJAZ (00:14:56) – Olha, eu tenho uma convicรงรฃo profundรญssima que isto รฉ uma precedรชncia. Nรฃo acho que seja uma escolha. Tens que fazer as duas, mas tens que fazer uma antes da outra. Portanto, se pensares nos jesuรญtas, os jesuรญtas sempre tiveram esta tรฉcnica, que รฉ a tรฉcnica do elogio. Portanto, quando tu vais espalhar a palavra do Senhor pelo mundo e nem sequer falas a lรญngua, a primeira tรฉcnica รฉ observares e dares crรฉdito. Hรก coisas que tu achas que sรฃo singulares, portanto, o elogio faz com que o outro tenha consciรชncia de que tu vens por bem e quando tu vens por bem, รฉ mais fรกcil tu, depois de haver essa confianรงa.
JORGE CORREIIA (00:15:32) – Abrir a porta.
TIAGO FORJAZ (00:15:32) – Dizer te assim Epรก, isto รฉ que se calhar nรฃo estรก tรฃo bem. Queres ajuda? ร muito mais fรกcil. As pessoas, as empresas estรฃo afiadas para dizer o que รฉ que estรก mal e comeรงam pelo. Pela performance dentro de uma empresa, a primeira coisa que dizem para tu nรฃo รฉs tรฃo bom nรฃo รฉ que se veja a fazer uma formaรงรฃo, portanto รฉ o mundo normal que รฉ normalizam, tem tudo, mas sรฃo incapazes. Pois numa caixa assim, quer dizer, querem que tu sejas normal, nรฃo รฉ mesmo? Nรณs dois falamos muito de diversidade e queremos pessoas muito diferentes. E queremos crescer.
JORGE CORREIIA (00:16:00) – Mas nรฃo queremos.
TIAGO FORJAZ (00:16:01) – Nรฃo queremos nada. Nรณs queremos moldar as pessoas que sรฃo diferentes depois das recrutamos, quer dizer, e depois? Os critรฉrios sรฃo absurdos. E a cor, e o tamanho? E o sabor e cultura, quando na realidade a รบnica coisa que importa, sobretudo uma organizaรงรฃo, รฉ a diversidade cognitiva. Portanto, ร s vezes temos mais diversidade no de um e de um entre gรฉmeos que pensam de formas diferentes do que termos pessoas com alturas e idades e cores diferentes.
TIAGO FORJAZ (00:16:27) – Nรฃo percebe?
JORGE CORREIIA (00:16:28) – Isto รฉ muito complicado, porque se estรกs formatado para a performance, para fazer muito bem, muito depressa, para dar muito leite e para produzir muito. E se te vรฃo buscar pela diversidade, mas a seguir te tentam arredondar para para caber dentro do puzzle. Tu podes encontrar os melhores do mundo, porque eles um par de anos e sรฃo transformados em zebras cinzentas.
TIAGO FORJAZ (00:16:53) – Sim, mas repara, รฉ que isto รฉ que o que falta compreender รฉ que isto nรฃo รฉ uma dicotomia. Nรฃo รฉ preciso escolher. Isto nรฃo รฉ zero ou nรฃo รฉ binรกrio. Quando nรณs olhamos, por exemplo, por uma Google, a Google tem um modus operandi que รฉ regra de 80, 20, que รฉ, por um lado, eles sรฃo obcecados com a excelรชncia e, portanto, eles sabem que รฉ muito importante ter especializaรงรฃo, ter pessoas que sabem do que รฉ que estรฃo a fazer. Mas 20% do tempo essas pessoas tรชm que estar a preocupar se com coisas que as apaixonam, que nรฃo dรฃo dinheiro, nรฃo sรฃo sobre eficiรชncia, nรฃo sรฃo sobre a execuรงรฃo, sรฃo sobre a colaboraรงรฃo, sobre inovaรงรฃo.
TIAGO FORJAZ (00:17:27) – E, portanto, รฉ esta. Esta sinergia tem que ser possรญvel. Ou seja, eu nรฃo tenho que escolher sรณ pessoas com potencial que nunca fizeram nada, nem pessoas que sรฃo peritas e portanto, nรฃo podem ser questionadas e nรฃo tรชm que aprender nada e nรฃo sabem nada. Portanto, essa mistura tem que ser, por um lado, sistemicamente conhecida. Portanto, a ideia de que eu tenho que estar permanentemente a extrair valor de uma coisa que jรก conheรงo, mas tambรฉm tem que estar a criar o futuro, porque senรฃo as pessoas, as pessoas e as empresas morrem e ficam cinzentas de funcionar sรณ de uma forma. E essa esse desconforto รฉ absolutamente necessรกrio. Nรณs aprendemos mais e melhor quando estamos desconfortรกveis, mas como seres humanos somos, nรณs somos perigosรญssimos. Nรณs somos muito preguiรงosos. Portanto, se nรณs pudermos, nรณs queremos gastar o menos energia cerebral possรญvel, porque รฉ uma questรฃo de sobrevivรชncia. Portanto, nรณs estamos desenhados dessa maneira. E mais, no coletivo. Quando fazemos este coletivo, tambรฉm ficamos preguiรงosos e queixamo nos tudo e sempre nos dรก um desafio.
TIAGO FORJAZ (00:18:24) – E agora diz que chatice, lรก vem mais um. Mas isso รฉ um vรญcio, nรฃo รฉ? Portanto, as pessoas elevam se quando estรฃo fora da sua zona de conforto e esse desconforto tem que ser construรญdo, estimulado, abraรงado.
JORGE CORREIIA (00:18:37) – Mas esse desconforto nรฃo pode gerar uma inseguranรงa tal que faz com que alguรฉm possa inibir, no fundo, a execuรงรฃo do seu prรณprio talento.
TIAGO FORJAZ (00:18:46) – Eu acho que o desconforto nรฃo queria nada de mal. O que cria desconforto รฉ a forma como os lรญderes acham que punir alguรฉm ou que a mediรงรฃo รฉ diferente do desconforto. A maior parte das coisas que nรณs aprendemos na vida nรฃo sรฃo prazerosas. E รฉ preciso ter esta consciรชncia. Agora nรณs dizemos sim a esta formaรงรฃo. Todas as pessoas nรฃo. As pessoas nรฃo gostaram da formaรงรฃo. Rogers. Nem tudo o que nรณs aprendemos รฉ sobre o prazer. Isto nรฃo รฉ entretenimento. Nรณs nรฃo estamos a ir ao cinema. Hรก coisas que podem ser e hรก outras que nรฃo sรฃo, porque nรณs, para desenvolvermos, precisamos de falhar. Nรณs. O ser humano aprende num exponencial, desde que o deixe falhar.
TIAGO FORJAZ (00:19:27) – Agora nรณs, quando juntamos equipa, estamos sempre a pรดr um cap sobre o potencial risco. E para isto vou falar com o meu chefe. Fazemos uma reuniรฃo para a semana que vem. Portanto, quando se fala da vulnerabilidade das pessoas e disso estamos a falar, nรณs nรฃo queremos arriscar, mostrar as nossas fraquezas. Nรณs nรฃo queremos mostrar o fracasso, o erro, o disparate. E se repararmos, quando as crianรงas brincam, elas nรฃo fazem outra coisa. Elas passam a vida a fazer disparates e a rirem se.
JORGE CORREIIA (00:19:53) – Mas nas organizaรงรตes, falhar pode ser. Pode ser nรฃo ser premiado, pode ser ser despedido. No limite. E por isso toda a gente se organiza na cadeia alimentar para disfarรงar o falhanรงo. Isso.
TIAGO FORJAZ (00:20:07) – Isso.
JORGE CORREIIA (00:20:08) – A comeรงar pelos lรญderes.
TIAGO FORJAZ (00:20:09) – ร um carnaval.
JORGE CORREIIA (00:20:11) – Para os.
TIAGO FORJAZ (00:20:11) – Lรญderes. Como รฉ que os lรญderes funcionam? Nรฃo, nรฃo รฉ pelos lรญderes, รฉ pelos chefes, nรฃo รฉ? Mas o problema รฉ que em Portugal, os chefes nรฃo os lรญderes. No mundo em particular, as pessoas confundem as duas coisas bastante frequentemente.
TIAGO FORJAZ (00:20:21) – E para mim, um lรญder รฉ uma pessoa que influencia positivamente e qualquer pessoa pode liderar. Eu muitas vezes digo que no meu prรฉdio onde eu trabalho, o primeiro lรญder que eu encontro รฉ o porteiro, que todos os dias me oferece um sorriso e que me influencia positivamente. Quando eu lhe falta, eu noto a falta dele e se ele.
JORGE CORREIIA (00:20:39) – Estiver triste, tu sentes logo em cima.
TIAGO FORJAZ (00:20:41) – Agora nรฃo รฉ porque eu tenho o poder de me abrir a porta, ou aquele ou aquele tem o poderzinho. Nรฃo รฉ de ser porteiro, รฉ porque ele de facto inspira as outras pessoas. Nรณs nรฃo precisamos de ter aqui nenhuma sobre os outros, mas as chefias que gostam muito e que ficam agarradas. Esta ideia de que, como eu que cheguei aqui e deram me o estatuto do poder, entรฃo eu tenho que preservรก lo. Elas de facto criam essa competiรงรฃo, essa tensรฃo, essa ideia da puniรงรฃo e portanto, isso rebenta com os ambientes de aprendizagem. Nรณs, Se nรณs formos pais violentos, os nossos filhos nรฃo querem brincar.
JORGE CORREIIA (00:21:15) – Claro. Portanto, tens que criar esse essa. No fundo, esse espaรงo para que isso possa acontecer.
TIAGO FORJAZ (00:21:21) – Sim, eu acho que isso รฉ muito giro. Os meus filhos andaram no Liceu Francรชs e a certa altura eu apercebi me que eles usavam a palavra aprender como sinรณnimo de ensinar e o corrigiu. Isso nรฃo รฉ aprender, รฉ aprender. Tens que encontrar a palavra francesa para o ensinar e curiosamente, eu รฉ que estava errado. Ou seja, em francรชs, aprender quer dizer as duas coisas aprender e ensinar. E eu acho que isso รฉ uma liรงรฃo, porque os melhores lรญderes sรฃo aqueles que aprendem contigo. E como nos professores, os melhores professores no liceu, na faculdade, sรฃo aqueles que nรฃo querem ensinar te, eles querem aprender contigo. Portanto, eles sentam se ao teu lado e aprendem contigo e riem se. Isso รฉ uma coisa espetacular. Portanto, a lideranรงa nรฃo รฉ o exercรญcio de um cargo de poder, รฉ um estatuto temporรกrio que nรณs temos. Eu, como pai, eu ร s vezes lidero e outras vezes sรฃo eles que me lideram a mim.
TIAGO FORJAZ (00:22:13) – Portanto, o verbo liderar nem sequer se conjuga no verbo ser. Eu nรฃo sou lรญder, eu estou lรญder ou nรฃo estou lรญder e, portanto, รฉ uma coisa intermitente e รฉ uma coisa que nรณs devรญamos ter humildade para aceitar. Portanto, eu diria que os lรญderes tentam ser consistentes e fazer isso de uma maneira, num contรญnuo positivo. O que รฉ que O.
JORGE CORREIIA (00:22:35) – Que รฉ que tem que ter? Que talentos tem que ter um lรญder para para ter, para para funcionar dessa maneira?
TIAGO FORJAZ (00:22:41) – Eu acho que nรฃo hรก uma receita. Eu acho que todas as pessoas lideram com uma receita muito individual, muito personalizada.
JORGE CORREIIA (00:22:47) – Porque รฉ isso que normalmente nรณs, quando aqueles lรญderes que nรณs reconhecemos de uma forma automรกtica e um bocadinho, isso quer dizer, nรฃo hรก uma fotocรณpia daquilo alma, aquela, aquela, aquela, aquela maneira de ser e de estar รฉ uma maneira รบnica.
TIAGO FORJAZ (00:23:02) – Sim, eu acho que todas as pessoas sรฃo รบnicas na forma como lideram. O que eu acho รฉ que hรก. Depois hรก um conjunto de responsabilidades que os lรญderes aceitam e uma delas รฉ a responsabilidade.
TIAGO FORJAZ (00:23:15) – Seja a habilidade para dar resposta ร pergunta de que talentos รฉ que eu tenho na minha equipa? E as pessoas tรชm? Se tu estรกs a liderar alguรฉm, tens a responsabilidade de desenvolver essa pessoa, tens que descobri la e depois tens de desenvolvรช la.
JORGE CORREIIA (00:23:27) – E como รฉ que isso faz? Como รฉ que, como e como? Que conselho darias tua 1A1 lรญder para dentro da sua equipa, comeรงar a minerar, a detetar e ajudar a sua equipa? No fundo.
TIAGO FORJAZ (00:23:39) – Eu acho que tens que comeรงar por retirar o tabu do talento, praticar o elogio, comeรงar por dizer ร s pessoas que estรกs a observรก las e que queres falar abertamente sobre o talento de cada uma delas ร frente de todas elas, que รฉ para elas comeรงarem a construir confianรงa nรฃo sรณ em ti, mas entre elas, porque elas tambรฉm. Se elas nรฃo conhecerem os talentos uns dos outros, tambรฉm nรฃo vรฃo ser capazes usar e lideranรงa tambรฉm. E isso รฉ criar relaรงรตes entre as pessoas de maneira que elas saibam trabalhar umas com as outras, nรฃo criar uma rede no fundo.
TIAGO FORJAZ (00:24:07) – Exacto, pois nรฃo estรกs a trabalhar numa estrela, senรฃo toda a gente gosta do papรก E o papรก? Sabes o talento do Joรฃo e do Antรณnio e da Rita, mas eles nรฃo sabem brincar sozinhos e portanto a ideia de nรณs รฉ quando.
JORGE CORREIIA (00:24:20) – O papรก nรฃo estiver eles eles deixam de funcionar. Por isso รฉ.
TIAGO FORJAZ (00:24:23) – Que estou a dizer nรฃo รฉ? O papel dos lรญderes รฉ fabricar outros lรญderes e, portanto, ao fazer isto, a um primeiro passo รฉ de estigmatizar a palavra e usar o elogio com frequรชncia. Portanto, ter consciรชncia de que รฉ trabalho de todos, observar o que รฉ que o outro faz bem e dizรช lo, porque senรฃo fica fechado na gaveta. E depois, a partir daรญ, รฉ muito difรญcil dizer ah, mas nรณs nรฃo temos talentos, nรณs nรฃo sabemos, Nรณs nรฃo falamos disso, porque quando tu estรกs a colaborar, as pessoas lideram em funรงรฃo do seu talento e a lideranรงa รฉ circunstancial. Ou seja, tu nรฃo lidera por poder ter uma ideia, porque sabes uma especialidade, tu lidera porque tens consciรชncia de qual รฉ que รฉ o tipo de imagem e qual รฉ que รฉ o verbo que tu usas faz toda a diferenรงa, nรฃo รฉ por isso? Nรฃo, nรฃo รฉ nรฃo.
JORGE CORREIIA (00:25:03) – Entรฃo deixa me provocar te e perguntar entรฃo porque? Porque proliferam? Os lรญderes religiosos honestamente autocentrados. Porque, no fundo, quanto eu.
TIAGO FORJAZ (00:25:15) – Vou te dizer, eu acho que quer dizer, hรก muitas razรตes eu tenho. Eu nรฃo tenho muita paciรชncia para escalpelizar todas, mas hรก muitas. Eu acho que รฉ mais simples. E este รฉ que nรณs. Nรณs precisamos de pensamentos simples, nรฃo temos tempo para pensar. E isto vem de uma era industrial em que era preciso pรดr rรณtulos em tudo, sincronizar o trabalho de cada um. Faz a sua peรงa. Epรก, e nรฃo penses muito รฉ para fazer. Pronto, ร, essa era acabou.
JORGE CORREIIA (00:25:39) – Agora tudo รฉ complexo, tudo รฉ. Eu acho que.
TIAGO FORJAZ (00:25:42) – Nรฃo รฉ complexo, รฉ natural e orgรขnico, portanto. Mas tens que chegar a uma sabedoria sobre as coisas, que รฉ muito diferente da forma como nos tratavam quando nรณs รฉramos mais pequenos e ou como tratavam os nossos pais. Que tu รฉs estรบpido, tu nรฃo vais perceber, portanto tu tens poder. Faz sรณ isto, que รฉ o que eu estou a dizer.
TIAGO FORJAZ (00:26:00) – Portanto, a obediรชncia faz o sistema operativo. Hoje a obediรชncia nรฃo serve para nada, porque as pessoas estรฃo todas muito mais informadas do que a pessoa que tem o poder de tomar decisรตes, quanto mais nรฃo seja por isso. Portanto, as prรณprias estruturas organizacionais mudaram drasticamente que antigamente. A estrutura piramidal รฉ a pessoa que estรก no topo, รฉ a รบnica que tem toda a informaรงรฃo e portanto, nรณs para sincronizar mos, temos รฉ que obedecer, porque sรณ ele รฉ que sabe a que horas e quer invadir por ar, mar e terra para fazer aquilo que ele precisa de fazer hoje em dia. Eu acho que o cรฉu รฉ o que estรก menos informado sobre o que realmente estรก a acontecer.
JORGE CORREIIA (00:26:31) – E provavelmente nรฃo se dรก nada bem com essa ideia. Nem รฉ por causa de uma inseguranรงa. No fundo, nรฃo รฉ exactamente ter a mรกxima responsabilidade e nรฃo ter o mรญnimo controlo sobre a organizaรงรฃo.
TIAGO FORJAZ (00:26:40) – Por isso รฉ que os bons lรญderes tรชm uma humildade enorme, estรฃo permanentemente ร escuta e a perscrutar. Portanto, essa รฉ a grande chancela de um bom lรญder.
TIAGO FORJAZ (00:26:48) – ร ter consciรชncia que ele tem um vรฉrtice, ou seja, ele estรก num ponto de vista que รฉ รณptimo. Porque? Porque รฉ de cima para baixo. Ele consegue ter o mapa do mundo, mas ele nรฃo sabe o que รฉ que se passa no terreno. E ele para poder ter isso, ele precisa mesmo de ser disponรญvel e aberto e nรฃo estar vรญtima da insularidade, Portanto. Mas em Portugal e no mundo que as pessoas gostam de fazer e Barreirinhas de coral. Portanto, eu posso ser muito importante, mas sou suficientemente importante para nรฃo te deixar chegar ao CEO. Se tu quiseres ver a cultura de uma organizaรงรฃo, a coisa mais simples que tens a fazer รฉ pedir o telemรณvel a ver se a secretรกria estรก.
JORGE CORREIIA (00:27:20) – Nรฃo, claro que nรฃo.
TIAGO FORJAZ (00:27:21) – Nรฃo porque ela รฉ especial, porque tem acesso.
JORGE CORREIIA (00:27:24) – Quer falar com o senhor doutor? Liga me que eu ajudo.
TIAGO FORJAZ (00:27:27) – Claro. E, paradoxalmente, nรฃo fui eu que inventei isto, nem estรก escrito nos pastores da CCL do Center For Me.
JORGE CORREIIA (00:27:32) – Mande lรก um email.
JORGE CORREIIA (00:27:33) – Quer dizer que รฉ daqueles.
TIAGO FORJAZ (00:27:34) – Que รฉ para adiar e.
JORGE CORREIIA (00:27:36) – Para atrapalhar.
TIAGO FORJAZ (00:27:37) – Porque รฉ sinal que รฉ muito bom e que estรก a trabalhar imenso. Mas a maior parte dos conselho de administraรงรฃo, quando chegas ao รบltimo andar รฉ que dรก um silรชncio sepulcral. Ninguรฉm estรก a trabalhar coisa nenhuma, os gajos trabalham. Eu sei que vou arranjar muitas inimizades e isto, obviamente รฉ uma caricatura. Mas รฉ dizer o seguinte a maneira como nรณs nos pomos disponรญveis e permeรกveis para olhar para o que รฉ que รฉ informaรงรฃo e para o que รฉ novo, determina o gozo que as pessoas tรชm em poder trabalhar connosco.
JORGE CORREIIA (00:28:04) – Isso รฉ interessante porque assim falas da barreira de Coral e eu adoro a imagem. A outra parte รฉ que as lideranรงas ou as chefias, como eu, vou usar a expressรฃo chefia, que acho que รฉ melhor, por um lado, para o pala a ideia do feedback e de falem honesta e abertamente, mas objectivamente vรฃo se progressivamente rodeando daqueles que que dizem Chefe, o chefe รฉ o maior, o chefe รฉ extraordinรกrio E quando aparece um alguรฉm que diz um desalinhado, o chefe nรฃo รฉ tu, nรฃo vestiste a camisola e รฉ.
TIAGO FORJAZ (00:28:35) – Isso, Estรกs desalinhado.
JORGE CORREIIA (00:28:36) – E portanto isso mata qualquer processo de de seguir, nรฃo รฉ?
TIAGO FORJAZ (00:28:41) – Mas se reparares, nรณs ainda estamos todos infectados com terminologia de guerra. Quer dizer, tudo, tudo o que vem do militar. Temos de estar alinhados, temos que conquistar esta parte do mercado, temos que ir para a guerra. Quer dizer, tudo isto รฉ um absurdo. Para alรฉm de nรฃo ser muito inclusivo, nรฃo รฉ porque metade da populaรงรฃo que trabalha nestas organizaรงรตes sรฃo mulheres e para isto tem muito pouco apelo para mulheres.
JORGE CORREIIA (00:29:04) – Nรฃo lhes diz nada, nรฃo.
TIAGO FORJAZ (00:29:04) – Nos diz nada. Na realidade, a nรณs retira nos a possibilidade de nรณs participarmos verdadeiramente naquilo que รฉ o exercรญcio de uma organizaรงรฃo. E isso รฉ muito engraรงado, porque, por exemplo, vou dar um exemplo onde isto prejudica imenso. A maior parte das empresas hoje usa a palavra transformaรงรฃo no dia a dia. Era inovaรงรฃo, agora รฉ transformaรงรฃo.
JORGE CORREIIA (00:29:24) – O que รฉ transformaรงรฃo?
TIAGO FORJAZ (00:29:25) – ร transformaรงรฃo. Eu penso que aprendi com uma pessoa que eu gosto muito e ir para alรฉm da forma na acรงรฃo.
TIAGO FORJAZ (00:29:32) – Portanto, se reparares bem, o ridรญculo disto รฉ que formaรงรฃo รฉ dar formaรงรฃo, vem do mundo industrial. A gente conhece o problema, sabemos quais sรฃo as ferramentas da gente. Resolve assim tu faz como eu te digo, acabou. Pronto. ร para isso se da formaรงรฃo, transformaรงรฃo e dizer assim ninguรฉm faz. Puta ideia, nรณs nรฃo sabemos como รฉ que se resolve isto. Portanto, tu estรกs em transformaรงรฃo como estรกs no corrido contรกgio. Contรกgio sem cartografia, nรฃo รฉ? E isso รฉ muito necessรกrio porque 90% das coisas que acontecem hoje em dia nรฃo sรฃo planeadas. Nรณs รฉ que nรณs gostamos de acreditar que o objetivo vai ser cumprido, para que as eleiรงรตes sรฃo sรณ daqui a 50 anos. Epรก, รฉ tudo mentira. Portanto, treinar o improviso, treinar aquilo que realmente acontece. Se รฉ uma coisa muito pouco conversada e portanto, eu adoro o tema da transformaรงรฃo, porque se reparares e isto รฉ uma coisa que anda. Ainda ontem falei nisto. Hรก um cliente que รฉ a mais ridรญcula do mundo a ideia da transformaรงรฃo em cascata.
TIAGO FORJAZ (00:30:23) – Quer dizer, o senhor acha uma coisa qualquer e decide que se ele mandar um e-mail a todos os directores de primeira linha, eles vรฃo alinhar as suas tropas e que aquilo vai ser feito.
JORGE CORREIIA (00:30:33) – Isso รฉ uma lรณgica de campanha militar. E lรก estรก para baixo. Eu mando, eles fazem.
TIAGO FORJAZ (00:30:38) – Alguma vez esta ideia funcionou, Mas รฉ que alguรฉm alguma vez Eu sรณ preciso de um exemplo, uma evidรชncia.
JORGE CORREIIA (00:30:44) – Juntamo nos todos. Funcionou lรก na sala grande da empresa e alguรฉm declara Vamos transformar isto.
TIAGO FORJAZ (00:30:50) – E todos eles, e eles fazem. ร que nunca funcionou. Porquรช? Porque รฉ tรฃo ridiculamente รณbvio que depois, quando comeรงamos a explorar as metรกforas que sรฃo mais da natureza, nรณs falamos em ondas de transformaรงรฃo. Nรณs nรฃo falamos em cascatas, nรฃo รฉ? E quando tu pensas nisto, diz assim Mas os directores primeira linha levam porrada de cima, de baixo Sรฃo as pessoas que tรชm menos incentivo a mudar seja o que for. Primeiro, estou convencido que sรณ aprendem quando forem promovidos ou quando forem o CEO. Nรฃo negam se a aprender com as pessoas que estรฃo ao lado delas.
TIAGO FORJAZ (00:31:22) – Portanto, elas estรฃo nesta dicotomia que sรณ aprende de cima para baixo se eu estou sempre no aviรฃo. Portanto, eu nรฃo aprendi com o gajo, portanto nรฃo estou a aprender nada e รฉ uma.
JORGE CORREIIA (00:31:28) – Questรฃo competitiva, tambรฉm nรฃo รฉ.
TIAGO FORJAZ (00:31:30) – Competitiva. Exactamente. Tu รฉ que eu รฉ que vou ser rei no lugar do rei. Portanto, quando tu vรชs, tens pressรฃo de cima e tens pressรฃo de baixo. E tu jรก tens o teu BMW sรฉrie cinco hoje. Anos espetaculares e que nรฃo vรฃo pagar mais por aquilo. E vai daรญ, tu nรฃo queres mais dinheiro ou queres mais tempo.
JORGE CORREIIA (00:31:45) – E felicidade, nรฃo รฉ?
TIAGO FORJAZ (00:31:46) – E pedirem para investir mais tempo e inspirar as pessoas a fazerem diferente? Tu nรฃo queres.
JORGE CORREIIA (00:31:51) – Saber. ร uma carga de trabalhos evidente.
TIAGO FORJAZ (00:31:52) – E portanto, aquilo e aquilo รฉ uma palhaรงada. E tu sempre que vรชs isto รฉ um absurdo na vida real, quando vais ver? E eu costumo dizer isto aos lรญderes que tento ajudar a transformarem seja o que for que รฉ enquanto lรญder, quando estรกs em transformaรงรฃo.
TIAGO FORJAZ (00:32:08) – ร preciso ter consciรชncia de que รฉ como surfar o canhรฃo da Nazarรฉ. Aquela onda sรณ te permite duas coisas.
JORGE CORREIIA (00:32:14) – Nรฃo tens um exemplo mais fรกcil do que os 30 metros do canhรฃo da Nazarรฉ?
TIAGO FORJAZ (00:32:17) – Nรฃo, porque transformaรงรฃo รฉ mesmice e mesmo transformaรงรฃo รฉ uma questรฃo de vida ou morte. Vais morrer porque senรฃo รฉ sรณ, รฉ uma palavra, รฉ um ajustamento, รฉ um banzo, uma transformaรงรฃo, uma coisa de vida ou morte, percebes? Portanto, diz assim Tu tens noรงรฃo de que sรณ vais poder escolher o movimento, Portanto, ou cortas a onda para a esquerda ou corta a onda para a direita. E uma das.
JORGE CORREIIA (00:32:35) – รltimas contra a cabeรงa.
TIAGO FORJAZ (00:32:38) – ร quando รฉ que tu fazes o drop in? Portanto, sรณ escolhes movimento e momento. Tudo o resto รฉ feito pelas pessoas. As pessoas รฉ que decidem se vรฃo aderir a essa mudanรงa. Portanto, todos nรณs jรก vimos a curva da adoรงรฃo tecnolรณgica. Todos sabemos que hรก 2,5% das pessoas nas organizaรงรตes que se atiram de cabeรงa para dentro do mar sem saber o que estรก lรก dentro.
TIAGO FORJAZ (00:32:56) – Pois hรก uns que acham piada a esses loucos e vรฃo atrรกs deles. Mas tudo somado sรฃo 16%. ร muito pouco, รฉ muito. Nรฃo consegues ganhar eleiรงรตes com 16%. ร a mesma coisa nas empresas, Portanto, as empresas sรณ se transformam quando tu consegues fazer o tipping point, ou seja, quando 51% das pessoas querem mais o futuro do que o passado. E dizem.
JORGE CORREIIA (00:33:12) – Isto, se calhar atรฉ atรฉ vale a pena.
TIAGO FORJAZ (00:33:14) – E portanto o problema รฉ como รฉ que chegas aos pragmรกticos? O que.
JORGE CORREIIA (00:33:17) – Exatamente? O que รฉ que motiva os chatos dos pragmรกticos, entรฃo?
TIAGO FORJAZ (00:33:21) – ร muito simples. ร a lideranรงa informal. Portanto, รฉ a malta que tu respeitas informalmente. Tu vais jogar ร bola ร s quartas feiras, Achas que o gajo รฉ um gajo imaturo? Ele ou ela? Quer dizer, estou aqui a usar esta terminologia.
JORGE CORREIIA (00:33:31) – E qualquer coisa pensa que partilha entre nรณs.
TIAGO FORJAZ (00:33:34) – Que ensina. Portanto, esses sรฃo os lรญderes verdes, mas nรฃo sรฃo. Estรฃo pendurados no organograma e muitas vezes nรฃo sรฃo os da primeira linha.
TIAGO FORJAZ (00:33:40) – Sรฃo pessoas que estรฃo informalmente escondidos no meio da trama de organizaรงรฃo e esses รฉ que tรชm que ser ativados. Portanto, o organograma nรฃo serve para muito. O que serve รฉ uma coisa chamada Our unique organization network analysis. ร olhar para a rede social dentro da organizaรงรฃo e vรชs que รฉ que sรฃo os influenciadores, quem รฉ que estรก com quem fazem pontos, Estรกs a ver? รs vezes nรฃo รฉ um tipo super extrovertido. Toda a gente gosta รฉ que รฉ mais popular, mas รฉ a pessoa que รฉ รบnica, que consegue conciliar duas รกreas que normalmente nรฃo se comunicam. Por exemplo, รฉ um bridge, ร esta.
JORGE CORREIIA (00:34:12) – Malta nรฃo se dรก a este departamento com aquele, ร alguรฉm que consegue fazer ali a ligaรงรฃo entre encontrar uma paz entre todos e conseguir catalisar. Tambรฉm estรก na moda a.
TIAGO FORJAZ (00:34:22) – Palavra perfeito, perfeito. Portanto, o somatรณrio dessas pessoas รฉ que sรฃo รฉ que sรฃo as pessoas que tu podes ativar para convencer as outras e a transformaรงรฃo um contรกgio. Portanto, quando tu vรชs, por exemplo, eu costumo dar este exemplo tambรฉm e portanto os lรญderes ficam Epรก, com nรฃo, mas รฉ que tens que ser humilde, รฉ que tu nรฃo vais controlar as pessoas.
TIAGO FORJAZ (00:34:38) – Agora tambรฉm temos outra coisa que a malta que tambรฉm jรก estรก viciada e usa aquele discurso infantil que epรก, o Jorge, eu atรฉ queria transformar isso tudo. Eu transformava isto jรก amanhรฃ, sรณ que o meu chefe nรฃo dรก o exemplo e isto serve de desculpa para as pessoas nรฃo fazerem diferente. ร uma rolha, รฉ uma ronha, รฉ um ranรงo. Jรก uma desculpa รฉ outro.
JORGE CORREIIA (00:34:59) – ร pรก, jรก passei por.
TIAGO FORJAZ (00:35:00) – Quatro vezes, porque รฉ que nรฃo รฉ? Portanto, รฉ tudo fora de nรณs, nรฃo รฉ? Mas รฉ engraรงado. Depois eu conto outra histรณria onde nรณs vemos transformaรงรฃo ร nossa frente, que รฉ o bailarico de aldeia. Quando tu vais a uma festa de aldeia, acontece uma transformaรงรฃo. Portanto, entre as 17h00 nรฃo estรก ninguรฉm para cheirar a febra, nรฃo sei quรช. Epรก, jรก ali um acordeรฃo cita uma mรบsica da rรกdio, mas epรก. Sete Pรตe se o sol e estรก tudo a danรงar uns com os outros. Entรฃo como รฉ que esse processo acontece? Na minha perspetiva, acontece sempre da mesma maneira.
TIAGO FORJAZ (00:35:31) – Hรก malta que diz logo รฉ para o รกlcool, รฉ fundamental e รฉ verdade. Ajuda, รฉ lubrificante, mas normalmente sรฃo as mulheres, portanto sรฃo duas miรบdas que nรฃo aguentam. Quer dizer, mal comeรงa a mรบsica a bombar e elas danรงa uma com a outra. E os tipos Epรก, espera aรญ, vou interromper.
JORGE CORREIIA (00:35:44) – ร por osmose.
TIAGO FORJAZ (00:35:45) – Nรฃo รฉ para os moรงos. Eu acho que รฉ por atrevimento e portanto hรก um que quer danรงar com uma miรบda e portanto vai lรก e interrompe e o colega nรฃo.
JORGE CORREIIA (00:35:53) – Ficar atrรกs.
TIAGO FORJAZ (00:35:54) – Nรฃo quer ficar atrรกs. Portanto, sรณ hรก duas forรงas motrizes na transformaรงรฃo a inveja E inspiraรงรฃo. ร uma coisa que tu sabes de fazer para transformar seja o que for. Encontrar alguรฉm para danรงar. Portanto, quando as pessoas acham que vรฃo do estado zero para o Estado um numa organizaรงรฃo รฉ que รฉ por decreto รฉ que รฉ overnight. ร uma estupidez. Quer dizer, essa รฉ a principal razรฃo para as pessoas perceberem que nunca lรก vรฃo chegar. E eu digo ร s pessoas Epรก, nas organizaรงรตes sรณ tens que encontrar alguรฉm para danรงar.
TIAGO FORJAZ (00:36:17) – Deixa que o resto vai funcionar porque as pessoas depois, ou por inveja ou por inspiraรงรฃo, vรฃo fazer igual, vรฃo mimetizar. Aliรกs, nas empresas nรฃo fazemos outras coisas senรฃo fazermos macaquinhos e imitarmos todos uns aos outros. Estamos todos ocupados, temos todos o Outlook cheio e portanto, fazemos todos como o outro, o outro ocupado. Eu tambรฉm e deve ser isto que os gajos querem. Tambรฉm estou ocupado e depois queixam se, nรฃo tรชm tempo e muitas vezes.
JORGE CORREIIA (00:36:38) – Estรก toda a gente na reuniรฃo.
TIAGO FORJAZ (00:36:39) – Estรก na reuniรฃo e diz assim. A organizaรงรฃo paga aos lรญderes para gerirem o seu tempo e para reunirem consigo prรณprios e para gerirem as suas prioridades e nรฃo rebentarem. Mas epรก, como isso nรฃo estรก no manual de instruรงรตes, ninguรฉm estรก a fazer isso. Eu nรฃo vou fazer. ร possรญvel? Eu nรฃo sabia que era possรญvel.
JORGE CORREIIA (00:36:58) – Tu podes fazer isso.
TIAGO FORJAZ (00:37:00) – Sรณ devemos ter uma responsabilidade.
JORGE CORREIIA (00:37:03) – Esta fรณrmula รฉ uma. ร uma fรณrmula curiosa. Olha, vamos a uma coisa muito prรกtica, que รฉ como รฉ que nรณs conseguimos ajudar as pessoas a auscultar e detectar os teus talentos? Hรก uma grelha de perguntas ร s vรกrias coisas.
TIAGO FORJAZ (00:37:19) – Podes mudar o que tu gostas de fazer? Comeรงas por aรญ.
JORGE CORREIIA (00:37:22) – Mas isso nรฃo รฉ talento, Isso รฉ prazer.
TIAGO FORJAZ (00:37:24) – Entรฃo รฉ tudo. Quando o desprazer nรฃo รฉ natural, nรฃo รฉ evidente.
JORGE CORREIIA (00:37:28) – Mas tu comeรงas pelo prazer, comeรงas por aรญ. O que รฉ que te dรก.
TIAGO FORJAZ (00:37:31) – Gozo e consequรชncia? Claro que dรก gozo. E depois hรก coisas que podes gostar muito, mas depois nรฃo tรชm valor ainda suficiente. Nรฃo รฉ reconhecido. Mas รฉ natural que atravรฉs dessa ligaรงรฃo e consequรชncia do que tu fazes, nรฃo รฉ? Portanto, essa รฉ uma pergunta que podes fazer ร pessoa, Mas a pessoa tambรฉm pode perguntar A minha mรฃe ensina me a mim quando nรฃo souberes. Pergunta filho. Portanto, eu tambรฉm tenho a lata de perguntar ร s pessoas que trabalham comigo Tu que viveste comigo, tu que para, que me conheces hรก 25 anos, quais sรฃo os talentos que tu me atribuis? E as pessoas? Elas reconhecem? Elas sรฃo capazes? Epรก, acho que tens uma criatividade gira para falar de uma maneira nรฃo sei o quรช.
TIAGO FORJAZ (00:38:03) – Quer dizer, รฉ, mas essa conversa tem que ser feita. Hรก uma outra coisa que eu acho delicioso e que muitas vezes gira as pessoas, sobretudo em ambientes mais familiares. Queres jogar um jogo tรฃo simples como o retrato chinรชs? Quer dizer, sim, vamos. Estamos todos aqui a jantar. Vamos jogar o jogo que รฉ. Vamos todos pensar Se o Jorge fosse um animal, que animal seria? E porquรช?
JORGE CORREIIA (00:38:23) – Uau, gosto disso. Pronto.
TIAGO FORJAZ (00:38:24) – E a malta fica calada. Nรฃo, nรฃo podes dizer. Portanto, imaginem que tu รฉs a vรญtima entre parรชnteses. Tu sรณ falas no final, mas tu tambรฉm tens de jogar. Precisamente dizer assim pรก, eu se fosse um animal que eu acho que seria E porquรช? E portanto vai se faz assim uma rodinha ouvir as pessoas. Epรก, eu acho que se o Jorge fosse um animal seria uma tartaruga. Porquรช? Porque acho que eles sรฃo sempre muito sรกbios, Sรฃo muito simpรกticos. Eu Porque eu havia as tartarugas Ninja. Eu Seja o que for, nรฃo รฉ isso.
TIAGO FORJAZ (00:38:49) – Tu reparares รฉ muito engraรงado, porque na natureza. Nรฃo hรก defeitos. Tu nรฃo dizes que a girafa tem um problema que รฉ o pescoรงo. ร muito comprido para que aquilo nรฃo haja. Na natureza hรก caracterรญsticas e, portanto, isso ajuda muito no somatรณrio daquilo que as pessoas dizem sobre ti, a tirar as ilaรงรตes sobre as coisas que realmente tu tens. E, portanto, uma caracterรญstica que รฉ bem balanceada tende a vir a ser um talento.
JORGE CORREIIA (00:39:14) – E depois, o que รฉ que se faz com esse talento? Como รฉ que depois hรก alguรฉm que deteta um conjunto de talentos, alguns que sรฃo รณbvios e acertam exactamente naquilo que รฉ o mundo actual, Mas hรก outros que nรฃo quer dizer, sรฃo coisas que se calhar ainda ainda o mundo ainda nรฃo percebeu o que รฉ aquilo. Serve para alguma coisa. Tu estavas a falar do do conector no fundo daquilo que faz a ligaรงรฃo. Esta รฉ uma funรงรฃo que รฉ muito pouco, eu diria, quase recompensada. Quer dizer, ela existe, mas se alguรฉm passar o dia a fazer ligaรงรฃo entre pessoas e รฉ a pensar com elas e afins, a maioria da empresa vai olhar e dizer aquilo, nรฃo faz nada aquilo.
JORGE CORREIIA (00:39:52) – A รบnica coisa que รฉ que ele faz รฉ nรฃo, nรฃo.
TIAGO FORJAZ (00:39:54) – Nรฃo, nรฃo, nรฃo, nรฃo para jรก. Hoje as organizaรงรตes tรชm forma de ver isso. ร precisamente por causa disso que eu falei no homem. Nรฃo รฉ? Portanto, a pessoa que conecta mais รกreas. ร uma pessoa absolutamente indispensรกvel. Atรฉ atรฉ pode nรฃo saber muito sobre uma determinada matรฉria, mas ele รฉ absolutamente essencial, porque ele รฉ a cola de uma organizaรงรฃo. Qual รฉ o fator X?
JORGE CORREIIA (00:40:11) – O que รฉ que essas pessoas oferecem?
TIAGO FORJAZ (00:40:14) – Elas oferecem tudo? Elas oferecem o que aprendem, oferecem o que lhes interessa. Elas criam bom ambiente.
JORGE CORREIIA (00:40:19) – Sublinhas, sรฃo polinizadas?
TIAGO FORJAZ (00:40:21) – Sim. Por exemplo, ali, estรกs a ver se estivรฉssemos a jogar o jogo do talento, se calhar sรฃo abelhas. Agora eu estavas me a perguntar o que รฉ que se faz com isso? Eu acho que a partir do momento em que tu tetas um talento, tens que explorรก lo. Mas ร s vezes as pessoas confundem. O problema disto รฉ a taxonomia que as pessoas Ah, eu nรฃo gosto de fato de superpoderes, Gajo.
TIAGO FORJAZ (00:40:38) – Falta de competรชncias, falta de skills. ร brutal. Os psicรณlogos fazem muito mau serviรงo, coitados, e nรฃo tรชm nada a ver. E tรชm uma lata de.
JORGE CORREIIA (00:40:45) – Complicar a minha vida porque eu sou casado com uma psicรณloga e pai de outra. Portanto nรฃo sei se a minha.
TIAGO FORJAZ (00:40:49) – Vida sabes que eu digo isto deliberadamente porque hรก psicรณlogos.
JORGE CORREIIA (00:40:52) – Etiquetas, nรฃo.
TIAGO FORJAZ (00:40:53) – Porque eu sou economista e quando se fala do PIB.
JORGE CORREIIA (00:40:56) – Tambรฉm nรฃo tem boa.
TIAGO FORJAZ (00:40:57) – Fama, nรฃo interessa, mas ao menos sabem do que estรฃo a falar. Podem nรฃo acertar nada, mas sabem do que estรฃo a falar. Aquilo รฉ matemรกtica e tรชm fรณrmulas, nรฃo รฉ? Agora os psicรณlogos estรฃo sempre inventar palavras novas e depois? Mas nรฃo รฉ bem isto e nรฃo รฉ aquilo. E รฉ uma chatice porque as pessoas nรฃo se organizam e รฉ muito importante as pessoas saberem do que estรฃo a falar. E รฉ confuso. Uma das confusรตes principais que eu achei imensa piada รฉ a confusรฃo entre o talento e o skill. Para te responder ร tua pergunta, vamos pรดr, por hipรณtese, que eu acho que tenho um talento para comunicar.
TIAGO FORJAZ (00:41:26) – Comunicar รฉ uma coisa que eu faรงo. Eu gosto muito. ร um verbo de aรงรฃo, portanto pode ser que seja verdade. Se eu puser essa hipรณtese, que se calhar eu tenho jeito para comunicar e comunicar, nรฃo รฉ sรณ falar. Mas vamos assumir que eu estou a falar de falar. Eu posso ser assim, mas isso รฉ que profissรตes รฉ que pedem o talento da comunicaรงรฃo. Ora, padre polรญtico, advogado, apresentador de televisรฃo, locutor de rรกdio, portanto, eu poderia encontrar uma infinitude de carreiras. Agora, todos sabemos. Depois o skill aplicado รฉ muito diferente. Um padre prega. Um advogado defende.
JORGE CORREIIA (00:42:02) – A capacidade de fazer a coisa especรญfica.
TIAGO FORJAZ (00:42:04) – Dentro daquele contexto. Tu sabes muito bem que comunicar e muito bem podias. Eu podia dizer que tu fazes parte dos media, mas รฉ muito diferente fazer rรกdio ou fazer televisรฃo, ou fazer teatro.
TIAGO FORJAZ (00:42:13) – E portanto.
JORGE CORREIIA (00:42:13) – Ser padre. Entรฃo e por exemplo.
TIAGO FORJAZ (00:42:16) – Ser padre e fazer rรกdio. Portanto, quando tu comeรงas a descascar, como รฉ que tu vais aplicar aquele talento dentro daquela especificidade, daquele contexto, com aquelas tรฉcnicas? Entรฃo estรกs a desenvolver skills.
TIAGO FORJAZ (00:42:28) – E eu acho que as pessoas que sรฃo curiosas na realidade do que gostam de fazer com o seu talento e explorar esse talento em domรญnios e em contextos muito diferentes.
JORGE CORREIIA (00:42:37) – Entรฃo e aquelas extraordinรกrias pessoas que conseguem multiplicar talentos dentro da mesma pessoa? Deus lรก estรก. Deus distribuiu este mal de uma forma? Se calhar nรฃo. Nรฃo achas que nรฃo?
TIAGO FORJAZ (00:42:49) – Acho que nรฃo. Acho que toda a gente tem o potencial para ser vรกrias pessoas dentro de si prรณprio. Acho que isso รฉ um treino que se faz.
JORGE CORREIIA (00:42:54) – Acho que os muito talentosos em muitas coisas podem desperdiรงar. Se no meio de tanta coisa que conseguiriam fazer potencialmente bem. Ou tu achas que รฉ uma fantasia?
TIAGO FORJAZ (00:43:03) – Eu nunca vou conseguir medir o contributo de um indivรญduo. Portanto, a pergunta por si parece me viciada na lรณgica da performance Quem sou eu para dizer que vais escrever um grande poema e morrer a seguir ร muito pior do que fazer 25 ediรงรตes de uma revista espetacular. Eu nรฃo tenho essa capacidade, portanto, honestamente, eu nรฃo sei responder isso. Eu sei, eu sei e tenho a curiosidade para ver como รฉ que as coisas funcionam.
TIAGO FORJAZ (00:43:31) – E eu sei que hรก pessoas que precisam de ter vรกrias janelas abertas para funcionarem. E hรก pessoas que nรฃo funcionam com uma janela aberta de cada vez e, portanto, รฉ preciso respeitar esse processo. Portanto, as pessoas que sรฃo muito eclรฉticas ou que tรชm vรกrios gostos, na realidade esse รฉ um sistema operativo que elas tรชm. E como o Da Vinci tem que se meter em tudo. E por isso รฉ que รฉ engraรงado. Eu se tivesse que pedir um crรฉdito pessoal no Santander, coitado, nem conseguia preencher os formulรกrios, porque como รฉ que descreves o Leonardo da Vinci? Era arquiteto, era pintor, era engenheiro e o que ele era era tudo pronto. E portanto. ร engraรงado porque quando vemos a biografia dele, a histรณria da vida dele รฉ trรกgica. O tipo รฉ um tipo que nรฃo consegue acabar nada atรฉ ao momento em que realiza, que tem que ter vรกrias janelas em aberto. Entรฃo fecha tudo e รฉ um tipo absolutamente estratosfรฉrico. Mas รฉ muito importante nรณs nรฃo termos esta veleidade, deixar que hรก uma forma de funcionamento para toda a gente ou que hรก umas pessoas que tรชm talento e outras nรฃo.
TIAGO FORJAZ (00:44:26) – Cada pessoa tem o seu processo, cada pessoa tem o seu momento, nรฃo รฉ? E eu acho que a magia da vida e sobretudo, da lideranรงa รฉ essa responsabilidade. Nรณs estarmos permanentemente ร escuta. E hรก uma histรณria que eu gostava de contar, porque acho que รฉ das coisas mais giras que alguma vez me aconteceram. Um dia convidaram me para abrir uma palestra na Porto Business School. Na altura ainda era RP na Rua de Salazar e o engenheiro Belmiro de Azevedo aqui a fazer o anรบncio daquilo. Portanto ele ia apresentar me. Ele subiu ao palco. Sim, claro, muito, muito dele. Nรฃo รฉ muito conhecedor e estรก muito sรฉrio. E aproxima se do microfone e diz. Boa tarde! Hoje tenho aqui o prazer de apresentar o Forjaz que vai falar hoje aqui sobre gestรฃo de talento. Eu estou muito interessado em saber isto e tal, porque eu estou a ler um livro que diz que o talento nรฃo se gere. Explora a pรก e fez um instante de silรชncio. E depois foi uma risota total.
JORGE CORREIIA (00:45:23) – A palavra explorar.
TIAGO FORJAZ (00:45:24) – Explorar e aquilo remeteu me a mim para coitadinha da senhora da caixa do Continente que รฉ explorada, nรฃo รฉ? E logo a seguir instalou se um silรชncio da sabedoria do que ele estava a dizer. Porque verdadeiramente, eu acho que nรณs nunca chegamos a conhecer todo o talento das pessoas. Portanto, eu tive que me safar daquela situaรงรฃo. Aprendi com ele que o Senhor Pai, que eu estou a ler este livro do Rob Goffi chama se Clever, que defende que na realidade nรณs nรฃo precisamos de gerir talento, precisamos รฉ de explorรก lo.
JORGE CORREIIA (00:45:52) – Numa lรณgica positiva e nรฃo.
TIAGO FORJAZ (00:45:53) – Positiva, obviamente, obviamente. Portanto, eu acho que isso รฉ das coisas mais giras, pois tive a oportunidade de fazer uma pequena vinganรงa com piada, naturalmente. Vinganรงa no sentido de retribuir a laracha, mas foi das coisas que mais me inspirou. Nรฃo รฉ esta ideia de que sabes lรก tu onde รฉ que isto vai levar. E acho que essa atitude tem que ser permanente e presente sempre nas nossas vidas. Nรฃo porque รฉ pรก, porque quem somos nรณs? Nรฃo รฉ que as pessoas tรชm que confiar que o outro รฉ capaz de fazer uma coisa que nรณs nรฃo somos e temos que ter essa capacidade, porque senรฃo tudo รฉ uma comparaรงรฃo, tudo รฉ derrotista, tudo รฉ sobre performance.
TIAGO FORJAZ (00:46:29) – Epรก, nรฃo pode ser.
JORGE CORREIIA (00:46:31) – Olha, vamos fechar e eu vou buscar uma pergunta que a Inรชs Meneses costuma fazer na rรกdio aos seus entrevistados que รฉ o que รฉ que รฉ um dia bom para ti?
TIAGO FORJAZ (00:46:44) – Olha, รฉ um dia como hoje. ร um dia em que sou provocado, em que preciso de me, preciso de improvisar, preciso de me reinventar. Preciso de fazer coisas diferentes. ร um dia onde recebo mensagens que as pessoas me digam que consegui fazer alguma coisa diferente ou que mudou a vida delas. Isso รฉ um dia bom para mim.
JORGE CORREIIA (00:47:01) – Se os nossos talentos tiverem espaรงo e tempo para fluir, seguramente a nossa vida serรก mais bem vivida e do que aprendi hoje. Deu para entender que o talento e a performance tรชm uma relaรงรฃo bastante contraditรณria. O talento รฉ a magia. A performance รฉ medida com regras rรญgidas e nunca sabemos o que รฉ que liga uma coisa ร outra. Sim, sabemos que para haver uma boa performance รฉ preciso haver bom talento, mas ร s vezes o talento certo nรฃo dรก a performance que queremos.
JORGE CORREIIA (00:47:28) – E essa contradiรงรฃo รฉ absolutamente extraordinรกria e boa de observar. E tu, como exploras os teus talentos รบnicos? E como รฉ que demonstras que afinal tu รฉs a รบltima bolacha do pacote? Ou entรฃo nรฃo queres apenas uma vida sossegada e boa, nรฃo รฉ? Atรฉ para a semana.
Os comentรกrios sรฃo bem-vindos