Quem conhece a Linda da Tasquinha da Linda? Quem ainda nรฃo conhece vai adorar. Uma conversa sobre comida, pessoas, afetos e risos. Um episรณdio รฉpico. Uma conversa รบnica.
Pode a vida moldar a nossa forma de comunicar com o mundo?
E a mentalidade pode fazer com que o caminho do sucesso seja mais claro?
Esta semana viajamos atรฉ Viana do Castelo onde ouvimos o percurso de uma mulher nascida em criada na ribeira, a trabalhar desde os 9 anos e que hoje lidera negรณcios de sucesso na รกrea do peixe e restauraรงรฃo.
Uma conversa inimitรกvel onde se usam todas as palavras.
Mesmo todas.
Hoje estou em Viana do Castelo.
ร o regresso simbรณlico a casa.
ร cidade onde nasci.
E onde permanece a minha alma de alto-minhoto.
Alma que permanece na voz do povo, do meu povo, da sua maneira de falar, da sua maneira de entender o mundo.
Ouve-se a cada momento.
Expressa-se na comida. Na fala. No olhar.
E posso resumir essa forma de estar no mundo com a frase: รฉ preciso fazer, ninguรฉm faz por nรณs, vamos fazer.
No fundo, รฉ uma energia gigante partilhada por todos naquele pedaรงo de terra.
Quero deixar um pequeno alerta para os ouvidos mais sensรญveis: a maneira de falar ร Viana incluiu palavras que podemos definir como do vernรกculo, palavrรตes ou asneiras.
Mas essas palavras sรฃo parte da forma de falar. Nรฃo sรฃo ditas de forma gratuita nem ofensiva. Sรฃo uma forma de incluir a energia transformadora na fala.
E este programa tem um par de momentos em que essas palavras sรฃo ditas. E bem ditas.
Por isso decidi mantรช-las sem as apagar ou esconder num piiii castrador.
Estรฃo todos avisados e assim podem decidir se querem continuar a ouvir.
Mas digo-vos: vale mesmo a pena.
As coincidรชncias marcam a minha vida.
A vossa tambรฉm?
A sucessรฃo de bons acasos sempre me guiou.
Posso chamar-lhes intuiรงรฃo, sorte, possibilidades, ofertas.
E este episรณdio nasceu assim: de uma sorte.
Nรฃo sรณ sorte, mas seguramente uma conjugaรงรฃo inesperada.
E dessa sorte apareceu esta conversa, gravada num sรกbado de manhรฃ, com chuva lรก fora, na doca de Viana do Castelo.
Estamos sentados na Tasquinha da Linda.
A Linda, ela prรณpria, e eu.
Vazio das pessoas que hรฃo de vir almoรงar e ainda com os vapores da comida que ontem se serviu aos que aqui vieram.
Na sexta-feira de vรฉspera cheguei a Viana com a ideia de gravar uma conversa com Augusto Canรกrio, mestre do canto ao desafio. Nรฃo tarda partilho esta conversa tambรฉm.
Bom, cheguei a Viana, com passagem rรกpida por Carreรงo, onde estรก a origem dos meus genes, de onde levei os meus pais e tios a comer ร Tasquinha.
Na minha cabeรงa havia um robalo do mar, escalado, pintado de sal e grelhado.
Tรฃo simples. Tรฃo fresco. Tรฃo sublime.
Podia ser uma sopa de peixe, uma cataplana, ou um marisco.
Mas dessa noite levei mais do que o meu apetite saciado. Levei o rumor da alma do Minho comigo.
Nessa noite conheci esta voz que vรฃo ouvir.
E fiquei fascinado.
Jรก vรฃo perceber o porquรช
Combinei gravar a conversa no dia seguinte. Esta conversa.
Nรฃo revelarei muito. Gostava que seguissem o seu ritmo, a sua fala, as suas alegrias, as suas cicatrizes.
Esta รฉ uma conversa sobre comida, sobre pessoas, sobre lideranรงa, sobre subir a pulso na vida. Mas vai sempre, a cada minuto, tornando-se mais profunda, mais pessoal e, ao mesmo tempo mais universal.
Estรก tudo aqui. Da comida que sรณ se serve absolutamente fresca, das pessoas que vem nรฃo sรณ para comer, mas para falar com ela. Do inรญcio de vida difรญcil, com trabalho duro desde os 9 anos, atรฉ ร gravidez juvenil. Dos momentos de alegria e de tristeza, a relaรงรฃo com santos e deuses e um sorriso grande de acolhimento.
Podia ficar horas a falar da forma como comunica. E como usa todas as palavras. Todas mesmo. Ficam avisados.
Apresento-vos a Linda, da Tasquinha da Linda de Viana, a mulher para quem as palavras contam, um sรฉrio aviso para nรฃo confundir tasca com tasquinha.
LER A TRANSCRIรรO DO EPISรDIOTRANSCRIรรO AUTOMรTICA
00:00 JORGE Ora vivam, bem vindos ao Preguntas Simples, o vosso podcast sobre comunicaรงรฃo. Nesta ediรงรฃo Cantamos o Desafio. De concertina na mรฃo, no terreiro de Romaria, de improviso, Cantamos o Desafio. ร um regresso ao mais puro cantar do alto minho. Uma espรฉcie de cantigas de escรกrnio e maldizer, mas em forma folclรณrica. Tรญpica das Romarias, mas nรฃo exclusiva do minho. O Alentejo, os Aรงores, outras regiรตes tรชm esta maneira de cantar ao Desafio. Com diferentes mรฉtricas e mรบsicas, mas sรฃo na mesma cantigas ao Desafio. Nesta ediรงรฃo ouvimos o mestre Augusto Canรกrio, mestre do dito e do nรฃo dito. E do quase dito. Todos percebemos o que ele ia dizendo, mas nรฃo disse. Mas o rei da palavra aparece-nos logo na cabeรงa. Estamos por isso no terreno do subentendido, uma marca fundamental da linguagem humana. Cantar ao Desafio faz parte da alma do alto minho. Frente a frente, com os pรฉs na terra, na taberna ou junto a uma capela da Romaria. Dois homens, agora tambรฉm mulheres, jogam com as palavras em rimas para gozar uns com os outros. Hรก regras prรณprias desde cantar ao Desafio. Hรก um ritmo marcado pela concertina. Hรก uma praxe. Primeiro as apresentaรงรตes, depois o jogo de menorizar os oponentes atravรฉs de finas rimas. Hรก neste jogo algumas regras nรฃo escritas. As canรงรตes sรฃo sempre de improviso. O objetivo รฉ mostrar-se maior, mais capaz, mais bonito, mais tudo. Ora cantando os seus feitos e caracterรญsticas, ora gozando com os fracassos ou defeitos dos outros cantadores. No Cantar ao Desafio, os temas rodam muitas vezes pelo sexo. Tambรฉm aqui hรก uma arte. Os cantadores dรฃo a entender, mas nunca sรฃo explicitos. Hรก um jogo de subentendidos, uma espรฉcie de cรณdigo que รฉ percebido entre cantadores e espectadores. Usam-se analogias. Usam-se os sorrisos manotos. Usam-se as rimas que sugerem a palavra explรญcita, que afinal nunca aparece. Esta arte chama-se repentismo.
02:27 CANรRIO E Augusto Canรกrio รฉ, a par de Kim Barreiros, รญcone maior desta maneira de cantar. Normalmente apresenta-me como cantador e principalmente artesรฃo de cantigas. Houve um tempo que eu me titulava. Aliรกs, tinha um cartรฃo de visita que dizia Tocador de concertina e cantador por paixรฃo. Nรฃo deixou de ser isso, mas como era um nome, digamos assim, muito pomposo e muito grande, artesรฃo de cantigas รฉ como eu gosto de ser chamado. E como รฉ que as pessoas que encontram nos concertos e por aรญ na rua, como รฉ que o tratam? Muitas vezes perguntam-me seโฆ Augusto, desculpe, Canรกrio. Nรฃo sei se eu posso tratar por Canรกrio, obviamente que podem. Muito carinhosamente, muita gente chama-me Canarino.
03:17 JORGE O Canรกrio รฉ o homem que toca a concertina, o homem que canta o desafio, o homem que usa um chapรฉu amarelo. Amarelo, sim. Foi um acidente ou foiโฆ
03:26 CANรRIO Foi um feliz incidente, digamos assim. ร uma incidรชncia, portanto, nada de mal. Portanto, como toda a gente sabe, os Canรกrios associam-se imediatamente ร cor amarela. Embora haja Canรกrios de vรกrias cores, que eu sei que hรก. Entรฃo, um dia um amigo meu que tinha uma retrosaria, uma loja de dessas coisas, que fazem falta ร s senhoras e nรฃo sรณ, ali em Viana do Castelo, telefonou-me que tinha uma surpresa para mim. E eu fui lรก ter com ele e ele apresentou-me um chapรฉu amarelo. E eu fiquei muito satisfeito. E a reaรงรฃo foi? Foi muito agradรกvel. Ali eu disse-lhe, olha, tens aqui um chapรฉuโฆ Ele disse-me, olha, tens aqui um chapรฉu que um amigo meu fez, um amigo meu que tem uma chapelaria, uma oficina, portanto, uma fรกbrica de chapรฉus, jรก agora รฉ a real em Libeira de Azemรชs. E eu passei a usรก-lo e ele disse, olha, se quiseres mais, falas com ele o que ele faz. Pronto, e assim foi. Eu passei a usar o chapรฉu, sรณ tinha aquele. Um belo dia, portanto, de tanto pรดr e tirar com a genteโฆ Que รฉs fรณsil o chapรฉu. O chapรฉu ficou um bocadinho sujo. E uma das minhas cantadeiras, a Naty, resolveu-lhe, olha, deixa estar com o levo do chapรฉu para lavar e mandou-lhe lavar a seco e o chapรฉu ficou rigorosamente como o chapรฉu de um pobre. Oh desgraรงa. Todo desfeito e entretanto, pronto, como falรกmos com o nosso amigo Luรญs, de uma ciara de sarnes, que รฉ o nome da freguesia, e ele fez mais chapรฉus. E depois aquilo passou a ser uma imagem de marca e passรกmos a ter chapรฉus, digamos assim, para os nossos admiradores, para os nossos seguidores. E hoje, mesmo que eu ando normalmente na rua, quero viajar, quero passear, enfim, a cuidar da vida, as pessoas quase que meโฆ Entรฃo, mas vocรช hoje nรฃo traz o chapรฉu. Vocรช รฉ gente que passasse a andar de chapรฉu amarelo, ainda por cima, na rua. Porque tivesse que fazer sempre o boneco, sempre o boneco que as pessoas veem no palco. Mas criรกmos o boneco, o boneco รฉ aquele. E literalmente o boneco, porque, inclusive, em uma gravaรงรฃo do DVD do รบltimo, que foi em Braga, no Sรฃo Joรฃo, aqui aos anos, fizemos uma coisa genuรญna e inรฉdita, que foi compor um boneco vestido tal qual que o meu me visto, mais ou menos desde os sapatos atรฉ o chapรฉu, o colete, a camisa, tudo, com uma concertina amarela. E em determinado momento, na parte da desgarrada, eu saรญ e o meu colega, o Miranda, continuou a cantar e aparece um amigo meu, um ator, a manusear, a manipular o boneco. E o Miranda ficou a cantar com o boneco, a cantar com o boneco, quem canta era eu, da parte de fora do palco. E depois aparecia eu, entรฃo jรก nรฃo era um boneco, eram dois, era o original
06:12 JORGE e a rรฉplica, literalmente um boneco. Nรณs estamos aqui numa, posso chamar isto uma adega de sons?
06:19 CANรRIO ร pรก, nunca ninguรฉm tinha chamado isso, mas eu gostei, gostei.
06:22 JORGE A adega de sons. Estamos aqui rodeados, tem a adega de sons. Guitarras atrรกs, as concertinas.
06:28 CANรRIO Comunica mais com as palavras ou com a mรบsica ou isto? Eu comunico muito com as palavras. A mรบsica sรณ, eu nรฃo faรงo mรบsica instrumental, portanto, pouco fazemos de instrumentais. Houve uma altura que nos discos metรญamos um instrumental. Nรณs fazemos basicamente conversas com cantigas. As cantigas tรชm um cariz popular, algumas brejeiro, outras sรฉrias, mas tรชm a matriz do domรญnio, digamos assim, ou da mรบsica popular de raiz tradicional. E aquilo que nรณs fazemos mais e que eu faรงo o melhor, digamos assim, ou se calhar menos mal, รฉ cantar ao desafio, รฉ ser repentista. Isso faz-se com as palavras. Repentista, isso interessa-me. O que รฉ que รฉ o repentismo? O repentismo, mas primeiro vou responder, acabar a concluir a ideia anterior, que รฉ, nรณs fazemos uma espรฉcie de caricatura com as palavras. Nรณs brincamos com as pessoas, nรณs insultรกmos-nos, os cantadores uns aos outros, estou a falar da forma de cantar,
07:25 JORGE a brejeira do alto domรญnio e domรญnio em geral, ou entredouro em domรญnio, se quiser. Como รฉ que รฉ isso? As pessoas que nรฃo conhecem isto, que nunca viram o cantar ร desgarrada, que nunca tiveram a sorte de ir a Sรฃo Joรฃo de Arga ver essa desgarrada. O que รฉ que acontece? Podemos pintar o quadro?
07:40 CANรRIO Podemos pintar o quadro. Portanto, nรณs, cada cantador ou cantadeira, isto num palco, ali o palco รฉ o mais natural possรญvel, รฉ o terreiro. Nรฃo hรก som, รฉ sem rede, sem som, sem nada.
07:52 JORGE Nรฃo hรก microfones, รฉ o chรฃo da era no fundo.
07:54 CANรRIO O chรฃo da era รฉ a terra, รฉ a tasca, รฉ o underground, digamos assim, รฉ o lugar mais natural das cantidades ao desafio, que nรฃo รฉ o รบnico neste momento. E entรฃo a gente como รฉ que faz? Apresenta-se novamente, as pessoas conhecem-nos e entรฃo jรก nos seguem, para os mais velhos, aos mais novos que estรฃo agora a surgir e jรก afirmados como bons cantadores e boas cantadeiras. Hรก uma assinatura? Hรก uma assinatura, รฉ a fama que a pessoa vai criando ao longo do asteira que vai deixando conforme vai cantando. E entรฃo a gente, nรณs queremos ser sempre os melhores. Entรฃo para isso nรณs tentamos rebaixar o outro, ou entรฃo nรฃo รฉ preciso rebaixar, basta mostrar aquilo que a gente sabe em termos de um tema que รฉ puxado, que pode ser um tema da vida do santo, ou entรฃo a gente exaltar as nossas qualidades em detrimento das do outro. Isso รฉ, e depois claro, quando se trata de um homem e de uma mulher, normalmente vai parar aquilo, que รฉ o que toda a gente gosta de dizer. O que รฉ aquilo? Sรฃo os combates de natureza sexual, รฉ mesmo assim, nรฃo hรก outro, e as pessoas adoram isso, obviamente que sabemos que estamos a brincar, porque รฉ mesmo a brincar. Tempos houve em que poderia desandar numa grande luta de barapaus e etc. Numa pancadaria, quando a malta se zangava ou se calhar bebeu mais um copito. Tambรฉm tinha-se feito, mas neste momento nรฃo, neste momento nรฃo vamos por aรญ. O que eu faรงo bem, eu acho que faรงo bem, e com outros amigos, รฉ realmente puxar um tema e desenvolver-lo e brincar tambรฉm com aquilo que nรฃo rodeia, muitas vezes com as pessoas, com as situaรงรตes, porque hoje o cantar รฉ um desafio, sou um estudioso do assunto e gosto muito de desenvolver esta temรกtica. Espero que um dia este cantar domine as ilhas, porque sรฃo outras nuances diferentes, mas o repentismo รฉ isso e jรก vamos responder o que รฉ o repentismo. As pessoas gostam de ouvir brincadeiras, chalaรงas, brejeiriรงos, picantes, nรณs chegamos a perguntar ร s pessoas se gostam de ouvir picantes, mas tambรฉm gostam de discutir cantando um tema sรฉrio. Nรฃo รฉ sรณ para pandear. Nos prรณximos tempos, isto รฉ, no dia 6 de abril, aqui na minha terra, vamos cantar eu e Mรชs, um cantador e duas cantadeiras, sem microfones, no chรฃo, digamos assim, vamos fazer um percurso de seis ou sete capelas que temos aqui na nossa vila e vamos cantar um bocado a paixรฃo de Cristo, isto รฉ, sobre as 14 ou 15 ou 16 estaรงรตes que o Joรฃo Paulo II acrescentou de hoje. E aqui estรก outra coisa que รฉ muito importante, รฉ os conhecimentos que a gente tem, porque o que รฉ ser repentista? Repentista รฉ hรก moda do mimo, hรก moda das beiras, hรก moda do alentรฉgio, com o baldรฃo e o despique, hรก moda da madeira, do bailinho e do despique, ou hรก moda dos aรงores, desde a desgarrada, a cantoria ou as velhas, improvisar cantigas nos formatos poรฉticos que nรณs temos, portanto, a sextilha ou a quadra ou a dupla quadra, ou a quadra com rima cruzada ou rima com dois brancos e cruzado ou emparelhado, consoante a estrutura que cada regiรฃo tem e fazer cantigas com isso em cima das melodias prรณprias de cada regiรฃo e com os instrumentos prรณprios de cada regiรฃo.
11:16 JORGE Quer dizer que nรฃo รฉ um fenรณmeno exclusivo do Altuminho, ondeโฆ Bom, eu tambรฉm sou um altiminhoto, portanto, lembro-me sempre de isto desde pequeno.
11:24 CANรRIO Obviamente, a nossa tradiรงรฃo รฉ essa. Eu tenho 63 anos daqui a dois ou oito dias, exatamente, no dia 7 de abril farei 63 anos de lรก chegar e canto desde os meus 16, 17, quando comecei. Havia muito poucos cantadores e para cantarmos com os mais famosos nรฃo era fรกcil porque tรญnhamos que ir ร Romarias onde eles cantavam. E eles cantavam onde? Nas tascas, longe da vista dos padres. Era o descanto, digamos assim. Que era para escapar a censura ou para estar mais ร vontade? Porque normalmente o cantador era associado ร pessoa que bebia vinho. O vinho, como sabemos, criava certas perturbaรงรตes que nรฃo seriam as mais adequadas a uma festa de carรช religioso. Eram poucos santos. Eram poucos santos. E, portanto, havia um outro que cantava realmente as temรกticas sagradas, o cantor sagrado, e, portanto, nรฃo eram bem vistos. E ele estava a habitar natural, para atenรงรฃo, mantรฉm-se. E lรก, como รฉ que era? Eu nรฃo podia ir porque eu nem tinha idade, nem meios, nem sabia de muitas dessas Romarias. Sรณ mais tarde, jรก com os meus 20 e poucos anos, integrado em grupos. E depois, por minha conta, porque passรกmos a ter o grupo Cantar do Minho, fomos um bocadinho pioneiros a trazer os cantores a um desafio prรณ-palco. Estรก-lhe a conferir, portanto, categoria de palco nos nossos espetรกculos. E depois nรณs e um ou outro cantador, a partir daรญ, estรกvamos a falar de 84, passรกmos a ter registros de discos, digamos assim, jรก havia alguns em vinil, depois a cassete, o cartucho jรก รฉ anterior a um ou outro, muito poucos. E depois, claro, quando se aproximou, quando chegou o tempo do CD, jรก foi assim uma coisa do outro mundo. Mas quando chegaram as mรกquinas automรกticas, como instantรขneas, como sejam os minidiscs e mais tarde os telemรณveis, Explodiu. Explodiu. E hoje รฉ na hora que se passa aqui, sabe, se houve todo mundo. E temos, nรณs estamos aqui a misturar um conjunto de ideias, mas tambรฉm รฉ que estamos a conversar. O Cantarรณ Desafio hoje nรฃo tem nada a ver com hรก 25 anos atrรกs, e nรฃo รฉ preciso mais atrรกs. O que รฉ que mudou? Mudou sรณ a tecnologia ou nรฃo? Mudou a tecnologia, mudou a temรกtica em termos de diversidade, passou a ser basicamente uma temรกtica, porque hoje pouco mais de canta do que aquilo, especialmente quando sรฃo cantadores e cantadeiras.
14:01 JORGE Apenas o picante, apenas o sexo. Mas isso nรฃo faz perder um bocadinho da riqueza das coisas?
14:07 CANรRIO Talvez, mas agora assiste-se tambรฉm nos รบltimos tempos a uma consciรชncia disso. E por exemplo, chegรกmos aos canais de televisรฃo.
14:15 JORGE E isso tem uma fronteira mais complicada ao pรบblico em geral, menos habituado se calhar?
14:20 CANรRIO Nรฃo, nรฃo, mas foi uma forma, eu estou a referir concretamente ร RTP, ร Praรงa da Alegria, que criou hรก uns anos, dois ou trรชs anos, concursos de cantinhas ao desafio.
14:33 JORGE Lembro-me de ver como jรบri e trazer pessoas a cantar.
14:37 CANรRIO E pessoas de todo o paรญs, quando havia uma ideia de que isto era sรณ aqui no Minho, no Minho รฉ que era, no Norte. E nรฃo, nรณs temos gente a cantar ao desafio de improviso,
14:46 JORGE de vรกrias formas, aquilo que eu antes disse, em todo o paรญs. Como รฉ que se aprende? ร possรญvel ensinar a cantar ao desafio?
14:51 CANรRIO ร, mas voltando ainda ao papel que a comunicaรงรฃo social tem. Eu sou um conversador muito indisciplinado, jรก percebi, nรฃo รฉ? Mas eu sou muito firme naquilo que quero concluir. ร da arte do professor, se calhar? Nรฃo sou professor, propriamente dito, mas desempenhei ainda, hoje estivemos a trabalhar com crianรงas sobre o assunto. Entรฃo ensina-se. Mas antes disso, na televisรฃo, qual foi o papel que a comunicaรงรฃo social teve, especialmente a televisรฃo, e รฉ a RTP neste caso, foi ao criar um concurso, posto em confronto, primeiro, basicamente Minho. Posto em confronto tambรฉm alguns cantadores que vieram da diรกspora, portanto vieram do estrangeiro, porque passou a desgarrada, e o cantar ao desafio, e o folclore, e a mรบsica popular, e as concertinas, que tiveram aqui um papel crucial de hรก 30 anos para cรก, desde mais ou menos 96, 97, 95 por aรญ, que comeรงaram a fazer os primeiros encontros de tocadores de concertina e por arrasto de cantadores ao desafio. Portanto, isto tem uma importรขncia nas comunidades, em todo o mundo, nรฃo รฉ sรณ na Europa, em todo o mundo, na Amรฉrica, no Brasil, na Austrรกlia, que eu conheรงo e onde jรก estive, portanto, e sei que as pessoas dรฃo um valor incrรญvel, mas de todo o paรญs, nรฃo รฉ sรณ os minutos. E tambรฉm valorizam, consoante as incidencias, para onde vรฃo as pessoas, estou a referir-me aos aรงorianos, que tรชm muita gente, especialmente na Amรฉrica, e no Canadรก, e nas Bermudas, e por ali, e portanto, levam muitos cantadores da sua regiรฃo a cantar e tรชm-nos lรก, nas comunidades. ร uma marca cultural e uma lembranรงa de Portugal. E uma lembranรงa de Portugal e uma coisa que, se calhar, รฉ a mais importante, que muitas pessoas sequer pensam ou valorizam, que รฉ, jovem, ainda comprovei isso o fim de semana passado em Franรงa, jovens que sรฃo lusodescendentes nos paรญses onde os pais emigraram, jรก de segunda geraรงรฃo de poderes, de segunda e terceira e de quarta geraรงรฃo, e que cantam em portuguรชs, habitualmente falam em francรชs ou na lรญngua dos pais onde residem, mas aprendem e compreendem e gostam, embora com o sotaque de cantar em portuguรชs ao desafio. Isso parece que nรฃo, mas รฉ tambรฉm uma forma de preservar e desenvolver e de transmitir, manter, digamos assim, a utilizaรงรฃo da nossa lรญngua nesses jovens que muito provavelmente jรก nรฃo vรชm viver para Portugal.
17:19 JORGE Nรณs estamos a fazer tudo o que podemos para preservar essa matriz cultural.
17:24 CANรRIO Nรฃo, eu acho que nรฃo. Primeiro, hรก que, neste momento, e รฉ uma das minhas preocupaรงรตes e luta, eu descobri que sou neste momento missionรกrio dos cantares ao desafio. O que รฉ que รฉ isso? Qual รฉ a missรฃo do missionรกrio? O missionรกrio tem uma missรฃo. E qual รฉ? ร por isso. Neste momento, a minha missรฃo รฉ fazer tudo o que for possรญvel em vรกrias linhas de orientaรงรฃo, de atividade, sobre os cantares ao desafio. Olha, a dar esta entrevista e falar sobre o assunto, porque o Canรกrio รฉ basicamente um cantador. Podia estar a falar aqui do tipo de concertos que tem, o que foi eu que criei este tipo de grupos que hoje temos, com as concertinas de base, mais bateria, mais baixo, mais piano, mais violino, etc. Mas nรฃo, estamos a falar de cantias ao desafio, de improviso e de repentismo. Por quรช? Porque รฉ por aรญ que eu sou identificado. E como as pessoas me reconhecem, graรงas a Deus, duas coisas importantes, รฉ a minha capacidade de improvisar, de ser repentista, de ser capaz de cantar umas velhas da terceira, como cantar uma desgarrada do mino. Custa-me muito ainda cantar um despique, especialmente um baldรฃo, do alentejo, mas a qualquer deles eu me adapto e consigo desenrascar-me. Ou entรฃo interagir com brasileiros do Cearรก, que tรชm outras formas de fazer repentismo na nossa lรญngua, ou com os galegos, tรชm a regueifa, eu consigo muito interagir com eles e nรฃo me saio nada mal.
18:47 JORGE E consegues perceber se todo este cano, toda esta รกgua vem da mesma fonte, ou sรฃo fontes diferentes que se encontraram numa determinada altura?
18:56 CANรRIO Podem ser canos diferentes, de nascentes diferentes, mas a matรฉria รฉ a mesma, a รกgua รฉ a mesma, portanto, a seiva, se quisermos. Por quรช? Porque trata-se da lรญngua, trata-se de utilizรก-la de improviso, trata-se de utilizar melodias tradicionais de cada regiรฃo, mas que no fundo acabam por ser do mesmo povo, de uma mesma origem. E entรฃo dizia eu que reconhecem-me tambรฉm esta capacidade de dar valor a esta tradiรงรฃo. E entรฃo eu, neste momento, procuro tudo o que esteja ao meu alcance, seja a trabalhar com projetos apoiados por comunidades intermunicipais nas escolas, jรก o fizemos na pandemia, infelizmente, um projeto monumental que se chamou Ixama, de repente canta a gente, em que a gente foi ร s escolas ensinar os jovens de 9, 10, 11 anos a improvisar, qual era a estrutura mental que nรณs usรกmos para, e fez-se um trabalho fantรกstico, nรฃo para conseguir obter muitos cantadores ou cantadeiras, mas para que percebam que, para alรฉm da mรบsica dos nossos dias, hรก aquela outra anterior da nossa matriz, da nossa origem, dos nossos pais, da nossa raiz, mas tambรฉm, como ainda hoje fiz, pronto, num projeto do artista bem ร escola, e levar, mais uma vez, a essa possibilidade de os meninos fazerem a sua quadrinha, aprenderem qual รฉ a nossa estrutura para responder, tudo isso. E mais do que isso, depois, nos programas de televisรฃo, nos discos, nos espetรกculos, em tudo o que nos รฉ possรญvel, nos encontros com vรกrios cantadores e cantadeiras das vรกrias regiรตes do paรญs e do mundo, com neste momento jรก podemos falar assim, tentar, mais tarde ou mais cedo, criar um corpo cientรญfico, podemos chamar assim, um corpo estruturado. Um corpo teรณrico. Teรณrico, chamemos, se calhar, mais corretos, para que o cantar ao desafio seja tambรฉm reconhecido, primeiro, como patrimรณnio material cultural e registado no nosso registro nacional, que nรฃo estรก, nem estรก, sรฃo cedadas passos, mas sรฃo suicรญdios, nรฃo hรก ainda, digamos, uma linha formal, vamos por aqui. Nรฃo, estamos a preparar caminho, estamos a desmatar. E depois, mais tarde, que isso seja reconhecido pelo Unesco como patrimรณnio material cultural, jรก com projetos de salvaguarda criadas no Alentejo, na Madeira, nos Aรงores, no Minho, que aqui foi dado, se calhar, o pontapรฉ de saรญda, nรฃo รฉ sรฉrio, com palestra com homens como o Dr. Arnaldo Saraiba, como o Dr. Alberto Sardinha.
21:36 JORGE Para seguir um bocadinho aquilo que foi a matriz, por exemplo, do canto alentejano. Exatamente, exatamente. Tambรฉm รฉ uma forma de proteรงรฃo da cultura.
21:43 CANรRIO E de proteรงรฃo e de desenvolver, porque tanto quanto sei, o canto alentejano รฉ uma forma de cantar que se praticava, mas nรฃo tem dรบvida nenhuma, que hoje pratica-se muito mais por jovens. E o fado รฉ igual, o fado รฉ igual. O fado tinha tambรฉm um conjunto de intรฉrpretes, especialmente radicados na cidade, em Lisboa, passou a desenvolver-se tambรฉm muito mais no Porto do Quilco, que jรก era, e noutros sรญtios, noutras nossas terras. Temos aqui hoje, hoje hรก uma prรกtica de ouvir fado, aqui na minha terra, aqui em Viana, aqui em Vila Nova Danha, nas nossas terras, nas minhas coletividades. As juntas de freguesia promovem noites de fado com muito mais incidรชncia e mais frequรชncia, desde que o fado foi considerado patrimรณnio e material da humanidade.
22:31 JORGE E aqui ao lado, em Marcelos, a Gisela Esbรฃo, que รฉ uma das fadistas mais extraordinรกrias.
22:36 CANรRIO A Gisela, se calhar, jรก era. Nรณs estamos a falar de gente que nรฃo รฉ famosa, gente que nรฃo canta o pior, atenรงรฃo. E guitarristas, o ensino da guitarra saiu de Lisboa e passou por via desse facto de ser considerado patrimรณnio. Portanto, hoje nรณs temos uma riqueza imensa no fado, no canto, vai ser agora o canto a vozes, especialmente coros de mulheres, que estรก a ser muito bem trabalhado e muito bem encaminhado para ser, pelo menos, nรฃo sei atรฉ se jรก foi feito o seu registro, o Registro Nacional de Patrimรณnio e Material Cultural. E nรณs cantadores, pelo menos alguns que temos mais consciรชncia,
23:14 JORGE achamos que esta forma de cantar que merece tambรฉm, pelo menos, ser preservada. Como รฉ que se ensina a cantar? Como รฉ que se ensina a cantar ao despido, a esse repentismo? A quem nรฃo sabe?
23:25 CANรRIO Aquilo que eu tenho. Os cantadores nรฃo ensino nada a ninguรฉm. E um cantador ensina o outro. Porquรช? Porque o cantador quer ser o melhor. Entรฃo, eu vou dar um exemplo. Quando eu comecei a cantar ao desafio com o meu amigo Miranda, jรก lรกbamos 41 anos, chegando ao dia 1 de maio, jรก celebrรกmos os 40 ao ano passado, nรณs, cada um cantava por aquilo que sabia. O Cรขndido, o pai, sabia umas quadrinhas, ensinava-lhe e eu sempre gostei de desenvolver as minhas sem que ninguรฉm me ensinasse. Escrevendo-as? Nรฃo, nรฃo, nรฃo.
23:59 JORGE Nรฃo me lembro de escrever para cantar. Qual รฉ a parte do improviso e a parte da preparaรงรฃo?
24:05 CANรRIO Jรก lhe explico. Eu sempre tentei aprender, responder, ainda hoje รฉ assim, a coisas feitas, porque se eu responder a coisas feitas, consigo desarmar quem sรณ sabe aquelas. Entรฃo, a gente desenvolve uma capacidade deโฆ Depois temos duas coisas fundamentais. A perspicรกcia, estar atento, e o conhecimento das coisas. Eu nรฃo sou especialista em nada, รฉ sempre um bocadinho de tudo, como eu costumo dizer, ร s vezes. E entรฃo, isso dรก-nos um traquejo para respondermos sem termos que nos fixarem. Obviamente, porque muitos cantadores, e eu tambรฉm, ouvimos dos mais velhos e vamos aprendendo coisas. Mas depois, quando vamos ensinar, neste momento, aos meios, por exemplo, o meu nome รฉ Augusto Canรกrio. Canรกrio รฉ uma palavra que rima com muitas palavras. Augusto rima com menos. Vila Novadanha, quando a gente diz de onde รฉ, tambรฉm hรก uma outra palavra que rima, mas hรก outras que รฉ muito difรญcil. Entรฃo, o que รฉ que nรณs ensinamos aos meios ao versijar, ao escrever versos ou ao tentar? ร, primeiro, antes de cantarem no seu treino, que muitas vezes fazem, quando pensam, aprender palavras que rimem com aquelas que nรณs queremos rimar, por exemplo, silรชncio. Um indivรญduo que se chama Gaudencio, um indivรญduo que se chama Porfรญrio,
25:24 JORGE estamos a falar de coisas concretas e objetivas. E essas palavras difรญceis evitam-se colocando outras ร frente?
25:30 CANรRIO Colocando ou o diminutivo, ou o aumentativo, ou colocando-as fora do sรญtio. Finalmente, outra coisa importante, quer dizer, que a รบltima frase seja, digamos, a palavra chave, ou seja, a chave que abre toda a ideia que vem de trรกs. Isso รฉ que รฉ um bom cantador, normalmente canta, canta, mas quando a gente estรก a cantar nรฃo sabe o que vai dizer. Quando a gente chega ร terceira ou quarta frase, jรก toda a gente adivina o que vai sair,
25:57 JORGE jรก รฉ uma coisa que jรก nรฃo tem aquela forรงa. Portanto, faz como os humoristas, vai preparando o campo, por um lado, vai deixando umas migalhas ao longo da cantoria
26:10 CANรRIO e subitamente hรก o desfecho que nos sobrevende. Se lembrarem de isso hรก um bocadinho, que nรณs somos caricaturistas com palavras. Caricaturista, desenha, exagera nos traรงos, o rosto ou uma figura, nรฃo รฉ? O que o torna um observador. Observador, muito atento sempre, muito mesmo. E nรฃo รฉ por acaso, jรก agora, porque os cantares, o que รฉ que evoluiu tambรฉm, hรก bocadinho falรกmos nisso, mas nรฃo concluรญmos. Hoje o cantรกrio desafio, e eu sou responsรกvel por isso, juntamente com o meu amigo Miranda, tem uma utilizaรงรฃo, รฉ utilizado para animar festas de todo o tipo que possa imaginar. Enquanto hรก uns anos atrรกs era na Romaria, era na Tรกsca, que era atrรกs da Tรกsca, era depois de um escovo, e mais nรฃo sei o que mais. Quase uma atividade subversiva. Subversiva, exatamente. E era porque, vamos ver, hรก quem defenda que o cantรกrio desafio tem uma das suas origens, sรฃo as cantarias de escรกrnio e maldezer. ร uma coisa que nรฃo estรก muito estudada e que requer a tal criaรงรฃo do corpo teรณrico. E, portanto, estou a fazer esse estudo, esse trabalho, antes num doutoramento que interrompi por motivo de uma saรบde, de um problema de saรบde hรก um ano atrรกs. Levou um susto? Levou um susto grande. Mas jรก estรก ultrapassado e eu continuo, nรฃo na universidade, mas a fazer o meu trabalho e vou aos bocadinhos, criando ou soquia ou saliva ou anotando. Estamos a trabalhar. Mas o cantador รฉ tambรฉm, muitas vezes, crรญtico social. E, portanto, muitas vezes nรฃo รฉ por acaso queโฆ Ah, pai, esse gajo รฉ um gajo de copos. Para dizer o quรช? Para dizer que o que ele diz nรฃo tem valor. Nรฃo, nรฃo, tem muito. E o problema รฉ esse, รฉ que muitas vezes quem pรตe o dedo na ferida รฉ destratado ou desconsiderado porque pรตe o dedo na ferida. Entรฃo, porque quem tem mais consciรชncia ou medo, enfim, รฉ mais agradรกvel ร coisa e nรฃo cria problemas. Mas, basicamente, o cantar barajero e divertido, hoje รฉ utilizado em tudo o que posso imaginar. Nรณs fizemos, eu e os meus amigos, nรฃo รฉ sรณ o Comirano, mas realmente o Comirano, fizemos animaรงรฃo em casamentos, batizados. Fizemos as bodas de prata dos noivos, fizemos o casamento e o casamento do filho que cantรกmos batizados, jรก sรฃo geraรงรตes inteiras. Nรณs cantรกmos emโฆ Eu costumo dizer que os genรฉricos, os medicamentos, que nos vieram estragar o negรณcio, porque nรณs cantรกvamos muito e cantรกmos em todo o paรญs para laboratรณrios na apresentaรงรฃo de novos medicamentos. Entรฃo dรฃo-nos umas dicas e a gente depois brinca, verseja sobre aquilo.
28:42 JORGE Portanto, na realidade, tudo aquilo que for um temaโฆ Dรก para cantar.
28:45 CANรRIO Cantรกvel, digamos assim, mas tambรฉm cantรกmos em festas de empresas, em sei lรก o que mais, tudo o que se possa imaginar. E atรฉ voltando ao cantar do sagrado, portanto, do fundamento, desenvolver um fundamento era o quรช? Era discutir a desgarrada, foi isso que nรณs fizemos na RTP, foi repor sorteio dos temas, o bem e o mal, o homem e a mulher. Agora com temas mais atuais, maisโฆ Porque, por exemplo, no cantar o desafio tradicional, a linguagem utilizada e a, digamos, chamar a outro cantador gay para me dizer uma palavra mais agresta, hoje em dia, quem entra num tema desses
29:31 JORGE pode ser muito facilmente catalogado de homofรณbico. E pode ser cancelado, no fundo, a dizer esta pessoa estรก a ser discriminada.
29:38 CANรRIO Nรฃo, porque a maior parte do povo continua a achar graรงa aquilo e muita, e muita. E sabe muito bem que duas coisas, primeiro, nรฃo รฉ numa geraรงรฃo ou duas ou trรชs que se mudam mentalidades, nem รฉ certo e sabido que a gente estรก a falar a sรฉrio, estamos a brincar, vamos brincando, mas, se pudermos evitar esse tipo de brincadeiras que vai ferir suscetibilidades outras pessoas,
30:04 JORGE eu nรฃo vou fazer uma cantaria que se chama Casamento Gay. Porque isso pode, no fundo,
30:09 CANรRIO que as pessoas possam nรฃo receber bem aquela forma. Como, jรก agora, porque nรฃo tem nada a ver, mas tambรฉm se percebe bem, como, por exemplo, sendo eu de um clube e o meu amigo Miranda de outro exatamente ao posto, nรณs antes podรญamos brincar com o facto de um ser do Porto ou de um ser do Benfica, e hoje nรฃo, hoje temos de ter algum cuidado.
30:30 JORGE Portanto, hรก um conjunto de temas que geram, no fundo, alguma zeduma, alguma polรฉmica. Isso nรฃo tem graรงa.
30:38 CANรRIO Posso voltar ร questรฃo da lembranรงa? Jรก agora, por trรกs das redes sociais depois, porque isso tambรฉm tem coisas que tรชm coisas de bom jeito, hรก o ataque, hรก o destratamento, hรก a mรก criaรงรฃo, a covardia. A maldicรชncia, no fundo. Entรฃo, nรณs temos de ter essa inteligรชncia de nos sabermos adaptar aos nossos tempos. Entรฃo, e agora, os tempos sรฃo de que tipo de temas? De continuar a brincar com os homens e com as mulheres. De continuar a brincar com os problemas da sociedade. Brincar, entre aspas. E acantar aquilo, nรณs temos de ter uma sensibilidade bastante grande para ver o pรบblico que temos na frente. Sรณ que antigamente, nรณs tรญnhamos um pรบblico na nossa frente. Restrito, que estavam ali. Ali, quem estava ali estava. Eu ouvia, e sabias de ouvir e tal. Hoje nรฃo, hoje temos um pรบblico que estรก em todo o mundo, porque temos os telemรณveis e temos tudo que estรก a ser filmado na hora e transmissรญvel.
31:34 JORGE Com sensibilidades prรณprias e podem tambรฉm ouvir e interpretar de uma maneira completamente diferente, atรฉ fora do contexto.
31:41 CANรRIO E considerarem-se ofendidos. Um ou outro considerarem-se ofendidos. E como รฉ que lida com isso? Lidamos bem, temos de ser inteligentes. Por exemplo, hรก um grupo de amigos meus na Galiza, em Santiago de Compostela, que estรฃo a utilizar a regueifa. A regueifa รฉ o nome que eles chamam, este canto de improviso, nรฃo รฉ necessariamente instrumentos, na Galiza. Entรฃo, estรฃo a utilizar-se nas escolas com miรบdos, com miรบdas, para combater, eles chamam, portanto, a violรชncia machista. Nรณs chamamos aqui violรชncia domรฉstica. Entรฃo, estรฃo a utilizar isso. No Brasil, o cordel, que radica um bocado tambรฉm, nรฃo no improviso, mas no verso popular tradicional, hรก muitos, conheรงo muitos amigos repentistas, improvisadores que se chamam poetas, que escrevem a literatura de cordel, e utilizam o cordel nas escolas com milhares ou dezenas de milhares de ediรงรตes, utilizando uma escrita popular tradicional, que foi daqui para lรก, para o combate ร violรชncia machista tambรฉm, portanto, ร violรชncia domรฉstica, ao assassinato permanente que acontece todos os dias aqui em Portugal de homens, de mulheres, mais mulheres que homens. E portanto, acabamos por estar ligados ร vida social, desta forma divertida, brejeira, brincalhona, como dizia um amigo meu, burlesca tambรฉm. E portanto, nรณs temos รฉ que saber adaptar os nossos dias. Por exemplo, eu vou cantar uma desgarrada ร televisรฃo, imagina-se, num programa indireto improvisado, na hora. De manhรฃ. De manhรฃ. E chego lรก e apenho uma cantadeira que sabe cantar bem, que tem piada, que tem graรงa. Um problema para nรณs homens mais velhos. Uma rapariga bonita, uma mulher bonita, que canta bem, que tem boa voz, que se apresenta bem. O quanto do bem, digo, em todos os sentidos.
33:32 JORGE Comeรงa logo a perder. Um sรณ estรก logo a perder por 95% a favor dela. Mas tambรฉm diria que enfrentaram Augusto Canari, e se calhar tambรฉm nรฃo deve ser fรกcil.
33:43 CANรRIO Qual รฉ a graรงa que tem?
33:45 JORGE ร gente saber defender-se sem ser grosseiro, sem trazer para casa, como se costuma dizer. Portanto, aproveitar a tensรฃo que hรก naquele momento.
33:56 CANรRIO Ter uma palavra chave, tensรฃo. O cantor ao desafio รฉ um cantor de tensรฃo. Tem que haver, nรฃo รฉ? Tem que haver. Tem que haver essa dinรขmica. Tem que haver essa tensรฃo mesmo. Hรก muitos cantadores que repetem, cantam duas, trรชs, quatro, cinco, seis estrofes. E isso nรฃo tem graรงa nenhuma, porque quando vamos responder, jรก se perdeu, jรก nem nos lembrรกmos. Entรฃo, a tensรฃo รฉ mesmo. Sรฃo uma ou duas estrofes cada um, sempre, que รฉ para criar a tal tensรฃo. Toma lรก. Toma lรก daqui. E essa tensรฃo รฉ que capta e รฉ que mantรฉm as pessoas ali focadas. Aglomeradas. Antigamente nรฃo havia microfones. As pessoas faziam aquela rodinha e dentro daquela rodinha era o centro do mundo. Deixa lรก ver o que รฉ que acontece. Hoje nรฃo. Hoje temos os palcos, temos os bons sons, temos bons microfones. Por exemplo, o Miranda criamos uma coisa muito engraรงada hรก muitos anos. Ficar um no palco e o outro picar para fora. Do nada parece que fugiu e aparece. De repente, isso criou uma forma nova. Hoje em dia muita gente faz isso. Hรก uma dinรขmica. Dinรขmica diferente, que tambรฉm รฉ engraรงada. E batemos aqui no outro ponto muito importante. Para alรฉm da linguagem adaptada aos tempos que vivemos, รฉ as formas de interpretar o cantor ao desafio. Quantas vezes eu estou a tocar com a minha banda, com o meu grupo, e eu faรงo, dou dois toques, dou dois sinais para um dos mรบsicos ou dois, eles passam a tocar jazz. Durante o concerto, durante a apresentaรงรฃo? Sim, durante o espetรกculo, durante a desgarrada ou o blues. Um ritmo, uma cadรชncia que nรฃo tem nada a ver com a cana verde, que รฉ o ritmo base, o malhรฃozinho da nossa desgarrada. Mas aqui nรณs conseguimos interpretar em cima daquela malha, daquele ritmo, que nรฃo รฉ muito diferente, obviamente, porque se nรฃo descuadrava a mรฉtrica das estravas, nรณs cantรกmos em versos epitacilรกbicos. Mas รฉ um gozo, รฉ uma coisa especial cantar naquela malha. E depois voltรกmos ao tradicional. Isso hoje em dia รฉ nos permitido toda essa dinรขmica, essa diversidade. Por quรช? Porque as coisas nรฃo sรฃo estรกticas. E a reaรงรฃo do pรบblico? A reaรงรฃo do pรบblico รฉ fantรกstica. Hรก um ou outro que nรฃo gosta, que gosta mais de ouvir o que รฉ o antigo. Estranha-se depois entre eles. Mas depois hรก aquela malta-mรฃe nova que adora, que sabe, mรบsicos atรฉ. E comeรงa a perceber. Esses que eles sรฃo tramados e tal, para nรฃo dizer outra coisa. Esses que eles sรฃo tramados e tal. E รฉ que funciona muito bem. E para mim nunca houve tantos, nem tรฃo bons, em simultรขneo,
36:29 JORGE cantadores e cantadeiras como temos neste momento. Atรฉ porque esta malta nova รฉ malta de escola.
36:33 CANรRIO Esta gente sabe, aprendeu, nรฃo aprendeu de ouvido, aprendeu mesmo mรบsica. Para alรฉm disso, mas para alรฉm de mais, os bons cantadores e as boas cantadeiras jovens, uma boa parte delas, sรฃo pessoas formadas e sรฃo pessoas muito atentas. E aquilo que eu estou aqui a dizer, jรก se calhar jรก comunicรกmos da mesma maneira noutros meios, e essa gente ouve e aprende, e รฉ inteligente. Portanto, e tenhoโฆ Porque o cantador antigo, a maior parte das vezes, era analfabeto ou cantadeiro. Analfabeto. Era um intuitivo, no fundo. Mais do que analfabetos, eram iletrados. Isto รฉ, nรฃo sabiam ler nem escrever. Mas eram muito inteligentes, muito perspicazes e muito atentos. Portanto, eram cultos, apesar de nรฃo saberem ler nem escrever. Exatamente, era aquele culto do saber viver a vida, do estar atento ร vida e ร quilo que ela nos trazia. Entรฃo, quando iam cantar, ou pela verrinoso, por seremโฆ Como รฉ que se diz? Brejeiros, por serem maldosos, maliciosos, ou porque cantavam o fundamento, eram pessoas informadas. Portanto, ouvirโฆ Eu ainda cheguei a ouvir alguns cantadores a cantar a salinizaรงรฃo da cidade de Sรกra e mais nรฃo sei o quรช. Portanto, lรก eu tive testamento, coisas lรก eu tive testamento, de forma muito engraรงada, mas com conhecimento, nรฃo era falar ร sorte. Uma tradiรงรฃo oral, no fundo. Uma tradiรงรฃo oral, transmissรฃo oral, depois as pessoasโฆ Ah, mas cedo! ร que era! Como dizem hoje, se calhar, do Canรกrio e como dizem de outros cantadores, quando a gente nota, quando vai a uma romaria, que a nota se desloca imediatamente quando a gente estรก. Por quรช? Porque sabem que tรชm garantido um divertimento ou ouvir uma coisa que nรฃo se ouve qualquer cantador a cantar. E modesto รฉ a parte que isso acontece muitas vezes. E eu fico muito feliz, porque ainda tive a oportunidade de cantar com alguns velhos cantadores, que eram velhos, quando eu era muito jovem, e hoje sรฃo falados. Mas tambรฉm fico muito agradado quando os meios estudiosos fazem as suas apreciaรงรตes e nos colocam em patamares iguais ou mais elevadas. Portanto isso dรก-nos tambรฉm uma certeza e uma responsabilidade de sermos exemplo para os outros. E รฉ o que eu me sinto neste momento. ร um exemplo para muitos jovens. E sempre tenho a oportunidade, eu digo aos jovens, para tentarem ir um pouquinho mais alรฉm, para cantarem, mas para nรฃo descurarem duas coisas importantes,
39:02 JORGE a tradiรงรฃo, mas tambรฉm o que รฉ o mundo do hoje. Portanto, no fundo, juntar a tradiรงรฃo com a modernidade, tentar misturar ali coisas para tentar encontrar aqui um novo caminho. Falamos aqui jรก vรกrias vezes da questรฃo do brejeiro, do quase dizer tudo. Onde รฉ que estรก essa pequena fronteira que usa habitualmente, que รฉ em Barreiros tambรฉm, que รฉ de dizer o subentendido, mas nรฃo dizer tudo e deixar que haja a participaรงรฃo de quem estรก a ouvir
39:36 CANรRIO para completar a ideia de que estamos a desenvolver. Ora bem, falรกmos de coisas diferentes. O Kim Barreiros, de quem sou bastante amigo e grande admirador jรก o era e hoje em dia muito mais, porque somos bastante amigos.
39:49 JORGE E รฉ mรบtuo, ele diz que o Augusto รฉ o maior repentista
39:53 CANรRIO e grande cantador de desafio que existe, e ele dรช-lo publicamente. Obviamente que diz e eu agradeรงo, se calhar nรฃo รฉ um caminho de exager, mas pronto, eu agradeรงo-lhe. Tambรฉm para mim, como ele รฉ รบnico e tem mais graรงa as versรตes que ele faz de alguns originais do que alguns originais de temas maliciosos. E aรญ รฉ que estรก. A malรญcia, utilizar palavras com segundo sentido, รฉ uma arte que nรฃo รฉ para qualquer um. A forma como canta, como interpreta, as frases em si, muitas cacafonias que muitas pessoas utilizam, depois outros vรฃo tentar utilizar e nรฃo tem graรงa, porquรช? Porque sรฃo forรงadas. Estragam tudo. Nรฃo tem graรงa, pronto. Cada coisa quer, tem de ser feita na sua medida. O cantar ao desafio, com segundo sentido, em termos gerais, radica, por exemplo, numa vivencia de uma ruralidade que a maior parte dos jovens nรฃo viveu. E a ruralidade tem vรกrias nuances, vรกrios apontamentos da vida, desde a feitura do vinho, os primeiros brulhos, as primeiras aduelas, apertar o pipo, meter a torneira, tirar o batote, nรฃo sei quem, nรฃo sei como รฉ. Atรฉ a mecรขnica, atรฉ o milho, o linho, portanto, tudo isso, o espigueiro, meter a espiga, tirar a espiga, pรดr no espigueiro, nรฃo sei o que, esfolhar a espiga, sรฃo coisas com segundo sentido, mas podemos chegar atรฉ aos barcos, atรฉ ao pescar ou nรฃo pescar a cana, a rede, a isca, o anzol. Hรก coisas que se podem utilizar com segundo sentido. Trabalha por analogia? Tambรฉm, mas se nรณs dissermos certas coisas que sรฃo na realidade que acontecem quando desenvolvemos determinadas atividades, especialmente rurais, nรณs conseguimos dizer grandes chalaรงas com grandes segundos sentidos. Mas se viรฉrmos para uma linguagem muito mais moderna, os computadores, a disqueta, pรฉ no disco duro, รฉ um aborrecimento ou nรฃo? Nรฃo รฉ nรฃo. Consegue-se adaptar ร nossa modernidade, aos nossos tempos, um segundo sentido, podemos atรฉ falar inclusivemente de um aviรฃo. O aviรฃo รฉ grande, o aviรฃo รฉ terra na tua pista, demora muito a levantar, porque nรฃo sei o que mais, mas a levanta sempre com a ponta para cima. E jรก estamos todos a construir ideias. E aรญ รฉ que estรก a graรงa, aรญ รฉ que estรก o cerne da questรฃo, aรญ รฉ que estรก o segredo. Ora, quando nรณs comeรงamos com palavrรตes, com linguagem rasgada, ao utilizar o palavrรฃo, o calรฃo, qualquer pessoa sabe, utiliza, melhor sabe o que quer dizer. E รฉ como eu digo, quando se rasga o fio ao pano, que รฉ uma frase popular, a coisa deixa de ter tanto sentido. Atenรงรฃo, se calhar hรก gente que gostaโฆ Tornas-se vulgar, no fundo.
42:54 JORGE Vulgar e grosseiro. Hรก muita gente que gosta disso. Mas o facto รฉ assim, se eu ouรงo cantar usando analogias, dizendo-me metade de tudo que estou a entender, para mim รฉ mais divertido, porque eu consigo participar nesse processo.
43:10 CANรRIO Hรก umas metรกforas, estamos a utilizar uma linguagem com segundo sentido, que toda a gente sabe o que eu quero dizer, mas eu nรฃo disse. ร o piscar do olho. Exatamente. Eu sei que tu estรกs a dizer isto. Cada um que entenda como quiser. Agora, a gente tem essa capacidade e nem esses conhecimentos. A gente sabe lรก o que รฉ. A gente da cidade, por exemplo, sabe lรก o que รฉ meter a torneira no pipo, ou apertar os arcos, ou untar a leiva, ou untar as aduelas. A gente nรฃo sabe o que รฉ isso. Quem nunca viu, quem nunca vivenciou, quem nunca viu fazer vinho nรฃo sabe nada. Ou pegar nos caixos, nos vagos, meter os vagos, a gente nรฃo sabe. Quem vivenciou, e no mundo rural isso รฉ uma coisa que รฉ trivial, digamos assim, ou pelo menos foi, tem outro sentido. E, portanto, รฉ essa capacidade de brincar com as palavras, mas posso utilizar outras coisas. Um dia, uma das tais cantadeiras num programa de televisรฃo disse-me que eu disse que estava cansado, que estive a fazer a limpeza, e obviamente que ela diz-me que tenho a vassoura partida. Vassoura partida? Eu nรฃo, a vassoura estรก encolhida, mas determinadas limpezas tรชm de ser com vassouras extensรญveis, que รฉ para chegar mais alto e a cites que nem todas chegam. Entรฃo a gente dรก aqui a volta ao assunto, estamos a falar de coisas marotas, brejeiras,
44:29 JORGE mas com coisas do dia a dia, as fregonas e limites. Com uma elevaรงรฃo no fundo, com uma graรงa, e mantendo essa atenรงรฃo com quem estรก do outro lado.
44:38 CANรRIO E o nรญvel, e nรฃo somos grosseiros, nรฃo somosโฆ Se eu disser a uma mulher, eu vou meter a minha vassoura no teu balde e mais nรฃo sei quem, nรฃo. Eu vou meter a minha esfergona e vou apertรก-la bem, entรฃo tem de ser uma esfergona. E este segundo sentido, esta utilizaรงรฃo deโฆ Sรฃo coisas concretas, que a gente sabe o que รฉ, com este segundo sentidoโฆ Deixam-nos um sorriso. Deixam-nos um sorriso, deixam-nos bem dispostos, quem apreciar, obviamente, e nรฃo faz de nรณs uns dos tais, nรฃo estou a dizer que sรฃo melhores nem piores, mas pelo menos procuramos ter essa qualidade, dos tais utilizadores de uma linguagem, de um vernรกculo. ร como eu digo, hรก pessoas que gostam muito do palavrรฃo. Eu tambรฉm sei utilizar, obviamente, masโฆ Mas nรฃo tem graรงa. Uma coisa รฉ, por exemplo, imaginemos, estamos aqui em roda desta mesa, meia dรบzia de amigos, ou homens ou mulheres, nรฃo estou aqui a discriminar obviamente ninguรฉm, mas sabemos que estamos ร vontade e que podemos ir atรฉ certo ponto. Mas quando se juntam outras pessoas que nรฃo nem conhecemos, ou quando estamos em cima de um palcoโฆ Numa relaรงรฃo com o pรบblico. E hoje, antigamente, era no terreiro com as pessoas ร volta. Era o nosso pรบblico, era o nosso palco. Hoje, quando subimos a um palco, muitas vezes com muitos milhares de pessoas, ou quando fazemos uma coisa num meio de comunicaรงรฃo social, ou quer que seja, nรณs temos que ter bastante cuidado, nรฃo por aquilo que num momento possรกmos dizer,
46:02 JORGE mas por possรกmos ofender alguรฉm. E o impacto dele. Como รฉ que รฉ a relaรงรฃo com o pรบblico? O facto de estar a tocar ou a cantar para um pรบblico que รฉ responsivo e que lhe dรก bons sinais, muda alguma coisa nesseโฆ
46:17 CANรRIO Muda, muda. Se estamos a fazer um espetรกculo, seja de que tipo for, e temos trรชs tipos de pรบblico. Temos um pรบblico distraรญdo, amorfo, que nรฃo tem graรงa nenhuma, nem acha graรงa, ah nรฃo. Felizmente, nรฃo รฉ os homens que encontramos. Podemos ter um pรบblico que estรก quietinho, a consumir literalmente todos os movimentos, todas as frases, todas as frases musicais, e รฉ um pรบblico interessante. Para nรณs, para o nosso tipo de mรบsica, qual รฉ o melhor pรบblico? ร aquele que reage interais conosco. E entรฃo, eu digo muitas vezes, nรณs tocamos em casinos, tocamos em espaรงos auditรณrios, em espaรงos importantes, e quando chegamos ร parte desgarrada, com toda a luminotecnia, os pรดculos, as plateias escurecidas, quando chegamos ร parte desgarrada, se nรฃo temos essa situaรงรฃo, eu peรงo, por favor, acenda uma parte da plateia que eu quero ver as pessoas. Quero vรช-las. O olhar das pessoas, aquilo que despertamos, as sensaรงรตes que despertamos e as emoรงรตes das pessoas, รฉ fundamental. E ajusta o ritmo ร quele pรบblico? Ajustamos o ritmo e, muitas vezes, o palabriado. Ah? E muitas vezes, a forma as palavras que dizemos, porque muitas vezes estamos numa plateia, e a gente pode experimentar, dizemos uma palavrinha mais forte. Ver atรฉ onde รฉ que dรก. Atรฉ onde รฉ que dรก, e nรณs vemos pela reaรงรฃo. E sem exagerar, sem passar o risco vermelho, nรณs podemos criar ali uma empatia com as pessoas, mas tambรฉm se cantarmos uma coisa mais sรฉria, mais, digamos, que ponham as pessoas a refletir, tambรฉm isso tambรฉm รฉ importante. E entรฃo, eu gosto de ver as pessoas. Isto รฉ quase um namoro? Quase um namoro. Nรฃo direi bem um namoro, mas umaโฆ Como รฉ que falta-me o termo? Interaรงรฃo tem-te a ver. Pode-me chamar namoro, do de barato.
48:14 JORGE E esse รฉ o momento em que Augusto Canarias se sente
48:18 CANรRIO povo no meio do seu povo? Eu digo muitas vezes isso, ainda. Aliรกs, a minha prรกtica, a minha forma de estar รฉ uma forma de estar natural, tanto quanto sรฃo as outras pessoas. Eu nรฃo sou nem mais nem menos qualquer pessoa de qualquer plateia, de qualquer comissรฃo de festas, de um sรญtio qualquer. Eu chego a um sรญtioโฆ Se tiver de comer com o pessoal, eu como com o pessoal. Se tiver de beber um copo com a malta, eu bebo com a malta. Bom, estrangeiro, nรฃo me escondo, gosto de estar com as pessoas. Porquรช? Porque eu nรฃo sou nada diferente, nem nรฃo tenho aquela aรบria, hรก muitos artistas que se escondem. E muita gente diz-me claramente isso. Posso saber se bem que รฉ uma pessoa do povo, ou se รฉ uma pessoa popular. Isso, eu nรฃo faรงo isso com o interesse para angariar para mim proventos, proventos no sentido de simpatias, nรฃo. Eu faรงo isso porque eu sou assim. E portanto, quando vou cantar รฉ igual. Nรณs muitas vezes cantamos, vamos imaginar, uma festa acadรฉmica, ou num evento que tem milhares de pessoas fazendo as festivais. Entรฃo, quando a gente salta para o meio do pรบblico, para a desgrada, para o tal momento, quem nรฃo conhece e tem seguranรงas, vรช-lhes as seguranรงas. Todos fiches de medo. E a gente agradece porque รฉ uma diferenรงa, nรฃo รฉ? Mas, nรฃo, realmente nรฃo faz falta. Nรฃo faz falta, porquรช? Porque nรณs sabemos fazer respeitar. E nรณs, se alguรฉm vem e tenta tocar, ou se depois quer tirar fotografias ou assim, a gente canta logo ali uma cantiga, a dizer-lhes, se querem tirar fotografias, nรฃo se cheguem assim para mim, esperem-me lรก mais um bocadinho e vamos tirar no fim, por exemplo. E resolvemos o problema, na hora. Mudou logo a dinรขmica. Mudou logo a dinรขmica e, portanto, isso, e prova a evidรชncia, que o que estamos a fazer รฉ de improviso, faz parte do divertimento, da interaรงรฃo e temos resultados fantรกsticos. Tem alguma quadra preferida? Nรฃo. Nรฃo posso dizer que tenha uma quadra preferida, mas hรก momentos que eu me lembro que sรฃo inesquecรญveis pela importรขncia que tiveram. Por exemplo, um dia, o meu amigo Miranda trouxe-me uma quadra e cantou assim. Estamos a falar de 1985. E cantou assim. Tens cara de laborador, mas tens os ouvidos duros. Hades de vir ร minha horta, vรช se eu tenho os tomates maduros. ร um sentido, e eu respondi-lhe. Mostra lรก os teus tomates, nem as homens, nem a nada. Que lhes juntas o meu pepino e fazes uma salada. Isso รฉ uma resposta de mestre. Na desgarrada a seguir, o materneiro do meu amigo Miranda utilizou a quadra dele e a minha. ร outra coisa que eu nunca faรงo. Normalmente รฉ muito difรญcil, muito, muito, muito difรญcil, tenho que estar muito cansado, ou nรฃo tenho nem nenhum recurso, que รฉ rarรญssimo, eu utilizar uma quadra feita por outras pessoas. ร muito rรกpido. Entรฃo posso entrar agora um bocadinho no sรกbado? Eu vou responder, porque ainda falta a cereja no topo do bolo. Entรฃo Miranda respondeu ร quadra, porque a quadra primeira tinha sido para a que lhe ensinou, e utilizou as minhas duas quadras. Queres fazer uma salada, meu amigo companheiro, nรฃo te vai faltar nada que eu tenho aqui um galheteiro. Aperta-lhe bem apertadinho e vais ver que o bico se abre de um lado sai o azeite e do outro sai o vinagre. Eu isso nunca mais esqueรงo, porque รฉ uma resposta, se formos duas respostas de mestre, e qualquer cantador teria orgulho em ter respondido, saber responder desta maneira. E mais, sem uma ageneira, sem um palavrรฃo,
52:06 JORGE por segundo sentido. Quem chega, chega, quem nรฃo chega, nรฃo chegou e vamos andar. Nรฃo tem hipรณtese. Posso entrar dentro do cรฉrebro do Alcรบrcio Canรกrio. Hรก uma parte do cรฉrebro que estรก a cuidar da mรบsica no momento em que estรก a cantar, e outra parte que tem uma espรฉcie de grande dicionรกrio de palavras onde elas estรฃo a ajustar-se para fazer esse improviso? Como รฉ que funciona esse processo mentalmente?
52:28 CANรRIO Porque รฉ que eu tenho dificuldade em improvisar, por exemplo, a moda do Alentejo. Porque a estrutura que elesโฆ ou do Brasil. O Brasil sรณ no Cearรก, nรฃo estou a falar sequer da zona dos gaรบchos. Eles tรชm umas dezenas muito largas de formas de improviso. Com dรฉcimas, o nosso รฉ muito simples, com dรฉcimas, com versos ilรฉnicos, com versos com 12 sรญlabas. A prรณpria rima, a estrutura da rima รฉ complicada. As velhas dos Aรงores, por exemplo, da Terceira, sรฃo dรฉcimas. Jรก รฉ uma complicaรงรฃo, para dizer uma coisa com jeito, com graรงa. E, portanto, de improviso, porque escrever nรฃo custa nada. Mas a mรบsica para nรณs รฉ uma coisa natural, digamos assim. Portanto, nรณs sรณ podemos cantar sobre a base musical que conhecemos. Daรญ, esta riqueza em Portugal conforma regiรตes e os instrumentos ser diversa. Onde รฉ que estรก depois a nossa capacidade e o valor? Estรก em sabermos naquela malha e no contexto da forma como se canta em cada regiรฃo, chegarmos lรก, por exemplo, nรณs aqui cantamos sextilhas. Uma sextilha, a gente pode dizer mais do que se diz numa quadra. Ou nรฃo. Numa sextilha nรณs temos seis frases, nรฃo รฉ? Numa quadra temos duas. Numa quadra cantada ร moda dos Aรงores, a rima tem de ser obrigatoriamente cruzada. Primeiro, terceiro, segundo, quarto. Porque se eu nรฃo fizerem, o pรบblico assumia. Porque nรฃo รฉ isso que estรก ร espera? Nรฃo, o pรบblico estรก exigente, sabe que os bons cantadores cantam assim, todos cantam assim. Se aparece lรก um domingo a cantar com os Aรงurianos, mas nรฃo faz a rima cruzada, e se quem nรฃo sabe cantar. Ok. A forma. Depois, o conteรบdo, utilizar uma quadra e desenvolver uma ideia, seja de resposta, seja de ataque, ou de cantadora ou cantadeira, รฉ uma confusรฃo. E nos Aรงores hรก uma forma de cantar que nรฃo me agrada muito, no sentido de nรฃo haver muita atenรงรฃo, que รฉ o quรช? Dois, quatro, seis cantadores. Quando sรฃo sรณ dois, a resposta รฉ imediata. Quando sรฃo quatro, com uma quadra, a quem responde? O segundo, o primeiro. Perde-se essaโฆ vai deslindando ao longo do tempo. Atenรงรฃo. Perde-se atenรงรฃo. E quando podemos deixar para responder a um, deixar de responder a outro, coisas bonitas que podiam dar o encadeado engraรงado. ร por isso que eu defendo que a desgrava a dois รฉ o ideal. Embora, ร s vezes, no nosso trabalho temos trรชs e quatro. E como รฉ que nรณs valorizamos a coisa? Pronto, รฉ que sou o canรกrio, essa prerrogativa dรก-me um bocado a possibilidade de fazer isso, mas a verdadeira verdade nรฃo รฉ muito correta, digamos assim. Temos queโฆ E mesmo de eu cantar, depois o outro, e depois o outro, e depois o outro, nรฃo. Comeรงamos um de cada vez, mas depois chegamos a um certo ponto e eu vou respondendo a A, a B e a C. Isto รฉ, eu canto trรชs vezes mais. Bom, mas isso รฉ prerrogativa do mestre, nรฃo รฉ? ร prerrogativa do mestre, do artista, entre aspas, do canรกrio, mas na verdade acaba por ser mais dinรขmico. Mais dinรขmico.
55:52 JORGE Mantรฉm-se atenรงรฃo que ao mesmo tempo estamos a cantar trรชs desgarradas. E aรญ, a ver, vamos lรก ver, serรก que o canรกrio se aguenta?
55:58 CANรRIO Serรก que ele consegue responder? Tambรฉm tem essa graรงa? Tambรฉm tem essa graรงa. Nรฃo รฉ muitoโฆ Nรฃo รฉ uma forma muito usual, digamos assim. Nรฃo รฉ uma forma muito usual. Nรฃo que cantadores e cantadeiros nรฃo tenham essa capacidade, mas principalmente que nรฃo รฉ muito usual. Usual รฉ um cantar contra outro, eventualmente no inรญcio de uma cantoria faz essa audaรงรฃo, no fim a despedida e a onda salia. Mas depois o tema, o ideal, sรฃo dois cantadores, duas pessoas. Seja um homem com um homem, uma mulher e um homem. Uma mulher com uma mulher รฉ muito usual. Nรฃo tem conhecimentos nas nossas zonas e nas outras de uma mulher cantar com outra mulher. Jรก se fez uma outra experiรชncia, mas nรฃo colhe muito. Nรฃo hรก essa tensรฃo? Nรฃo hรก essa tensรฃo, nรฃo colhe muito. Ainda vai a Sรฃo Joรฃo de Arga? Ainda vou a Sรฃo Joรฃo de Arga, quando posso, sim senhor. O que รฉ que se sente? Sรฃo Joรฃo de Arga, Feiras Novas, a Barca e aos Arcos. ร mais difรญcil porque fica um bocadinhoโฆ Era o mesmo agosto que a gente tem de trabalhar. Com muitos concertos, nรฃo รฉ? Graรงas a Deus. Agora, o Sรฃo Joรฃo de Arga, mesmo que seja a 1 ou 2 da manhรฃ, procurla-o sempre por dois motivos muito importantes. Primeiro, que sou de voto de Sรฃo Joรฃo de Arga mesmo. ร umaโฆ Pronto, sรฃo coisas que a gente tem. Eu nรฃo sou propriamente o maior exemplo acabado do que estรฃo praticando. Nรฃo sou, mas sou. Sou um homem que nรฃo tem nada a ver com a vida. Sou a que tem a sua crenรงa e a sua fรฉ. E por outro lado, porque tambรฉm sou de voto, isso sim, da Romaria. E entรฃoโฆ Viro o dia 28 para 29 de agosto. E num dar num saltinho lรก, parece que nรฃo รฉ a mesma coisa. O que รฉ que se sente? Lรก se sente-se uma coisa incrรญvel que รฉ, como รฉ que no meio de um monte, uma pequena capela, um pequeno santuรกrio, fechado, com os seus corteis, portanto, que foi construรญdo pelos homens, como รฉ que hoje temos estradas razoรกveis, razoรกveis. Temos ordenamentos de trรขnsito que obrigam a andar para um lado e a entrar para um lado e a ir para o outro, para a defesa de uma sรฉrie de coisas, nomeadamente da seguranรงa. Como รฉ que uma comunidade ou comunidade de determinado lugar construiu ali aquele edifรญcio de homenagem a um santo popular, que รฉ o Sรฃo Joรฃo, Sรฃo Joรฃo de Arga, neste caso. Arga porque รฉ da Serra de Arga, Sรฃo Joรฃo. E como รฉ que vai ali tanta gente? Nรฃo agora, porque agora vai-se porque a gente vai lรก, mas no tempo em que tinham que ir a pรฉ, as tais sete serras e mais, nรฃo sei o quรช, com os forneis ร s costas, com as concertinas ร s costas, com os barapaus e tudo aquilo, porque como รฉ que as pessoas vรฃo? Chegam lรก e uma forรงa tremenda, ainda cantam, ainda danรงam, tendo depois um caminho para fazer de regresso ร casa. Hoje nรฃo custa nada, porque as pessoas atรฉ podem ir a pรฉ, mas vรชm de carro. Chegam lรก, tรชm as coisas para se deitarem, umas tendas, montam umas tendas de um dia para o outro. Antigamente nรฃo. Antigamente era horro lento e era como calhago. Ali sente-se um bocado uma energia, nรฃo sei explicar qual, que ali, noutros sรญtios como aquele, nรฃo รฉ sรณ Sรฃo Joรฃo de Arga, mas neste caso รฉ o nosso, estamos aqui perto, mas na Peneda, por exemplo, รฉ igual, e noutros lugares de pregrinaรงรฃo, digamos assim.
59:21 JORGE Todos os anos, a 29 de agosto, celebra-se a festa em honra de Sรฃo Joรฃo de Arga. Na vรฉspera, os Romeiros viajam atรฉ ao centro da Serra de Arga, no Conselho de Caminha, para cumprirem as promessas ou simplesmente celebrar a vida. ร neste sรญtio onde acontece a magia maior do cantar ao desafio. Quando lรก forem, levem um fernel, provem o cabrito assado e bebam รกgua ardente com mel. E assim vรฃo perceber melhor as vozes que canta o Altminho. Atรฉ para a semana.