Como fotografar a Liberdade? Eduardo Gageiro

Como fotografar a Liberdade? Eduardo Gageiro
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O 25 de abril de 1974. Celebramos, este ano, os 50 anos da Revoluรงรฃo dos Cravos

O ano do advento da Liberdade.

Esse dia foi retratado por um dos mais cรฉlebres e premiados fotojornalistas portugueses: Eduardo Gageiro.

Encontrei-o num sรกbado na exposiรงรฃo de mรบltiplas fotografias que tirou desde 1957.

Exposiรงรฃo na Cordoaria Nacional aberta e gratuita atรฉ 5 de maio.

Esta conversa tem luz e sombra.

ร‰ desse contraste que se faz a narrativa do Portugal contemporรขneo.

Esta ediรงรฃo รฉ um testemunho da histรณria.

Viva a Liberdade


Tร“PICOS E TEMPOS

(00:05:27) Convocado para a Revoluรงรฃo Eduardo Gageiro รฉ convocado para fotografar a revoluรงรฃo.

(00:06:50) Encontro com Salgueiro Maia Eduardo Gageiro conhece o comandante Salgueiro Maia.

(00:07:49) Tensรตes e negociaรงรตes Eduardo Gageiro testemunha negociaรงรตes e tensรตes durante a revoluรงรฃo.

(00:09:34) Medo e experiรชncia anterior com a PIDE Gageiro relembra o seu medo e a sua experiรชncia anterior com a PIDE.

(00:12:44) Momento de confronto Descriรงรฃo do momento de confronto entre Salgueiro Maia e a cavalaria sete.

(00:14:39) A possibilidade de disparo evitada Eduardo Gageiro descreve o momento em que a possibilidade de alguรฉm disparar um tiro foi evitada.

(00:15:52) Exposiรงรฃo em Barcelos Eduardo Gageiro fala sobre uma exposiรงรฃo e um colรณquio com participantes do 25 de abril.

(00:17:26) O momento decisivo Conversa sobre um momento crucial da revoluรงรฃo e a relaรงรฃo pessoal entre dois homens.

(00:18:53) Fotografando Salgueiro Maia Eduardo Gageiro descreve a sua experiรชncia fotografando Salgueiro Maia durante o 25 de abril.

(00:20:42) Desaparecimento das fotografias Discussรฃo sobre o desaparecimento de fotografias importantes do 25 de abril.

(00:22:52) Fotografia simbรณlica Eduardo Gageiro descreve uma fotografia simbรณlica do Salazar na sede da PIDE.

(00:25:02) Paixรฃo pela fotografia Eduardo Gageiro fala sobre a sua paixรฃo pela fotografia desde jovem e sua influรชncia social.

(00:27:22) O mundo desconhecido Eduardo Gageiro descreve a perplexidade ao descobrir a corrupรงรฃo na distribuiรงรฃo de alimentos durante a sua infรขncia.

(00:29:27) Influรชncia e politizaรงรฃo Gageiro fala sobre a influรชncia de pessoas e livros na sua politizaรงรฃo e formaรงรฃo como fotรณgrafo.

(00:30:30) Inรญcio na fotografia Gageiro conta como comeรงou a fotografar e recebeu orientaรงรตes de um mentor sobre composiรงรฃo e tรฉcnica.

(00:35:30) Primeiros prรฉmios Gageiro relata a sua experiรชncia ao ganhar o seu primeiro concurso de fotografia e o impacto disso na sua carreira.

(00:39:00) Reconhecimento internacional Gageiro discute a importรขncia dos prรฉmios na sua carreira e como isso o levou a ser reconhecido internacionalmente.

(00:39:20) Mudanรงas apรณs o 25 de abril Eduardo fala sobre como a sua visibilidade mudou apรณs a revoluรงรฃo.

(00:40:46) Viagens e prรฉmios internacionais Eduardo descreve as suas viagens pela China, รndia e outros paรญses, e seus prรฉmios.

(00:43:23) Prรชmio do Pravda Eduardo conta sobre o prรฉmio que ganhou do jornal oficial do partido comunista russo.

(00:45:16) Persona non grata Eduardo fala sobre como se tornou “persona non grata” apรณs se filiar a um partido.

(00:46:39) Documentando Portugal Eduardo explica a sua preferรชncia por fotografar o ser humano e as lutas do paรญs.

(00:47:54) Fotografia de Salazar Eduardo compartilha a histรณria por trรกs de uma fotografia que tirou de Salazar.

(00:50:26) Estรฉtica na fotografia Eduardo discute a importรขncia da estรฉtica e do equilรญbrio na fotografia.

(00:51:51) Fotografando o caixรฃo de Salazar Eduardo Gageiro descreve a sua experiรชncia fotografando o caixรฃo de Salazar e a reaรงรฃo das autoridades.

(00:55:53) Retratos de personalidades Gageiro fala sobre a importรขncia da confianรงa para capturar retratos autรชnticos e destaca o retrato de Champalimaud.

(00:58:36) Fotografando o presidente Gageiro descreve a sessรฃo de fotos com o presidente, incluindo a persuasรฃo para usar luvas de boxe.

(01:01:12) Desafios na sessรฃo de fotos Gageiro conta como convenceu o presidente a usar luvas de boxe e a interaรงรฃo durante a sessรฃo de fotos.

(01:04:36) A luta pela publicaรงรฃo das fotografias Eduardo Gageiro fala sobre o esforรงo para convencer a senhora a publicar as suas fotografias.

(01:05:43) Histรณrias engraรงadas e desagradรกveis O fotรณgrafo compartilha experiรชncias divertidas e desagradรกveis ao fotografar personalidades.

(01:06:33) O desafio de fotografar um polรญtico Gageiro revela a dificuldade em capturar a essรชncia de um polรญtico durante uma sessรฃo de fotos.

(01:07:29) A forรงa da fotografia de Amรกlia Rodrigues O fotรณgrafo destaca a intensidade e a expressรฃo da famosa fadista portuguesa nas suas fotografias.

(01:09:08) Fotografando com energia e emoรงรฃo Gageiro descreve o processo de fotografar Amรกlia Rodrigues com intensidade e emoรงรฃo.

(01:09:46) Reflexรตes sobre o futuro de Portugal Eduardo Gageiro expressa as suas preocupaรงรตes e desejos para um Portugal melhor e reflete sobre questรตes polรญticas globais.


Liberdade.

Subitamente passaram 50 anos.

Para quem nasceu em finais de 1971 o 25 de abril รฉ vivido pela memรณria dos familiares e dos amigos mais velhos. Depois lido em livros, recortes de jornais na hemeroteca por alturas do curso de jornalismo.

Hรก ainda as memรณrias do antes.

Da vida censurada e sem liberdade de expressรฃo. O medo dos bufos e da PIDE, Do risco ou realidade de ir parar a guerra colรณnial. Das fugas a salto para emigrar para a Franรงa ou Alemanha.

Em busca de uma vida melhor.

E depois, o dia da celebraรงรฃo da Liberdade.

ร‰ desse dia que me ficam os relatos e retratos das testemunhas profissionais: os jornalistas e os fotojornalistas.

As reportagens com a voz de Adelino Gomes, que retratou na palavra o pulsar desde dia. Do 25 de abril de 1974, na rรกdio.

E das eternas e mรกgicas fotografias de Eduardo Gageiro.

Captando o olhar de Salgueiro Maia. Ou o seu morder do lรกbio para nรฃo chorar.

Seria medo? Seria alegria?

Estas fotos tem tudo. Do mais humilde ao mais grandioso. Hรก uma portugalidade intrรญnseca e emanente nessas imagens.

Tal como estรฃo expressas nas reportagens fotogrรกficas do Portugal muito pobre do antes. As imagens inesquecรญveis das crianรงas sujas e descalรงas no meio de caminhos duros e casas cinzentas.

O retrato do Portugal escondido. Da desigualdade estrema.

Gageiro viu os operรกrios sem sapatos da fรกbrica de Sacavem e os visitantes nocturnos vindos do casino, homens bem-vestidos e acompanhados pelas suas amantes, a quem o pai organizava banquetes onde havia todos os sabores e alimentos que inversamente eram negados aos que nรฃo pertenciam ao clube.

Havia o bacalhau do contrabando e sabe deus mais o quรช. Havia tudo do bom e do melhor, mas apenas para alguns.

Essa desigualdade ainda preocupa Gageiro.

O fotografo que tambรฉm retratou o glamour dos nossos maiores: hรก Amรกlia, hรก Eusรฉbio, hรก os poetas, os politicos, os poderosos, o povo.

Os muito ricos. Os muito pobres. Os intelectuais. Os trabalhadores da forรงa de braรงos. Os mรบsicos e os escritores. Serรก esta mistura um vislumbre da alma na nรฃo portuguesa?

Hรก Sofia de Mello Breyner que escreve em 4 estrofes tudo sobre o 25 de abril:

โ€œEsta รฉ a madrugada que eu esperava

O dia inicial inteiro e limpo

Onde emergimos da noite e do silรชncio

E livres habitamos a substรขncia do tempo.โ€

Esta conversa foi para mim um privilรฉgio.

E um gosto poder partilhรก-la com todos.

Espero ter conseguido entender tudo o que me disse

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